QUATRO RODAS - Chrysler Grand Caravan
Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Up
  • Onix
  • Duster
  • HB 20
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Golf
  • Focus
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Usado do mês
Chrysler Grand Caravan
Dezembro 2007

Chrysler Grand Caravan

A minivan que foi feita para quem tem família grande

Por Alexandre Ule ramos
Lista de matérias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Você tem uma família numerosa, muitas malas e não sabe como acomodar tudo isso quando sai de casa para viajar? Então uma Chrysler Caravan pode resolver seus problemas. As primeiras unidades importadas oficialmente chegaram por aqui em agosto de 1996, nas opções de chassi curto e longo, sempre com capacidade para sete pessoas - todas acomodadas em bancos confortáveis até para adultos.

Na Grand Caravan - versão de chassi longo com 5,07 metros de comprimento -, são 670 litros de porta- malas, que podem ser ampliados para 4 880 litros quando os bancos são retirados. Como a tampa traseira tem uma abertura de 1,02 metro de altura por 1,32 metro de largura, não é difícil acomodar lá dentro até uma moto de grande porte, como uma Harley- Davidson. Outra boa ajuda são as portas laterais deslizantes dos dois lados. Há ainda a versão de chassi curto, chamada só de Caravan, com 4,83 metros, cuja única diferença é o porta-malas menor, de 450 litros.

No início havia apenas a versão LE, com um V6 3.3 de 158 cv, suficiente para dar conta de suas quase 2 toneladas (leia texto ao lado). Entre os itens de série, direção hidráulica, ar-condicionado com saídas individuais, rádio, piloto automático e rodas de liga leve e vários porta-objetos. Os opcionais eram apenas a forração de couro e os bancos centrais giratórios.

Em 1998, a linha foi ampliada com duas novas versões. A básica SE trazia motor 2.4 de 147 cv e a topode- linha LX vinha com tração nas quatro rodas (AWD) e um novo V6 3.8 de 167 cv. Em 2005 ela ganharia frente redesenhada e novas lanternas, além de um motor 3.3 mais potente, com 182 cv.

A Grand Caravan é uma excelente opção para quem precisa de espaço, mas não custa lembrar que é necessário um bom lugar para guardá-la, já que seus mais de 5 metros tornam-se um sufoco na maioria das vagas de garagem. Outro cuidado é comprar apenas carros em ótimo estado de conservação, sem peças a serem trocadas, especialmente as de acabamento interno e externo, que são muito caras. Um lanterna, por exemplo, custa 1 200 reais na autorizada ou 570 reais nas lojas importadoras de peças.


FUJA DA ROUBADA

Não compre as importadas por independentes, que são quase iguais à Caravan, mas em geral de outras marcas, como Dodge ou Plymouth. São piores de revender e têm detalhes mais difíceis de achar, como grades e peças de acabamento.


ONDE O BICHO PEGA


Câmbio
Durante o test-drive, verifique se o câmbio automático não está dando trancos, principalmente quando a alavanca está no Drive. Veja se as trocas de marcha são suaves e se a transmissão não está patinando nas arrancadas.
Suspensão
Na dianteira, é possível que existam barulhos causados por buchas ou batentes avariados. Ande com o carro em pisos irregulares para detectar esse defeito.
Caixa de direção
No piso irregular, aproveite para checar se a caixa de direção não está batendo, resultado de folga excessiva no sistema. Geralmente essas caixas não admitem regulagens. Ar-condicionado Nem sempre ele funciona corretamente. Teste o equipamento tanto na posição quente quanto na fria e verifique se o ar sai de todos os difusores.


NÓS DISSEMOS

Setembro de 1996
"Na pista, durante o teste, a Grand Caravan se revelou um veículo ágil para seu tamanho. Seu motor V6 de 3,3 litros e 158 cv de potência a 4 700 rpm não se fez de rogado: acelerou os 1 916 quilos da van, de 0 a 100 km/h, em apenas 13,52 segundos e chegou a 173,9 km/h de velocidade. Só para ter uma idéia, essas marcas são quase as mesmas conseguidas pelo Gol TSi 1.8."

PREÇO DOS USADOS (EM MÉDIA)*

1997
Caravan SE 2.4: 26 200
Caravan LX 3.8 V6 AWD: 29 750
Grand Caravan LE 3.3 V6: -
Grand Caravan LX 3.8 V6 AWD: -

1998
Caravan SE 2.4: 28 000
Caravan LX 3.8 V6 AWD: 35 000
Grand Caravan LE 3.3 V6: 32 000
Grand Caravan LX 3.8 V6 AWD: 35 200

1999
Caravan SE 2.4: 31 000
Caravan LX 3.8 V6 AWD: - 000
Grand Caravan LE 3.3 V6: 38 400
Grand Caravan LX 3.8 V6 AWD: 42 240

2000
Caravan SE 2.4: 35 200
Caravan LX 3.8 V6 AWD: - 000
Grand Caravan LE 3.3 V6: 43 000
Grand Caravan LX 3.8 V6 AWD: 47 300

*Preços coletados em novembro 2007 

PREÇO DAS PEÇAS

Original
Pára-choque dianteiro: 3 600
Farol: 2 100
Pastilha dianteira (jogo): 700
Lanterna traseira: 1 200
Amortecedor dianteiro (cada): 1 250

Paralelo
Pára-choque dianteiro: 1 500
Farol: 700
Pastilha dianteira (jogo): 280
Lanterna traseira: 569
Amortecedor dianteiro (cada): 780


A VOZ DO DONO

"Escolhi a Grand Caravan pois não tinha muita escolha. Como pai de trigêmeas, precisava de muito espaço - e isso ela tem de sobra. O carro tem atendido a todas minhas expectativas mas, pelo tamanho e preço, acho que merecia ter um sistema auxiliar de estacionamento no pára-choque traseiro. A manutenção também está um pouco mais cara do que eu gostaria, assim como o seguro."
José Ricardo Basiches, 32 anos, arquiteto, São Paulo (SP)

- O que eu adoro
"Comprei ela com apenas 2 000 quilômetros em 1997 e estou muito satisfeito. Dá pouca manutenção, é prática e o espaço interno é imenso - e olha que eu tenho quatro filhos."
Alfredo Mendes de Campos Jr., 39 anos, empresário, Curitiba (PR)

- O que eu odeio
"O que me incomoda é o consumo - menos de 5,5 km/l -, mesmo sabendo que é um carro grande, com tração 4x4. E nem sempre há vagas disponíveis, pois ela não cabe nos lugares que encontro."
José Luiz Schrik, 29 anos, comerciante, Rio de Janeiro (RJ)


PENSE TAMBÉM EM UMA...

Leva sete pessoas, com mais aperto
Chevrolet Zafira
É verdade que a minivan da GM não oferece o mesmo espaço de uma Grand Caravan. No entanto, se tudo o que você precisa são dois assentos extras, ela dá conta do recado. Os dois bancos ficam dobrados embutidos no assoalho do porta-malas, porém acomodam dois adultos (não muito grandes) com certo aperto - só que aí não sobra espaço para bagagem. Se isso não for problema, vá em frente, pois você ainda sai ganhando com a facilidade de revenda, a grande oferta no mercado de usados e a baixa manutenção.






Publicidade