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Chevrolet Onix usado é econômico e automático custa menos de R$ 50.000

Líder do mercado, o hatch robusto e bom de volante também faz um golaço entre os seminovos, mas um bom pós-venda continua fazendo falta

Por Felipe Bitu
Atualizado em 4 jan 2024, 18h17 - Publicado em 4 jan 2024, 18h17

Líder por 27 anos, o VW Gol se manteve no topo com a fama de robusto e confiável. Bastaram cinco recalls em três anos para perder a vaga para o Chevrolet Onix, que assumiu o posto em 2015 e só perdeu seu posto em 2020, já em sua segunda geração geração.

Mas o Chevrolet Onix usado em questão é da primeira geração, apresentada em 2013 e que hoje segue em produção apenas na Colômbia. Foi o maior sucesso da GM nos últimos anos. Como o Volkswagen Gol, ele não chegava a ser referência no segmento, mas reunia qualidades como estilo, conforto, rendimento e conteúdo acima da média.

Porta-malas traz sempre 280 litros
Porta-malas traz sempre 280 litros (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Com a plataforma do Chevrolet Cobalt e o bom acerto da suspensão, elevou o nível da categoria: o Onix demonstra comportamento ágil e seguro sem comprometer o conforto.

Para um carro lançado há mais de dez anos, o acabamento exibe tecidos de boa qualidade e plásticos bem encaixados. Só não supera os Hyundai HB20 usados da mesma época.

Consumo do Chevrolet Onix

Chevrolet Onix
Motor 1.4 SPE/4, da Chevrolet, é flex (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Mesmo defasados, os motores 1.0 (80/78 cv) e 1.4 (106/98 cv), que chegaram a ser atualizados para a linha 2017, tinham marcas satisfatórias de desempenho e consumo.

Chevrolet Onix
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Enquanto o consumo do Chevrolet Onix 1.0 com gasolina chegou a 13 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada em nossos testes, o Onix 1.4 automático não ficou longe: fez 12,9 km/l e 15,9 km/l no circuito urbano e rodoviário, respectivamente.

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Melhores versões do Chevrolet Onix

Todas as versões do Chevrolet Onix trazem ABS, airbags, direção hidráulica com regulagem de altura, painel digital e banco do motorista com ajuste de altura. Fuja dos básico LS dos primeiros anos, que tem só kit visibilidade (limpador e desembaçador) e ar-quente: nele, o ar-condicionado não há nem como opcional.

O velocímetro é somente digital

A versão mais procurada é a LT: alarme, maçanetas e espelhos pintados e travas e vidros (dianteiros) elétricos. De opcional, ar-condicionado e o aclamado MyLink, central com tela de 7 polegadas sensível ao toque.

Chevrolet Onix

O Onix 1.4 LT já vem com rodas de liga aro 15, e a top LTZ acrescenta ar, aro 15, vidro traseiro elétrico, MyLink, farol de neblina, espelho elétrico e computador de bordo.

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Chevrolet Onix
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

A maior novidade do modelo 2014 foi o câmbio automático de seis marchas, o mesmo de Cobalt, Spin e do primeiro Cruze.

Chevrolet Onix
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Onix redefiniu os conceitos de robustez: na frota de Longa Duração, ele rodou 60.000 km sem problemas no motor, câmbio e suspensão. A carroceria mostrou solidez e se manteve livre de infiltrações de água e poeira.

Retrovisores e teto são pintados de preto
Sem nenhum adversário no retrovisor, Onix caminha para o quarto ano na liderança dos mais vendidos (Leo Sposito/Quatro Rodas)

A reestilização do Onix 2017 não comprometeu a aceitação dos usados da primeira fase. Mas a reestilização trouxe evoluções com os motores chamados SPE.4, com novos pistões, bielas e anéis, além de uma central eletrônica recalibrada.

Destaque para as rodas aro 15 na cor cinza
Onix segue como o mais vendido do Brasil (Leo Sposito/Quatro Rodas)

Ainda teve a troca da troca da direção hidráulica pela elétrica e a redução da altura livre do solo, tudo pensando na redução de consumo, que chegou aos 18%, de acordo com a fabricante.

Por dentro, os puxadores internos da porta passaram para a posição convencional, aposentando a antiga alça em posição excessivamente baixa. Já a central multimídia MyLink trocou os comandos abaixo da tela por botões mais visíveis de volume, sintonia e seleção de faixas musicais e passou a ter Android Auto e Apple Carplay.

