Guia de Compras

Dicas para avaliar o usado antes da compra

Os sinais que informam sobre o passado daquele que pode ser o seu futuro carro

Por Rodolfo Parisi

Saiba analisar um carro usado

Com tanta oferta de modelos e condies de pagamento, comprar um usado ficou muito fcil. Difcil mesmo avaliar se o veculo que voc escolheu est em bom estado ou esconde surpresas desagradveis embaixo do cap ou sob a pintura.

Se voc no tem disposio um mecnico ou funileiro, que podem dar detalhes mais especficos sobre motor ou lataria, o jeito apelar para algumas dicas que ajudam a no entrar em uma roubada.

Funilaria e pintura

  • Em dia de chuva os defeitos no aparecem, j que gotas de gua escondem as imperfeies da lataria e pintura. Procure analisar o futuro carro no Sol, com uma luz homognea
  • Para achar imperfeies, ondulaes na chapa e desalinhamento das portas, olhe o automvel de frente, encoste o rosto no pra-lama e analise a lateral. Depois passe o dedo no vo das portas e a distncia tem de ser a mesma em toda a extenso. Se um lado tiver espaamento menor que o outro, o carro pode ter sido batido e mal desamassado
  • Para verificar batida na dianteira, abra o cap e analise o cofre do motor (as paredes devem estar sem ondulaes e a pintura no pode estar nova em folha). Alm disso, os parafusos internos de fixao do painel da grade devem ser da mesma cor do veculo. Mea com o dedo o vo entre o cap e o pra-lamas (diferenas gritantes indicam que o cap foi retirado ou que o pra-lamas foi trocado)
  • Marcas diferentes nos faris e lanternas indicam que a pea original foi quebrada e que o carro foi batido. Observe, tambm, marcas de tinta em nessas peas e grades (algumas oficinas no desmontam a lataria e empapelam as peas para ganhar tempo)
  • Se der, destaque a borracha dos batentes das portas. Por baixo, devem estar apenas os pontos de solda originais de fbrica. A distncia varia de 5 a 10 cm. Se faltarem pontos, a lataria foi reparada. Voc tambm pode passar a mo por baixo e uma pequena linha com relevo sinal de tinta nova

Parte mecnica e interior

  • Esquea o hodmetro, j que os velocmetors digitais so mais fceis de serem adulterados
  • Por dentro, importante checar o pedal do freio. Se estiver nitidamente desgastado, deve ter mais de 60 ou 70 mil km. Se o volante ou cambio estiverem lisos, sem a rugosidade do plstico, esto gastos. O tecido dos bancos tambm deve ter o gasto normal do tempo
  • Por fora, balance o carro apoiando as mos sobre cada pra-lama. Se, ao retirar a presso, o balano continuar, que os amortecedores j esto desgastados
  • Verificar os pneus. Marcas diferentes e desgaste irregular so sinais de desalinhamento ou problemas na suspenso

Motor

  • Desconfiar da aparncia impecvel, pois pode esconder algum vazamento. Olhe prximo s juntas do cabeote, pois a presena de leo pode indicar um simples reaperto ou at o empenamento da pea
  • Verificar o nvel e o aspecto do leo (muito escuro e abaixo do nvel, o motorista pouco cuidadoso)
  • O filtro de ar deve estar limpo e com pouco uso
  • Ao ligar o carro, se o motor demorar para funcionar, mau sinal (bicos injetores esto entupidos)
  • Pea para algum acelerar e v olhar o escapamento. Precisa estar preto de fuligem. Se estiver melado de leo, precisa de reparo. Se a fumaa for densa, branca ou azul-clara, o veculo est queimando leo)

Agora se voc no se sentir seguro com as dicas passadas, algumas empresas emitem laudos tcnicos e realizam uma percia cautelar no seu veculo. O laudo comprova a originalidade do chassis e motor, alm de analisar toda a parte estrutural e documentao do veculo usado.

Confira o vdeo e as empresas que fazem o servio de percia cautelar: