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Carros | testes
Ford F-150 Raptor SVT
Janeiro 2011

Ford F-150 Raptor SVT

A picape chega ao Brasil em voo solo, via importao independente, a plena carga

Por Pricles Malheiros | Fotos: Christian Castanho
Lista de matrias por data:

TAMANHO DA LETRA  

A sigla SVT (Special Vehicle Team) identifica os Ford que no vieram a passeio. Com suspenso rebaixada e pneus de perfil baixo, eram animais de pista com autorizao para circular pelas ruas. Essa histria comeou a mudar em 2009, durante o Sema Show, o maior salo de carros especiais do mundo, quando a marca americana apresentou a Raptor SVT, uma verso da F-150 tunada para acelerar dentro e fora do asfalto.

Para saber como anda essa picape com dimenses de caminho e esprito de esportivo, raptamos a nica Raptor de que se tem notcia no Brasil e a levamos para um teste completo em Limeira.

Apaixonado por picapes e SUVs, um empresrio de So Paulo percebeu que a Ford no tinha planos de vender a Raptor por aqui. Foi a que ele buscou uma loja de importados independentes e assinou o pedido e um cheque de 255 000 reais. "Comecei essa histria atrs de uma Dodge Ram Laramie. Mas, depois que assisti a uns vdeos da Raptor na internet, mudei de ideia", diz o empresrio, que preferiu sigilo sobre seu nome. Em dois meses, a picape da Ford estava na sua garagem.

Nos Estados Unidos, h duas opes de motor V8 para a Raptor, 5.4 e 6.2 a que foi trazida a topo de linha. So 411 cv de potncia e 60 mkgf de torque para fazer decolar o cargueiro de 2724 kg. Exigido a fundo, o V8 com bloco de ferro e cabeote de alumnio trabalha em sintonia perfeita com um cmbio automtico de seis marchas - ficou faltando a opo de trocas sequenciais. Apesar do peso, a Raptor tem um bote letal, com uma acelerao de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos. Embalada, precisa de menos da metade desse tempo (3,9 segundos) para retomar de 40 a 80 km/h. Na hora de parar, a fera mais que domvel. dcil, sem desvio de trajetria ou efeito submarino da dianteira: mesmo vindo a velocidades elevadas, o controle total e sem sustos. Em nossa pista, em Limeira, estancou em espaos menores que os registrados pela maioria dos populares j testados, que no tm ABS, mas raramente pesam mais que 1 tonelada.

Com emoo ou sem emoo?
Mas o que mais empolga na F-150 Raptor como ela faz, no o quanto ela faz. O trabalho da suspenso espetacular. No asfalto, mostrou um compromisso perfeito de performance sob tocada esportiva e conforto sob conduo normal. Surpreendeu tambm na terra e na pista de piso irregular da TRW, onde se mostrou sempre facilmente controlvel e valente. A SVT no agiu sozinha ao preparar a F-150. Chamou, por exemplo, a fabricante de amortecedores de competio Fox. Feliz ideia. O componente especial, com trs vlvulas internas que controlam a passagem do leo em funo da utilizao da picape: fluxo mais livre para maior maciez e mais restrito para um comportamento mais travado. No s. Os amortecedores Fox tm ainda reservatrios suplementares para garantir um arrefecimento adequado do fluido, assegurando um trabalho linear mesmo sob uso severo.

Alis, como difcil no andar constantemente acelerando fundo, tendo nas mos um conjunto to bem acertado e cheio de flego. Mas era necessrio. As provas de consumo de combustvel, por exemplo, so realizadas com uma conduo normal, sem aceleraes bruscas ou lentido exagerada. Na simulao de trfego urbano e rodovirio, a Raptor pagou o preo do corpo pesado, apontando, respectivamente, um consumo de gasolina de 5 e 6,7 km/l. Antes do teste, pausa para um longo pit-stop de abastecimento: vazio, o tanque de combustvel engoliu quase que os seus 98 litros de capacidade, gerando uma conta de assustadores 250 reais.

H sinais do tratamento SVT tambm na cabine. O volante, por exemplo, tem uma marcao no centro do arco superior, como nos carros de competio, para dar uma referncia visual rpida ao piloto do quanto a direo est esterada. A assinatura da diviso de preparao da Ford tambm aparece no quadro de instrumentos prateado e na moldura das quatro chaves eltricas para equipamentos auxiliares no console. Itens como o teto solar eltrico (que a Ford americana chama de teto lunar) e o conjunto de som com tela de cristal lquido so vendidos como opcionais, assim como a pintura laranja metlica e os adesivos da caamba.

Mais que um modelo com possibilidade de vir oficialmente para o Brasil, a F-150 Raptor SVT deve ser encarada como uma mquina de fazer adulto sorrir, uma espcie de brinquedo grande, para gente grande, de bolso grande.



DIREO, FREIO E SUSPENSO
Para ir da docilidade ao desempenho de tirar o flego, basta pisar fundo no acelerador.
★★★★

MOTOR E CMBIO
Para movimentar as quase 3 toneladas da Raptor, o motor cobra a conta e bebe vontade. O cmbio poderia oferecer trocas sequenciais.
★★★

CARROCERIA
Descomunal, com leds na grade e adesivo na caamba, a Raptor no sabe o que ser discreta. Mas sua base no um primor de design.
★★★

VIDA A BORDO
bem equipado e tem boa ergonomia, mas a cabine privilegia os dois ocupantes da frente.
★★★

SEGURANA
Ter um carro to sob controle to importante quanto os itens de segurana convencionais.
★★★★

SEU BOLSO
Em geral, ter um veculo de importao no oficial sinnimo de preo alto na compra e baixo na venda.
★★



OS RIVAIS

Dodge Ram 2500


A marca nunca esteve to em baixa, mas a Ram ainda atrai. Tem motor diesel 5.9 de 330 cv.

Mitsubishi L200 Triton


Passa longe do porte da Raptor, mas a promessa a mesma: picape com pegada esportiva.



VEREDICTO

Optar por um carro trazido por uma importadora independente tem seus pontos negativos. A fbrica no oferece garantia e o problema com a reposio de peas uma certeza. Ainda assim, a maneira mais eficaz de ter um carro verdadeiramente exclusivo.





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