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Chevrolet Onix LTZ 1.4 Eco
Onix é o compacto com melhor valor de revenda (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Essa mudança só não diz respeito ao Chevrolet Onix Joy, que manteve o visual da primeira fase do modelo até 2019. Quando o Chevrolet Onix ganhou nova geração, a primeira geração foi mantida como Chevrolet Joy e seguiu à venda até o final de 2021.

Onix Joy
Coluna de direção não tem regulagem de altura nem de profundidade no Joy (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Atenção na rede autorizada, que continua impondo serviços desnecessários e muitas vezes não tem peças de reposição a pronta entrega.

Problemas e defeitos do Chevrolet Onix

Chevrolet Onix Activ
Central MyLink ganhou botões mais fáceis de visualizar (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Câmbio – Robusto e confiável, o câmbio automático de seis marchas pode apresentar problemas como a demora para engate das marchas após a seleção na alavanca, especialmente ré. O conserto exige mão de obra especializada e raramente fica abaixo dos R$ 5.000.

Direção hidráulica – Preste atenção em ruídos anormais ao esterçar o veículo: o problema é causado pela entrada de ar no sistema, que com o tempo acaba danificando a bomba hidráulica.

Embreagem – Apesar do acionamento hidráulico, o desgaste precoce do atuador acaba endurecendo o pedal: o componente custa em torno de R$ 250, mas as concessionárias costumam substituir o conjunto em garantia.

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Recall 1 – Uma falha de vedação da porca que fixa a bomba de combustível atingiu os modelos 2013 e 2014, fabricados entre novembro de 2012 e dezembro de 2013. Os números de chassi vão de DG100001 a EG276280.

Recall 2 – Os modelos 2014 e 2015 sofreram problemas de fabricação no filtro de combustível envolvendo as unidades fabricadas entre outubro de 2013 e abril de 2014. Os chassis vão de EG200546 a FG117462.

Onix Joy
Joy na traseira é a diferença para o velho Onix (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A voz do dono

Nome: Brenda Rossi
Idade: 32 anos
Profissão: funcionária pública
Cidade: Floreal (SP)

O que eu adoro: “O rendimento é excelente: econômico e não perde potência com o ar-condicionado ligado. É robusto, espaçoso e a central multimídia MyLink interage bem com qualquer smartphone.”

O que eu odeio: “O ar-condicionado poderia ser mais potente e menos barulhento. E o custo das revisões é exorbitante: a rede sempre empurra serviços desnecessários, o que me fez abrir mão da garantia de três anos.”

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Preço médio dos Chevrolet Onix usados (tabela KBB)

Modelo 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021
Joy 1.0 8V
R$ 47.406
R$ 47.999 R$ 50.529 R$ 53.768 R$ 59.618
LS 1.0 8V
R$ 36.814
R$ 37.557
R$ 42.538 R$ 45.646
LT 1.0 8V
R$ 38.356
R$ 39.176
R$ 43.974 R$ 47.453
R$ 51.676
R$ 51.979 R$ 54.195
LT 1.4 8V
R$ 40.998
R$ 40.695
R$ 46.003 R$ 48.905
R$ 55.466
R$ 57.270 R$ 59.005
LT 1.4 8V AT
R$ 46.567
R$ 49.250 R$ 51.823
R$ 59.231
R$ 63.008 R$ 64.561
LTZ 1.4 8V
R$ 44.092
R$ 44.373
R$ 49.977 R$ 53.839 R$ 60.268 R$ 63.548
R$ 66.351
LTZ 1.4 8V AT R$ 50.705 R$ 54.888 R$ 56.114
R$ 62.844
R$ 65.373
R$ 68.212
Activ 1.4 8V AT R$ 66.328 R$ 68.487
R$ 62.690
Advantage 1.4 8V AT R$ 60.430
R$ 73.266
joy
O Chevrolet Joy mantém o visual mais antigo do Onix em linha desde 2016 (Divulgação/Chevrolet)

Preço das peças do Chevrolet Onix

Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 1.364 R$ 810
Farol (cada um) R$ 1017 R$ 750
Kit de embreagem R$ 793 R$ 500
Discos de freio (par) R$ 416 R$ 125
Pastilhas de freio (jogo) R$ 217 R$ 130
Amortecedores (os quatro) R$ 1.421 R$ 940

 

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