Melhor Compra 2016: carros novos até R$ 37.000

As indicações da QUATRO RODAS para carros zero quilômetro até R$ 37.000

Melhor Compra - carros novos até R$ 37.000

1° – Volkswagen Take Up! 1.0 4 portas

VW Take Up! 1.0 4 portas

VW Take Up! 1.0 4 portas

Campeão no ano passado, o Up! traz para 2016 os mesmos atributos de antes: é um dos modelos mais econômicos, um dos mais seguros segundo a Latin NCAP e um dos mais baratos da categoria.

Mas agora ostenta um novo atributo: o de ser o melhor carro 1.0 já avaliado pelo Longa Duração. Desmontado no fim do ano passado, o hatch passou com louvor em nosso teste e mostrou robustez no decorrer dos 60.000 km rodados.

Sobre o estreante Mobi, segundo colocado na categoria, o Up! tem a vantagem de contar com um moderno e mais eficiente motor tricilíndrico. Em espaço interno, o Up! também sai na frente do novato, tanto pela cabine como pela capacidade do porta-malas, com 285 litros de volume interno (ante 215 litros do Fiat).

O único porém está no preço. Para se nivelar ao Mobi em equipamentos, o Up! pede a compra do seu único pacote (com direção assistida eletricamente, ar-condicionado e banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura) de R$ 4.760. O problema é que essa manobra tiraria do Up! a chance de continuar brigando nesta categoria de base do Melhor Compra. Em outras palavras, vitória da segurança sobre o conforto.

Dinamicamente, o Up! também supera o segundo colocado. Ágil nas acelerações e retomadas e competente nas curvas, até na estrada ele oferece prazer ao dirigir.

Bolsa de valores
Preço R$ 36.750
Desvalorização 8,3%
Seguro R$ 1.166
Rede 600 (concessionárias) / 92,2 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos)
Reparabilidade 10 (CESVI)
Equipamentos
Preço das peças
Amortecedores dianteiros R$ 553
Pastilhas de freio R$ 294
Kit de embreagem R$ 754
Farol esquerdo R$ 1.253
Para-choque dianteiro R$ 671
Retrovisor esquerdo R$ 171
TOTAL R$ 3.696
Revisões
10.000 km R$ 260
20.000 km R$ 260
30.000 km R$ 422
40.000 km R$ 550
50.000 km R$ 340
60.000 km R$ 548
TOTAL R$ 2.380

 

2° Fiat Mobi Easy On 1.0

Fiat Mobi Easy On 1.0

Fiat Mobi Easy On 1.0

Eis aqui o estreante Mobi. O menor automóvel da Fiat no Brasil era para ser também o mais barato da casa, mas o projeto ficou mais caro que o esperado e fez com que esse título continuasse sendo do Palio Fire. O Mobi Easy, vendido a R$ 31.900, é o modelo de entrada.

Como ele é um muito pelado, a versão que o colocou no Melhor Compra é a Easy On, de R$ 35.800, já com ar-condicionado, direção hidráulica e para-brisa com faixa degradê.

Assim como a picape Toro, o Mobi se beneficia do plano de manutenção Revisão sob Medida. É uma espécie de pré-pago: na compra do carro, você escolhe o pacote de revisões que melhor combina com o seu ritmo de uso e dilui o valor da manutenção nas parcelas do financiamento.

Bolsa de valores
Preço R$ 35.800
Desvalorização não disponível
Seguro R$ 1.487
Rede 600 (concessionárias) / 90,7 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos)
Reparabilidade não disponível
Equipamentos ar-condicionado, direção hidráulica
Preço das peças
Amortecedores dianteiros R$ 635
Pastilhas de freio R$ 280
Kit de embreagem R$ 424
Farol esquerdo R$ 437
Para-choque dianteiro R$ 1.657
Retrovisor esquerdo R$ 281
TOTAL R$ 3.714
Revisões
10.000 km R$ 188
20.000 km R$ 388
30.000 km R$ 584
40.000 km R$ 536
50.000 km R$ 364
60.000 km R$ 1.156
TOTAL R$ 3.216

 

3° – Chery Celer hatch 1.5

Chery Celer hatch 1.5

Chery Celer hatch 1.5

O entre-eixos do Celer é de 2,53 metros, 11 cm maior que o do Up! e 23 cm maior que o do Mobi. Seu porta-malas de 380 litros também é consideravelmente maior que o do Up! (285 litros) e do Mobi (215 litros). Também por conta do motor 1.5 de até 113 cv, teria total condição de estar entre os chamados compactos premium.

Mas seu preço baixo (R$ 34.990) permite a ele brigar por aqui. Na comparação com os rivais, traz equipamentos inexistentes como vidros, retrovisores e travas elétricos e sensor de estacionamento traseiro. E só não conquistou uma posição mais alta porque, na condição de ser um projeto chinês, ainda tem muito a provar ao consumidor no que diz respeito a durabilidade e, principalmente, segurança.

Em 2015, a Chery chegou a anunciar que, em 2016, cederia um Celer para o teste de impacto do Latin NCAP. Até agora, isso não aconteceu.

