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Carros | Usado do mês
Honda Civic*
Junho 2002

Honda Civic*

Para os mecânicos, ele saiu de fábrica com um grande defeito: quase nunca quebra

Por José Carlos Chaves / fotos: Marcelo Spatafora
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ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Estou eu telefonando para mais uma oficina, pronto a ouvir pela enésima vez que o Civic sedã não dá problema, quando o mecânico dispara seu protesto (finalmente!): "O carro tem um defeito grave. Não quebra". Não agüentava mais ouvir a mesma coisa. O comentário foi repetido em coro pelos mecânicos, lojistas independentes, concessionários e donos consultados para esta reportagem. Um caso raro, raro mesmo.

Ainda desconfiado, folheei nossa coleção de QUATRO RODAS para descobrir como se portou nosso Civic 2000 de Longa Duração. O modelo desmontado em março de 2001, após 55699 quilômetros, era um LX automático, justamente o mais procurado no mercado de usados. Na matéria, mais falta de novidades. Quanto ao câmbio, o laudo técnico era enfático: "É robusto e apresenta alta expectativa de longevidade". O motor? "Estava perfeito. O comando de válvulas, por exemplo, parecia novo. A carbonização foi mínima, bem abaixo do esperado para um motor com essa quilometragem." A conclusão? "No geral, o bom desempenho do Civic não surpreendeu, já estava escrito - no diário de bordo, livreto da redação que registra as ocorrências com o veículo. O diário do Civic tem pouquíssimas observações, fato invejável para outros modelos."

Tudo confirmava os relatos de quem trabalha no dia-a-dia com esse sedã, importado pela Honda desde 1992 (como quinta geração) e produzido no Brasil a partir de 1997 (já na sexta remodelação). Na linha 2001, ganhou a sétima mudança, com o desenho atual e o motor 1.7 16V.

Na hora de escolher o seu - sem preconceito -, prefira os brasileiros. Não que o importado não seja bom, mas o nacional tem a suspensão mais adequada ao nosso piso - além de ser mais procurado pelos compradores. São três versões, todas com pacotes fechados, sem opcionais. O LX traz motor 1.6 16V de 106 cavalos, duplo airbag, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, pára-choques pintados e rádio toca-fitas. No EX, o motor é um 1.6 VTEC de 127 cavalos, mais piloto automático, freios ABS e rodas de liga leve. Para as duas versões, há câmbio manual e automático. O LX-B nada mais é que um LX sem ar-condicionado. Versão, aliás, quase lendária: raríssima de se achar e os poucos remanescentes já receberam o equipamento após deixar a fábrica - porque vender Civic sem ar é uma missão quase impossível.

Como você já deve ter descoberto, garantia de manutenção é a maior moeda de barganha na compra do Civic. Portanto os carimbos de revisão no manual do proprietário são fundamentais. Se o vendedor disser que perdeu o livreto ou foi roubado, peça para ele comprar outro numa concessionária e conseguir os carimbos nas oficinas em que foram feitas as revisões. Se ele não topar, desista da compra. Civic sem manual é mico.

Diferente de que se possa imaginar, a revisão não é das mais caras. Numa oficina Honda a média de preço de revisão é de 170 reais para os 30000 quilômetros e 610 reais para os 40000 quilômetros*. Mais em conta que as do Vectra, respectivamente 535 e 620 reais. A limitação é a rede autorizada: apenas 55 concessionárias, contra 502 da Chevrolet.

Não pense, no entanto, que a robustez mecânica é a única virtude do carro. Num comparativo na edição de janeiro de 1998, o Civic ganhou - com 16 pontos - do Vectra e do Tempra - ambos com 10. Seu 1.6 mais moderno bateu o 2.0 dos concorrentes fazendo 12,39 segundos no 0 a 100 km/h, melhor que os 12,92 e 13,26 segundos dos modelos Chevrolet e Fiat, respectivamente. No consumo também levantou a taça: 12,35 km/l de média, contra 10,85 km/l do Vectra, o medalha de prata nessa prova. O Civic levou ainda o prêmio em acabamento, segurança, conforto/ergonomia e pacote de equipamentos. O de manutenção, não precisa nem dizer...

* Reportagem publicada na edição de junho de 2002
da revista QUATRO RODAS





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