Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Up
  • Onix
  • Duster
  • HB 20
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Golf
  • Focus
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Clssicos | Grandes brasileiros
Pointer GTI
Julho 2007

Pointer GTI

Em sua breve passagem pelo mercado, a beleza do Pointer foi ofuscada por falhas de engenharia e pelo fim da Autolatina

Por Fabiano Pereira | Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Poucos lanamentos foram to aguardados quanto o do Pointer. Seguidamente adiado, era "o futuro mais bonito VW nacional", nas palavras de quem tinha participado do projeto, em pleno vigor da Autolatina, joint venture entre as filiais brasileiras da Ford e da Volks em 1986. Em 1990, o VW Apolo foi o primeiro fruto a ultrapassar a esfera da mecnica do projeto na Autolatina. Essa verso VW do Ford Verona abriu um precedente para o Ford Versailles, baseado no Santana, e uma caprichada dupla de derivados da segunda gerao do Escort nacional. Em vez de maquiar um Verona com acabamento VW, a marca alem decidiu lanar dois produtos que sinalizassem a personalidade de sua linha.

O primeiro foi o sed de duas portas, o Logus, de 1993. E, para adicionar as duas portas extras e ainda distinguir-se do sed Verona, a VW criou um hatch. O nome captava a essncia esportiva que a Volks queria enfatizar: Pointer, mesma designao usada na verso esportiva do Passat entre 1986 e 1989.

Capitaneada pelo GTi, top de linha, o modelo prometia. O design era seu carto de visita. Em relao ao Logus, a grade ficou mais estreita com os faris de longa distncia embutidos, atrs da lente dos faris normais. Mas era atrs que ficava o maior atrativo do Pointer. Tinha estilo nitidamente dois-volumes. O caimento das colunas traseiras tinha suavidade nada tpica da marca na poca. Assim como o Logus, o Pointer no lembrava um Ford nem um Volks. Porm, dificilmente algum diria que faltava beleza.

Em dezembro de 1993, trs meses antes da previso de lanamento, QUATRO RODAS levou o GTi para a pista. J na pr-srie notaram-se algumas falhas. A principal delas era quanto ao escalonamento das marchas, especialmente a quinta. Ela era excessivamente curta e limitava a velocidade mxima, que no passava de 182,1 km/h e gerava alto nvel de rudo interno (72,2 decibis a 100 km/h) por causa das altas rotaes. Havia tambm um desequilbrio na distribuio de peso - 730 quilos na frente e 460 atrs -, o que causava sada de frente.

Para sanar os problemas, a Volkswagen adiou o lanamento. A engenharia retrabalhou o escalonamento de marchas e a injeo eletrnica analgica foi trocada por uma digital, que deixou as partidas mais rpidas. No teste com o GTi definitivo, em julho de 1994, o nvel de rudo caiu para 70,5 decibis e a a mxima subiu para 192,3 km/h. Era pouco, pois um preo bem menor, o Logus 2.0 marcaria 194,2 km/h. Alm da verso top-de-linha, havia os Pointer mais simples: CL 1.8 e GL 1.8 ou 2.0. O GTi trazia ar-condicionado, direo hidrulica, trio eltrico, toca-fitas com equalizador de srie e CD player e teto solar opcionais.

Ainda em 1996 o Pointer sofreria seu ltimo revs, com o fim da Autolatina. "Se eles mantiveram as peas de reposio por trs anos foi muito. Partes da carroceria e componentes eltricos, s em desmanche", diz o paulistano Marcos de Paula Albino, dono do GTi 1996 das fotos. Com 57 098 exemplares fabricados at junho de 1996, o Pointer nem completara seu terceiro aniversrio quando virou histria. Uma histria breve, pontuada por imprevistos, sem igual.


Teste
Quatro rodas JULHO DE 1994

Acelerao 0 a 100 km/h: 10,73 s
Velocidade mxima: 192,3 km/h
Frenagem 80 km/h a 0: 29 m
Consumo: mdia de 10,03 km/l


Preo

JULHO DE 1994
US$ 30 000

ATUALIZADO
US$ 41 599

Ficha tcnica

Pointer GTI

Motor: dianteiro, 4 cilindros em linha, 1 984 cm3, injeo eletrnica multipoint FIC digital

Dimetro x curso: 82,5 x 92,8 mm

Taxa de compresso: 10:1

Potncia: 116 cv a 6100 rpm

Torque: 17,4 mkgf a 3000 rpm

Cmbio: manual de 5 velocidades

Carroceria: hatch, 5 portas, 5 lugares

Dimenses: comprimento, 408 cm; largura, 160 cm; altura, 136 cm; entreeixos, 253 cm

Peso estimado: 1190 kg

Rodas: liga leve, aro 14 e tala de 6 polegadas; pneus Goodyear NCT 185/60 HR 14





» FOTOS

Publicidade