Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Sandero
  • Vezel
  • Novo Fox
  • Duster
  • HB 20
  • Golf
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Saveiro cab dupla
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | testes
Ford Edge Limited
Dezembro 2010

Ford Edge Limited

Agora com visual repaginado, o crossover tem nova chance de encarar Hilux SW4 e Veracruz

Por Pricles Malheiros | Fotos: Christian Castanho
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

A linha 2011 do Edge est mais mal encarada e isso um elogio. Apesar de ter mantido o mesmo corpo, os retoques aplicados sobretudo na dianteira deram ares de nova gerao ao pacote de mudanas que, na realidade, no vo alm de uma bem-sucedida remodelao. Conhecidos por unirem atributos dos SUVs ao conforto a bordo dos modelos de passeio, os crossovers esto conquistando cada vez mais os consumidores que no veem problema em abrir mo de um genuno devorador de trilhas. Ento, d para definir crossover como um jipo tipicamente urbano, capaz de botar lenha na fogueira de duas turmas: das vans e dos SUV. Na mira do Edge 2011, dois alvos principais: o Hyundai Veracruz e o Toyota Hilux SW4.

A grade frontal com trs lminas horizontais grandes e cromadas so a nova cara da Ford o Fusion, na remodelao aplicada no primeiro semestre de 2009, ganhou layout semelhante. Mas o destaque do Edge est no sistema de iluminao por leds, nas extremidades do para-choque frontal, em duas fileiras verticais. A novidade aposenta os antigos faris de neblina,convencionais, redondos e de moldura cromada. Os faris principais tambm so novos, com direito a uma plaqueta acrlica com o nome Edge gravado. Atrs, as mudanas foram mais discretas: para-choque, ponteira dupla de escapamento, lanternas e rgua cromada na tampa do porta-malas so novos.

O Edge 2011 ser vendido em duas verses, Limited e SEL. A primeira, topo de linha, custa 133 910 reais e tem rodas aro 20, porta-malas com movimentao eltrica da tampa, partida sem chave, cmera de r, sistema multimdia premium com tela sensvel ao toque, retrovisores externos com aviso luminoso de aproximao de veculos, bancos eltricos, revestimento interno de couro, ar-condicionado digital de dupla zona. Seu nico (e caro) opcional o teto solar panormico com acionamento eltrico, por 8 700 reais. A SEL (122 100 reais) mais simples, mas no faz feio: tem rodas aro 18, seis airbags, couro, sensor de r e som com MP3. A Ford enviou uma unidade completa para nossa avaliao.

O nvel de interao com os sistemas do carro leva o motorista a passar algumas horas brincando com o computador. Numa paleta virtual, por exemplo, esferas coloridas 3D indicam as opes de cor disponveis para a iluminao da cabine: voc toca, seleciona e as luzes de cortesia mudam de cor. Dois conjuntos de botes emborrachados no volante permitem ao piloto operar os sistemas de som e telefonia, alm do piloto automtico.

Mecanicamente, a introduo de um duplo comando de vlvulas varivel e independente trouxe, segundo a Ford, um incremento de 7% de potncia e 5% de torque, alm de 4,5% de reduo no consumo de gasolina. A explicao est no fato de que, com variao no tempo de abertura, as vlvulas de admisso e escape trabalham de forma otimizada em funo da necessidade momentnea. Se o motorista mantiver o p leve sobre o acelerador, por exemplo, o Ti-VCT (nome dado ao sistema) ajusta cada eixo de comando de modo a proporcionar um trabalho de vlvulas que priorize a economia de combustvel. J sob exigncia severa, potncia e torque passam a ser a prioridade.

Na pista, porm, ele apresentou resultados muito semelhantes aos do modelo antigo, avaliado no fim de 2008. Na acelerao, melhora de apenas 0,2 segundo (de 9,2 para 9 segundos). Quanto ao apetite, houve melhora apenas no consumo urbano (de 6,4 para 6,9 km/l) no permetro rodovirio, houve piora de 9,9 para 9,4 km/l. Os pneus de perfil baixo (245/50) dividem com a suspenso bem acertada os mritos do bom nvel de estabilidade do grandalho (4,68 metros de comprimento) e pesado (2 075 kg) Edge. Renovado, atual, mais moderno e atraente, o crossover tem uma segunda chance em sua vida no Brasil: encarar pesos-pesados japoneses e coreanos.



DIREO, FREIO E SUSPENSO
A suspenso elevada, mas a frente raspa em valetas e rampas.
★★★★

MOTOR E CMBIO
Com as mudanas, o motor est mais eficiente. O cmbio oferece trocas manuais, por meio de um boto na lateral da alavanca.
★★★★

CARROCERIA
Assim como fez no Fusion, a Ford remodelou o Edge com competncia: deu cara de nova gerao.
★★★★

VIDA A BORDO
A tela sensvel ao toque grande e com boa definio de imagens.
★★★★

SEGURANA
Airbags frontais, laterais e de cabea, ABS, controles de trao e estabilidade. No instituto americano NHTSA, obteve cinco estrelas.
★★★★★

SEU BOLSO
Como no Edge de 2008, a Ford promete custos reduzidos de peas e revises. Mas o preo continua salgado.
★★★



OS RIVAIS

Hyundai Veracruz


Custa 139 900 reais, mas seu pacote de itens de tecnologia no vai alm de som com USB e sensor de estacionamento.

Toyota Hilux SW4


O SUV da Hilux, custa 149 400 reais, mas tem algo ainda mais importante que equipamentos: fama de indestrutvel.



VEREDICTO

Ter um Edge igualzinho ao testado custa caro: 142 610 reais. Para encarar rivais tradicionais, como o SW4, a Ford agora aposta em muita tecnologia. Se voc gosta de telas coloridas e muitos recursos ao alcance das mos, o Edge uma festa.





» FOTOS


Publicidade