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Carros | testes
Mitsubishi ASX
Dezembro 2010

Mitsubishi ASX

O crossover compacto, que ser nacional a partir de 2012, j se estabelece por aqui

Por Gustavo Henrique Ruffo | Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

A Mitsubishi tem excelente reputao entre quem gosta de enfrentar trilhas, mas estava devendo modelos menores, mais adequados vida nas grandes cidades. Para ocupar essa vaga, o ASX parece ter sido feito sob medida. Baseado no Concept cX e construdo sobre a mesma plataforma do Lancer e do Outlander, ele foi apresentado mundialmente no Salo de Genebra, em maro deste ano, e comea a ser vendido no Brasil depois do Salo do Automvel, em novembro, por preos que devem variar de 80 000 a 100 000 reais. Em 2012, ele passa a ser produzido em Catalo (GO), o que o torna um estrangeiro com planos de criar famlia no pas.

A tal famlia ser constituda no s do primo Lancer, o primeiro carro de passeio que a marca fabricar por aqui, mas tambm pelos irmos 4x2 manual, 4x2 com CVT, 4x4 (sempre com CVT), 4x4 com teto de vidro e 4x4 com teto de vidro e faris de xennio. Nos com trao dianteira, o tanque de combustvel de 63 litros. Nos com trao integral, ele menor, de apenas 60 litros.

O modelo que avaliamos ser o mesmssimo que receber os visitantes no estande da marca no Salo de So Paulo. Trata-se da verso mais completa do carro, inclusive com o sistema de som Rockford Fosgate, que no ser vendido por aqui e que traz caixa selada no porta-malas. Melhor assim. Afinal, o ASX, sigla de Active Smart Xover (ou crossover ativo e esperto), tem bons 409 litros de capacidade at a tampa do porta-malas e 605 litros at o teto. A caixa selada acabaria roubando um espao precioso das bagagens. A ressalva quanto ao compartimento a altura de seu assoalho, que deve sacrificar os usurios mais baixos na hora de carreg-lo.

Por dentro, os 2,67 metros de entre-eixos garantem espao interno de sed mdio, apesar do comprimento de 4,30 metros quase 20 cm menor que a maioria dos veculos desse segmento, como o Honda Civic, que tem 4,49 metros. A sensao de teto baixo pode causar algum desconforto aos passageiros que viajam atrs, mas no chega a fazer algum com at 1,90 metro raspar a cabea. No meio do banco traseiro, aquele velho espao at comporta uma pessoa, mas no a acomoda.

Em termos de aparncia, o novo Mitsubishi tem linhas que remetem esportividade. Quem olha sua grade dianteira semelhante a uma boca aberta, chamada pela marca de jetfighter, a linha de cintura alta e os faris agressivos deve esperar um veculo de desempenho acima da mdia. Mas melhor baixar as expectativas, a no ser que se escolha a verso com transmisso manual, mais propensa a oferecer esse tipo de emoo.

Atrs do volante, que tem ajuste de altura e distncia, fcil encontrar a melhor posio para dirigir, algo com que a regulagem eltrica dos bancos, com aquecimento, contribui bastante. Apesar de nosso contato com o carro ter sido limitado, ele transmitiu firmeza nas curvas, com sua suspenso McPherson na dianteira e multilink de quatro apoios na traseira, e boas respostas ao acelerador, ainda que sua direo no seja l muito direta (tem 3,4 voltas de batente a batente). Seu cmbio automtico, uma transmisso continuamente varivel (CVT), no ajuda a transmitir o entusiasmo do motor 2.0 com injeo direta e 160 cv.

A caixa do ASX se caracteriza por no precisar elevar o giro do motor para que a velocidade cresa. Nas CVT, o que varia a relao de transmisso, sem o uso de engrenagens. Como o que cresce a velocidade, no o giro, a impresso que se tem de que o carro no est acelerando, ou de que ele demora a responder. A Mitsubishi at tentou melhorar essa sensao com o sistema Invecs III, mas a caracterstica continua. Ela possivelmente deve diminuir no trnsito, com a presena de outros veculos e de mais pontos de referncia, que do uma dinmica de velocidade diferente, mas no na pista de testes, onde o avaliamos.

Os nmeros de nosso teste comprovam que, mesmo com um motor bem disposto, a vocao do ASX mais a de passear que a de devorar o asfalto (mesmo com uma boca to grande). O crossover da Mitsubishi levou 12,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h e teve tempos de retomada piores que os do Ford Fusion Hybrid, que pesa 247 kg a mais. A voracidade do modelo mais visvel no consumo, apesar de sua transmisso e a injeo direta de gasolina serem excelentes medidas de regime. Na cidade, ele faz 7 km/l. Na estrada, 9 km/l. Sem o CVT e a injeo direta, certo que ele consumiria muito mais.

O ASX topo de linha tem nove airbags (os de cortina se abrem diferentemente na frente e atrs, o que permite cont-los como quatro), controle de trao e de estabilidade, ABS com EBD, cintos com pr-tensionadores e bancos que protegem seus ocupantes do chamado efeito chicote, que causa danos coluna em caso de acidentes.

Os principais concorrentes do novo crossover so o Hyundai Tucson, o ix35, da mesma marca, e o Honda CR-V, alm do Suzuki Grand Vitara, que tem um perfil mais voltado para o fora de estrada. At 2012, que quando ele comea a ser fabricado no Brasil, tambm devem surgir concorrentes mais baratos que ele, como a nova gerao do Ford EcoSport, o Renault Duster e at mesmo o utilitrio pequeno que a Fiat e a Chrysler desenvolvem em conjunto. A vida do ASX, como se v, no ser das mais fceis, mas ele tem seus dotes em termos de estilo, tecnologia e segurana. Resta saber como o consumidor reagir a essa seduo.



DIREO, FREIO E SUSPENSO
Independente nas quatro rodas, a suspenso do ASX firme, mas a direo no das mais diretas. Depois de frenagens fortes, o modo de emergncia segura a acelerao do carro.
★★★

MOTOR E CMBIO
Com 2 litros e injeo direta, motor gera 160 cv, mas o CVT da Mitsubishi demora a responder. A Nissan se sai melhor com o Sentra.
★★★

CARROCERIA
O estilo, mais clssico que arrebatador, no deve encontrar rejeio.
★★★★

VIDA A BORDO
Espaoso e com boas regulagens de volante e bancos, o novo Mitsubishi recebe bem seus ocupantes. ★★★★

SEGURANA
Nove airbags, ABS, EBD, freios a disco nas quatro rodas e trao integral na verso topo de linha fazem o candidato a comprador no ter do que reclamar sobre o ASX nesse quesito.
★★★★

SEU BOLSO
Seja por contedo ou por tamanho, o novo crossover da Mitsubishi pode ficar em desvantagem diante dos concorrentes se no tiver preo mais baixo que o estimado.
★★★



OS RIVAIS

Hyundai ix35


Com estilo agressivo e atual, modelo coreano anda melhor que o Mitsubishi. Tambm deve vender melhor.

Honda CR-V


Est na mesma faixa de preo do Mitsubishi, s que no novidade. Apesar disso, tem porte mais imponente.



VEREDICTO

O novo ASX chega com boa aparncia e contedo condizente, mas fica devendo em desempenho. Seu preo tambm poderia ser mais camarada, mas isso talvez acontea com sua produo nacional, a partir de 2012.





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