Guia de usados: Nissan Versa

Ainda pouco conhecido pelo mercado, ele é um sedã com várias qualidades: barato, potente, econômico, espaçoso e fácil de manter

Nissan Versa SL 1.6

Encontrar um sedã zero-quilômetro abaixo de R$ 30.000 tornou-se missão impossível: cientes disso, os consumidores voltaram os olhos aos seminovos, entre os quais o Versa ganhou destaque.

Importado do México, ele chegou ao Brasil no fim de 2011 (já linha 2012), com excelente custo-benefício proporcionado pela isenção do imposto de importação. Derivado do March, ele também adota um estilo controverso, priorizando a funcionalidade típica dos carros japoneses.

Nissan Versa SL 1.6

Com pouco mais de 1.000 kg, ele oferece ótimo desempenho e baixo consumo, graças ao motor HR16DE: bloco em alumínio, duplo comando de válvulas acionado por corrente, 1,6 litro, 111 cv e 15,1 mkgf.

Com 1,69 m de largura e 2,6 de entre-eixos, o espaço interno é generoso até para cinco adultos, além de um farto porta-malas de 460 litros. O acabamento é superior ao do March: tem arremates bem-feitos e bom isolamento acústico. Airbags e cintos com pré-tensionador são padrão.

Nissan Versa SL 1.6

Cuidado com a versão básica S: tem ABS de série só a partir do modelo 2014 e o ar-condicionado era opcional. Mas há trava elétrica, alarme, computador de bordo e direção elétrica, elogiada pela leveza. A SV traz ar, vidros e espelhos elétricos, maçanetas cromadas, Isofix, abertura interna do porta-malas e cintos traseiros com três pontos.

A partir do 2014, ganhou o painel Fine Vision (velocímetro e conta-giros simétricos) e ABS com distribuição e assistência de frenagem. Dê prioridade à top SL, com assistência de frenagem desde o 2012, além de rodas de liga, faróis de neblina. Bluetooth e volante multifuncional chegaram na versão 2014.

A reestilização veio na linha 2016 (não houve a 2015), já como nacional (ele é feito em Resende, RJ) e com a opção do mesmo motor de três cilindros, 1 litro e 77 cv do March.

O Versa é uma das compras mais racionais entre os sedãs usados: os mais novos ainda estão na garantia (três anos), sua manutenção não dá trabalho e as peças de maior desgaste são facilmente encontradas a pronta entrega na rede por valores justos.

Nissan Versa SL 1.6

A VOZ DO DONO

Nome: Maria Lúcia Schiavinato

Idade: 55 anos

Profissão: funcionária pública

Cidade: Rio Claro (SP)

O que eu adoro: “Oferece muito espaço para os passageiros e o acabamento é bem-feito. Tem um motor potente, econômico e silencioso: a dirigibilidade é favorecida pela estabilidade e pela direção elétrica.”

O que eu odeio: “Faltam equipamentos como sensor de estacionamento, central multimídia e volante multifuncional. A manutenção é barata, mas algumas peças não são encontradas a pronta entrega.”

Nissan Versa SL 1.6

ONDE O BICHO PEGA

Volante – Problema crônico já abordado na seção Autodefesa: o revestimento do volante se desgasta e começa a descascar com pouco tempo de uso. O problema foi reconhecido pela Nissan, que vem substituindo a peça em garantia.

Recall – Unidades produzidas entre julho de 2011 e setembro de 2014 apresentaram falha nos airbags decorrente da montagem incorreta do gerador de gases. Consulte a numeração do chassi (3N1CN7AD4EK390001 a 3N1CN7AD1CL864719) e confira se o reparo foi efetuado.

Câmbio – Verifique o engate de todas as marchas, especialmente a ré e a quinta: em alguns casos o trambulador pode apresentar problemas, comprometendoo correto funcionamento da transmissão.

Suspensão – Fique atento a vazamentos nos amortecedores, batentes, buchas e bieletas. Oscilações na carroceria e ruídos anormais são indícios de que esses componentes chegaram ao fim da vida útil.

Embreagem – Não costuma apresentar problemas crônicos, mas o desgaste excessivo do material de atrito do disco é facilmente identificado pela trepidação excessiva nas arrancadas.

Preço médio dos usados (FIPE)
2012 2013 2014
Versa S 1.6 16V R$ 27.241 R$ 31.311 R$ 33.682
Versa SV 1.6 16V R$ 29.080 R$ 31.389 R$ 34.233
Versa SL 1.6 16V R$ 29.833 R$ 31.988 R$ 35.675
Preço das peças
Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 599 R$ 440
Farol (cada um) R$ 653 R$ 480
Retrovisor (cada um) R$ 381 R$ 330
Discos de freio (par) R$ 398 R$ 180
Pastilhas de freio (jogo) R$ 155 R$ 140
Kit de embreagem R$ 807 R$ 700
Amortecedores (os quatro) R$ 1.475 R$ 1.350

NÓS DISSEMOS…

Dezembro de 2011 – “Ele não tem espaço interno tão amplo quanto o Cobalt nem vem com ABS de série, como o Logan. Mas o Versa foi superior na maioria dos outros aspectos analisados. Seu motor 1.6 fez valer o cabeçote multiválvulas e os 111 cv de potência (com etanol ou gasolina) e andou na frente dos rivais.”

PENSE TAMBÉM EM UM…

Chevrolet Cobalt – É a resposta da GM para o Versa: a versão LTZ traz computador de bordo, rodas de liga, faróis de neblina e Bluetooth. Mas a básica LS já vem com ar e direção. O motor 1.4 é só mediano: o 1.8 é bem superior em torque (17,1 x 13 mkgf). Oferece ainda 563 litros de porta-malas e opção de câmbio automático. Clique aqui para ler nosso Guia de Usados com ele.

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  1. Josue´Azambuja zuka

    Olá meu nome é Josué Azambuja tenho um nissan versa 2013 nunca posou na rua cuido de mais que de mim ele tem 55 mil kl manutenção em dia deixou de comer para cuidar do carro sexta-feira dia 06/01 /17 sai para fazer uma viagen de 60 km na metade do caminho o motor estourou saiu uma biela para fora um nissan 1.6 com 55 mil km estourar o motor não pode ser normal e não tem garantias e agora oque eu Fasso