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Carros | testes
VW Gol Rallye
Dezembro 2010

VW Gol Rallye

Mais alta e mais equipada, a verso Rallye deve fazer dupla com o CrossFox na defesa de rea dos ataques adversrios

Por Gustavo Henrique Ruffo | Fotos: Christian Castanho
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Quando foi lanado, o CrossFox se tornou objeto de desejo entre os fs de modelos aventureiros. O que sempre atrapalhou uma unio feliz era (e ) o preo do carrinho, alto demais pelo que ele oferecia (hoje na casa dos 48 600 reais). Talvez a Volkswagen tenha pensado nisso ao criar o novo Gol Rallye. Deu ao carro maior altura em relao ao solo (28 mm), um bom pacote de itens de srie e preo atraente. Na verso de entrada, ele custar 40 370 reais quando chegar s revendas, no comeo deste ms. Se o cliente preferir a verso com cmbio automatizado i-Motion, o preo sobe para 43 030 reais. Ele ser o primeiro hatch aventureiro a oferecer a opo de transmisso automatizada.

O preo do Gol o torna atraente mesmo diante de seu rivais de baixo preo, o Renault Sandero Stepway, que traz a mais espao de carro mdio e ar-condicionado de srie, mas custa 45 690 reais. O Gol Rallye tem, como vantagem sobre o Sandero, retrovisores eltricos, sensor de r, para-sis com iluminao e direo com ajuste de altura e distncia. Direo hidrulica de srie nos dois. A Volks tambm aponta Fiat Uno Way (1.0 e 1.4) e Citron XTR como concorrentes, mas o motor menor, no caso do italiano, e a falta de suspenso alta e reforada, no caso do francs, acabam por afast-los de uma disputa mais justa.

A suspenso mais alta o principal atrativo do Rallye. Ainda que com ganho menor de altura com relao ao CrossFox, que 53 mm mais alto que um Fox, os 28 mm a mais (5 do pneu e 23 da suspenso em si) do ao modelo mais porte aventureiro que alguns de seus adereos, como as molduras de paralama e os para-choques de aparncia mais robusta. A faixa lateral preta, com a palavra Rallye em destaque, puxa mais para o esprito esportivo do Gol, que oferece posio de dirigir mais baixa. A aparente contradio se mostra uma soluo interessante: ao se sentar mais prximo do assoalho, aumenta a confiana para contornar curvas mais fortes, enquanto a boa altura em relao ao solo ajuda a driblar os buracos, valetas e lombadas que povoam as ruas do Brasil.

Por dentro, as diferenas em relao ao Gol comum so manopla do cmbio com a inscrio Rallye, painel iluminado por leds brancos com ponteiros vermelhos, bancos moda Cross e interior mais escuro, que, segundo a Volks, deixa o carro mais aconchegante e esportivo. O Rallye vem de srie com regulagem de altura do banco e de altura e de distncia do volante.

O vo-livre maior ajuda a transpor as dificuldades, mas no a deix-las para trs mais rpido. Com o ganho em altura, a rea frontal passa a 2,08 m2, contra 2,01 do hatch comum, e seu Cx vai de 0,34 para 0,37. Em termos prticos, a mxima do Rallye, segundo a VW, menor que os 192 km/h do Gol 1.6: com etanol, o aventureiro fica nos 182 km/h.

Nosso teste mostra que esse um dos poucos prejuzos que apresenta em relao ao Gol Power, com o mesmo motor. Comparando os nmeros do Rallye com os da antiga verso topo de linha, obtidos em agosto de 2008, ele bate ou iguala o Power em quase todos os quesitos. De 0 a 100 km/h ele leva 11,7 segundos, ante 11,9 do irmo, freia melhor (57,7 metros de 100 km/h a 0, contra 59,8 na mesma situao), mais silencioso em movimento e mais econmico na cidade (7,2 km/l com etanol, contra 7,1). Perde s em retomada e em velocidade mxima.

Bom seria se a nova verso do Gol trouxesse o que o CrossFox j incorporou de srie, o ABS e os dois airbags dianteiros. Com previso de 700 carros por ms, o Gol Rallye no pressionaria tanto assim os fornecedores desses equipamentos. A no ser, lgico, que ele venda mais do que a Volks espera, algo que a marca deve desejar mais do que temer.



DIREO, FREIO E SUSPENSO
Eixo de toro recebeu reforo para suportar o vo-livre maior. Efeito colateral uma suspenso mais dura que a do Gol comum. Rallye freia bem e continua bom de curva.
★★★★

MOTOR E CMBIO
Sem novidades em relao ao do modelo urbano, o motor EA-111 responde bem, mas spero. Cmbio MQ 200 tambm cumpre seu papel, sem destaques.
★★★

CARROCERIA
Regulagem de altura e distncia do volante de srie d boa posio de dirigir, assim como a regulagem de altura do banco. Espao interno fica devendo ao do Sandero Stepway.
★★★

VIDA A BORDO
Interior escurecido pode ser esportivo, mas d a impresso de menos espao interno. Ar-condicionado de srie faz falta.
★★★

SEGURANA
Airbags dianteiros e ABS deveriam ser de srie, como no CrossFox.
★★★

SEU BOLSO
Bem mais barato que o aventureiro do Fox e com mais altura em relao ao solo, Gol Rallye tem tudo para vender mais do que os 700 carros ao ms previstos pela Volks.
★★★★



OS RIVAIS

Fiat Uno Way 1.4


O modelo j chegou ao mercado com sua verso aventureira, mas o motor de 1,4 litro fica devendo ao do Gol.

Renault Sandero Stepway


Feito para ser barato, o Sandero no repete a frmula com o Stepway, que mais caro que o Gol Rallye.



VEREDICTO

Bom preo, contedo e suspenso adequada ao piso brasileiro tornaro o Gol Rallye uma opo que os fs de hatch devem considerar com carinho. Para os apreciadores de conforto, a opo de cmbio i-Motion ser muito bem-vinda.





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