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Carros | testes
Kia Soul 1.6 16V 2011
Novembro 2010

Kia Soul 1.6 16V 2011

Com o motor flex, o Soul ganha desempenho e mantm o bom consumo da verso a gasolina

Por Paulo Campo Grande | Fotos: Christian Castanho
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

A partir de do fim do ano, o Kia Soul vai se diferenciar nas ruas no s pelo design original, mas tambm pela motorizao. Ele ser o primeiro modelo da marca a ter motor flex. Ele far parte de um clube que tem poucos estrangeiros como scios. Alm dele, h apenas alguns poucos mexicanos da Ford, VW e Nissan. Entre os coreanos, ele o primeiro. O modelo mostrado aqui uma das primeiras unidades a desembarcar no Brasil, destinado ao processo de homologao. A Kia ainda no divulgou detalhes, mas sabe-se que, alm de virar flex, o 1.6 16V que tinha 124 cv de potncia a 6 300 rpm e 15,9 mkgf de torque a 4 200 rpm agora rende 126 cv/130 cv a 6 300 rpm e 16/16,5 mkgf a 4 500 rpm. Sempre com gasolina e lcool, respectivamente.

O novo sistema de injeo foi desenvolvido pela prpria Kia, que j trabalhava nessa tecnologia antes de lanar o Soul. Alm dele, o sed Cerato (com o mesmo motor) e depois o compacto Picanto (com motor 1.0) tambm se tornaro flex. Todo o trabalho foi feito pela matriz, na Coreia. Os engenheiros comearam por analisar amostras de etanol enviadas do Brasil. Fizeram ensaios com motores convertidos em bancos de provas e s ento desembarcaram por aqui, j para os testes finais em condies reais de uso.

verdade que no podemos chamar o Soul de velho conhecido afinal, ele est entre ns h apenas 13 meses. Na verso flex, ele confirma as caractersticas de confortvel e fcil de manobrar. A direo bem leve, os pedais no exigem esforo. Nas curvas, em razo do alto centro de gravidade, ele inclina um pouco, mas nada assustador. A suspenso cumpre seu papel de manter o carro em contato com o asfalto. O acabamento continua bem cuidado, com materiais de qualidade e variao de texturas, no painel. O isolamento acstico eficiente graas, entre outras coisas, s duplas guarnies das portas e forrao do teto.

Por coincidncia, a unidade 2011 testada tinha as mesmas caractersticas da verso que avaliamos no teste de estreia do carro em agosto de 2009. Alm do cmbio manual, ela trazia rodas de aro 18, com pneus 225/45 R18. E isso facilitou a comparao.

De modo geral, assim como no apresentou mudanas no comportamento dinmico, o Soul flex mostrou desempenho prximo ao do seu antecessor. Houve uma boa evoluo nas retomadas. De 60 a 100 km/h em quarta marcha, por exemplo, vemos que o Soul flex fez 11,5 segundos no lcool e 11,6 na gasolina no primeiro teste, o tempo havia sido de 14,8 segundos. E o resultado ainda melhor no consumo. Com lcool, o Kia 2011 alcanou 7,7 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. Usando gasolina, ficou com 10,8 e 13,7 km/l, respectivamente. A verso 2009, por sua vez, registrou 11,1 km/l no ciclo urbano e 13,1 km/l no rodovirio. Com lcool, o rendimento foi bom e, com gasolina, teve pouca variao.

O nico ensaio em que o Soul flex teve um desempenho aqum do de seu antecessor foram as arrancadas de 0 a 100 km/h. Em 2009, o Soul acelerou em 10,9 segundos, com gasolina. Agora, precisou de 11,9 com gasolina e de 11,4 com lcool. Esse resultado surpreende, uma vez que foi o nico indicador inferior no desempenho. Ainda mais se levarmos em conta o aumento no volume de torque, mesmo que chegando mais tarde. Uma justificativa provvel poderia estar no funcionamento falho da embreagem, que prejudicaria as largadas e as trocas de marchas. Contudo, isso apenas uma hiptese no comprovada. Procuramos saber os nmeros oficiais de fbrica para o carro nesse teste, mas a Kia falou que ainda no possua esses resultados. Um engenheiro disse apenas que o esperado era que o desempenho fosse melhor, com lcool.

A Kia afirma que o motor flex ser a nica novidade apresentada pelo Soul na linha 2011, mas o prottipo que ela nos emprestou trazia algumas mudanas que seriam bem-vindas se chegassem por aqui. Por fora, as maanetas, que antes eram do tipo concha, ancoradas na parte superior, nesta unidade so na forma de ala, presas pelas extremidades. So mais bonitas e do mais firmeza no caso de algum precisar abrir a porta em uma emergncia. Internamente, a novidade so os botes do ar-condicionado. Antes havia trs comandos redondos; agora o conjunto formado por teclas e apenas um boto giratrio.

Em nosso teste de rudo, na marcha lenta, o nvel ficou aqum do limite inferior captado pelo decibelmetro, que comea em 34 dB (A). Mas, como nem tudo perfeito, na verso avaliada ainda faltava tampo no compartimento de bagagem e o revestimento das portas permanecia inteiramente de plstico. Em relao aos equipamentos, o banco do motorista tem regulagem de altura, mas falta ajuste de profundidade para o volante, que s pode ser movimentado na altura. No painel, pode-se ver a relao de msicas armazenadas no sistema de som, mas ainda se sente a ausncia de itens como computador de bordo e at uma prosaica trava automtica para as portas.

Lanado no Brasil no fim de julho de 2009, o Soul teve um incio de vendas dificultado por falta de produto, uma vez que os lotes importados da Coreia, com cerca de 300 unidades/ms, eram insuficientes para atender o mercado. Quando o fornecimento se normalizou, ele deslanchou, superando a mdia de 700 carros, nos ltimos meses. Agora, com a chegada da verso flex, a Kia espera vender ainda mais unidades, mas at que a novidade esteja nas vitrines pode ser que volte a faltar Soul nas lojas.



DIREO, FREIO E SUSPENSO
O freio exemplar, a suspenso garante o conforto e a direo no exige esforo.
★★★★

MOTOR E CMBIO
O motor valente e se adaptou bem ao lcool. Mas, nas arrancadas, o carro foi mais lento que o antecessor.
★★★★

CARROCERIA
Bem acabado, as portas tm guarnies duplas, o isolamento acstico eficiente e o acabamento s se descuida nas forraes das portas.
★★★★

VIDA A BORDO
A cabine confortvel, mas falta computador de bordo, acionamento automtico das travas e ajuste de profundidade do volante.
★★★

SEGURANA
Airbag item de srie e ABS est disponvel como opcional.
★★★★

SEU BOLSO
Os preos no foram anunciados, mas o sistema flex sozinho no justifica aumentos substanciais. A manuteno cara, mas a garantia de 5 anos um diferencial.
★★★



OS RIVAIS

EcoSport FreeStyle 1.6 8V


Este projeto mais antigo, mas ainda faz boa figura para quem se preocupa com a imagem.

Honda Fit


No to estiloso, quanto o Soul mas moderno e verstil para quem busca o lado mais minivan.



VEREDICTO

O volume de vendas nos ltimos meses mostra que o fato de ser flex no chegava a ser um grande problema para o Soul. Mas a converso vai torn-lo ainda mais interessante, principalmente, no momento da revenda.





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