Melhor Compra 2016: SUVs até R$ 75.000

Os melhores negócios entre os SUVs compactos com preço abaixo dos R$ 75.000

Melhor Compra 2016: SUVs até R$ 75.000

1° – Peugeot 2008 Allure 1.6 aut.

Peugeot 2008 Allure 1.6 aut.

Peugeot 2008 Allure 1.6 aut. (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O câmbio automático, com apenas quatro marchas*, está longe de colocar o 2008 como referência de performance, consumo e conforto. Mas como os rivais nesta faixa de preço só entram com transmissão manual, é justamente ele o grande trunfo do francês. 

A vitória do 2008 é ainda mais surpreendente pelo salto à frente da concorrência em relação à edição 2015 do Melhor Compra. No ano passado, ele ficou em terceiro ao encarar exatamente os mesmos rivais de agora: Duster Dynamique e EcoSport SE.

O que mudou? Primeiro, os preços. Enquanto o do Renault teve um aumento de 10% no último ano, o do Peugeot cresceu só 4,4%. Em termos práticos, isso significa que, porR$ 74.490, você tem um SUV com câmbio automático de quatro marchas em vez de um de câmbio manual por R$ 72.580. A diferença, de R$ 1.910, é menor do que algumas opções com câmbio automatizado.

Além disso, o 2008 conserva as características que fizeram dele um dos finalistas. Tem o menor custo de reparos – segundo o Car Group, do Cesvi –, vem bem equipado e oferece bom espaço interno. Menos do que o Duster, mas seu acabamento é muitíssimo superior, além da ergonomia. Dinamicamente, ele também se destaca, o que dá à sua vitória ainda mais credibilidade na edição deste ano. Ou a sensação boa de que o melhor carro é também o melhor negócio.

Ficha Técnica
Motor diant., trans., 1.598 cm3, 16V, 122/115 cv a 6.000 rpm, 16,4/15,5 mkgf a 4.000 rpm
Dimensões comprimento, 415,9 cm; largura, 173,9 cm; altura, 158,3 cm; entre-eixos, 254,2 cm; peso, 1.235 kg
Bolsa de valores
Preço R$ 74.490
Desvalorização não disponível
Seguro R$ 1.868
Rede 108 (autorizadas) / 88,4 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos)
Reparabilidade 25 (CESVI)
Equipamentos ar-condicionado digital dual zone, direção elétrica, vidros elétricos, sensor de estacionamento, central multimídia
Preço das peças
Amortecedores dianteiros R$ 573
Pastilhas de freio R$ 355
Kit de embreagem
Farol esquerdo R$ 1.914
Para-choque dianteiro R$ 1.530
Retrovisor direito R$ 1.180
TOTAL R$ 5.552
Revisões
10.000 km R$ 434
20.000 km R$ 674
30.000 km R$ 434
40.000 km R$ 674
50.000 km R$ 586
60.000 km R$ 674
TOTAL R$ 3.476

 

2° – Renault Duster Dynamique 1.6

Renault Duster Dynamique 1.6

Renault Duster Dynamique 1.6

A vida do Duster mudou no último ano: preços maiores, novos rivais e… um degrau abaixo no Melhor Compra.

Quando o SUV venceu no ano passado, a categoria de SUVs compactos tinha limite de R$ 70.000. Alertamos para seus diversos problemas, como o alto consumo de combustível, a colocação ruim no índice de reparabilidade do Cesvi e a quantidade de ruídos da carroceria em alta velocidade. Ele vencia pela relação custo-benefício. Ou, como dizíamos, pelo fato de a Renault saber que tinha de cobrar menos para torná-lo competitivo.

Mas a marca resolveu arriscar: subiu os preços. E isso evidenciou defeitos e carências, como a ergonomia deficiente. O valor menor de 2015 pôde justificar a vista grossa. Não mais.

Bolsa de valores
Preço R$ 72.580
Desvalorização 13,7%
Seguro R$ 1.983
Rede 298 (autorizadas) / 91,8 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos)
Reparabilidade 60 (CESVI)
Equipamentos ar-condicionado analógico, direção hidráulica, vidros elétricos, sensor de estacionamento, central multimídia
Preço das peças
Amortecedores dianteiros R$ 450
Pastilhas de freios R$ 342
Kit de embreagem R$ 434
Farol esquerdo R$ 620
Para-choque dianteiro R$ 1.242
Retrovisor esquerdo R$ 503
TOTAL R$ 3.591
Revisões
10.000 km R$ 489
20.000 km R$ 559
30.000 km R$ 489
40.000 km R$ 714
50.000 km R$ 489
60.000 km R$ 559
TOTAL R$ 3.299

 

3° – Ford EcoSport SE 1.6

Ford EcoSport SE 1.6

Ford EcoSport SE 1.6

Se pensarmos bem, o Duster poderia ter perdido a segunda posição também. Isso porque o Ford EcoSport é mais bem acertado, ainda que muito menor e menos espaçoso. O SUV da Renault o vencia por preço, mas a vantagem diminuiu bastante. Então, o francês permaneceu na frente apenas por causa da iminente mudança do concorrente da Ford.

Ele vai receber uma aparência diferente e novos motores. Isso torna a transformação expressiva demais para ser ignorada – e um fator de desvalorização importante do modelo atualmente à venda. Em suma, é o tipo de alteração que pede paciência: é melhor esperar o modelo novo. No entanto, considerando as poucas opções até os R$ 75.000, o EcoSport é figura obrigatória por aqui.

Bolsa de valores
Preço R$ 68.490
Desvalorização 13,2%
Seguro R$ 1.911
Rede 399 (autorizadas) / 89,9 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos)
Reparabilidade 39 (CESVI)
Equipamentos ar-condicionado analógico, direção elétrica, vidros elétricos
Preço das peças
Amortecedores dianteiros R$ 557
Pastilhas de freio R$ 121
Kit de embreagem R$ 630
Farol esquerdo R$ 444
Para-choque dianteiro R$ 904
Retrovisor esquerdo R$ 280
TOTAL R$ 2.936
Revisões
10.000 km R$ 364
20.000 km R$ 576
30.000 km R$ 516
40.000 km R$ 1.000
50.000 km R$ 540
60.000 km R$ 708
TOTAL R$ 3.704

 

MANUAL DO FUTURO PROPRIETÁRIO

Aprenda a ler as informações do Melhor Compra que fazem a diferença:

PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador.

DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela agência AutoInforme, a taxa indica quanto deprecia um modelo 0 km depois de 12 meses de uso.

SEGURO – A cotação é fornecida pela corretora on-line Segurar.com, que divulga o menor valor de cálculo entre as principais seguradoras do mercado. O perfil básico adotado é o de um homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo.

REDE – Número de autorizadas/índice de satisfação da rede na pesquisa Os Eleitos 2015, da QUATRO RODAS, avaliada pelos donos dos 45 carros mais vendidos do país.

REPARABILIDADE – Pontuação calculada pelo Cesvi, que avalia o custo médio de reparação dos principais modelos vendidos. Quanto menor o índice, mais barato é o conserto.

EQUIPAMENTOS – Principais itens de série. Os itens airbag e ABS são obrigatórios por lei.

PEÇAS – Cesta com os componentes mais utilizados na manutenção do veículo. Os preços foram fornecidos pela C&F Consultoria Empresarial e montadoras.

REVISÕES – Valor das inspeções previstas no plano de manutenção pelo fabricante ou importador até os 60.000 km.

 

* OBS.: diferentemente do que foi publicado na versão impressa, o 2008 tem câmbio automático de quatro marchas, não de seis.

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