Bolsa de valores
Preço R$ 34.990
Desvalorização 12,9%
Seguro R$ 1.734
Rede 105 (concessionárias)
Reparabilidade não divulgado
Equipamentos ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, retrovisores e travas elétricos, sensor de estacionamento traseiro
Preço das peças
Amortecedores dianteiros R$ 1.853
Pastilhas de freio R$ 260
Kit de embreagem R$ 1.156
Farol esquerdo R$ 1.175
Para-choque dianteiro R$ 747
Retrovisor esquerdo R$ 369
TOTAL R$ 5.560
Revisões
10.000 km R$ 342
20.000 km R$ 672
30.000 km R$ 545
40.000 km R$ 660
50.000 km R$ 380
60.000 km R$ 1.289
TOTAL R$ 3.888

 

4° – VW Gol Trendline 1.0 4 portas

VW Gol Trendline 1.0 4 portas

VW Gol Trendline 1.0 4 portas

A febre dos motores 1.0 de três cilindros chegou recentemente ao Gol, apesar de a VW já dispor dessa opção no Fox e Up! desde 2013. Seja como for, o pequeno EA211 deu novo fôlego ao antigo campeão de vendas. Mas não o suficiente para lhe devolver o trono.

Entre as virtudes estão o novo visual e uma desvalorização contida, de apenas 9%. O modelo oferece a manutenção mais barata da categoria, com os menores valores na cesta de peças e de revisões. Nossa simulação de seguro destacou o Gol como dono da melhor proposta. Por fim, o índice de reparabilidade baixo sugere que os reparos têm preços contidos.

Os problemas: com quatro portas, seu preço fica em R$ 37.100, cem reais acima do teto da categoria – com duas portas, o valor fica em R$ 35.100. E a lista de equipamentos de série traz direção hidráulica e vidros elétricos, mas exclui o ar-condicionado.

Bolsa de valores
Preço R$ 37.100
Desvalorização 9%
Seguro R$ 1.430
Rede 600 (concessionárias) / 92,2 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos)
Reparabilidade 18 (CESVI)
Equipamentos direção hidráulica, vidros elétricos
Preço das peças
Amortecedores dianteiros R$ 616
Pastilhas de freio R$ 130
Kit de embreagem R$ 754
Farol esquerdo R$ 525
Para-choque dianteiro R$ 571
Retrovisor esquerdo R$ 159
TOTAL R$ 2.755
Revisões
10.000 km R$ 260
20.000 km R$ 260
30.000 km R$ 460
40.000 km R$ 538
50.000 km R$ 367
60.000 km R$ 631
TOTAL R$ 2.516

 

5° Fiat Siena EL 1.0

Fiat Siena SL 1.0

Fiat Siena SL 1.0

Com a aposentadoria do Chevrolet Classic, o Fiat Siena EL 1.0 passa a ser uma das duas opções de sedã zero km abaixo dos R$ 37.000 – o outro é o Chery Celer 1.5 sedã, por R$ 35.990.

Há rumores de que o Siena deixará de ser fabricado em breve. É um projeto de 1997, com corpinho de 2000. E é exatamente a idade que o torna uma boa opção de compra. Um projeto tão amortizado, com seus custos de desenvolvimento pagos há bastante tempo, permite preços mais baixos. Isso vale para a compra e na hora de manter

Por R$ 36.800, é possível comprar um carro com bom porta-malas, apesar do interior apertado e da ausência de ar e direção hidráulica. Na comparação com o Celer, ele oferece menos equipamentos, mas tem um pós-venda mais abrangente, maior confiabilidade, revisões e peças mais baratas e menor desvalorização.

Bolsa de valores
Preço R$ 36.800
Desvalorização 10,9%
Seguro R$ 1.594
Rede 600 (concessionárias) / 90,7 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos)
Reparabilidade não disponível
Equipamentos
Preço das peças
Amortecedores dianteiros R$ 583
Pastilhas de freio R$ 140
Kit de embreagem R$ 418
Farol esquerdo R$ 568
Para-choque dianteiro R$ 1.152
Retrovisor esquerdo R$ 419
TOTAL R$ 3.280
Revisões
10.000 km R$ 188
20.000 km R$ 388
30.000 km R$ 584
40.000 km R$ 536
50.000 km R$ 364
60.000 km R$ 1.156
TOTAL R$ 3.216

 

MANUAL DO FUTURO PROPRIETÁRIO

Aprenda a ler as informações do Melhor Compra que fazem a diferença:

PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador.

DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela agência AutoInforme, a taxa indica quanto deprecia um modelo 0 km depois de 12 meses de uso.

SEGURO – A cotação é fornecida pela corretora on-line Segurar.com, que divulga o menor valor de cálculo entre as principais seguradoras do mercado. O perfil básico adotado é o de um homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo.

REDE – Número de autorizadas/índice de satisfação da rede na pesquisa Os Eleitos 2015, da QUATRO RODAS, avaliada pelos donos dos 45 carros mais vendidos do país.

REPARABILIDADE – Pontuação calculada pelo Cesvi, que avalia o custo médio de reparação dos principais modelos vendidos. Quanto menor o índice, mais barato é o conserto.

EQUIPAMENTOS – Principais itens de série. Os itens airbag e ABS são obrigatórios por lei.

PEÇAS – Cesta com os componentes mais utilizados na manutenção do veículo. Os preços foram fornecidos pela C&F Consultoria Empresarial e montadoras.

REVISÕES – Valor das inspeções previstas no plano de manutenção pelo fabricante ou importador até os 60.000 km.

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  1. Luis Felipe Matias

    O que comprar com 37 mil? ah sim! temos excelentes opções entre populares básicos com motorizações idem… gostei do Siena EL! por 36,800 mil vc leva um sedã que é um projeto de 1997, com corpinho de 2000 e detalhe, sem ar nem direção!! só em terra brazilis…

  2. Luis Felipe Matias

    Ah sim! com 36,800 vc compra um siena EL que é um projeto de 1997, com corpinho de 2000, sem ar e nem direção!!! mas vc leva um belo porta malas e a garantia de boa revenda….só em terras brazilis mesmo!