Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Corolla
  • Up
  • Logan
  • HB 20
  • Prisma
  • Novo Ka
  • Golf VII
  • Focus
  • Tracker
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | testes
Hyundai Azera 3.3 V6
Maro 2008

Hyundai Azera 3.3 V6

Exame de admisso: O Azera quer entrar na classe de Mercedes, BMW e Lexus. Ser que ele passa na prova?

Por Paulo Campo Grande | fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Mais potente que um Mercedes Classe C. Mais admirado que um Lexus 350. Mais espao interno que um BMW Srie 7. E o mais impressionante: o preo." O que a campanha de lanamento do Hyundai Azera - que, alm do texto acima, mostra o sed com a cidade de Detroit, bero da indstria americana, ao fundo -, tem de realidade alm da clara provocao? isso o que veremos adiante.

O Azera tem motor de alumnio 3.3 V6 de 24 vlvulas, com comando de vlvulas e coletores de admisso variveis, e gera 245 cv de potncia e 31 mkgf de torque, segundo o importador. Ele realmente mais potente que o Mercedes C280, que vem equipado com um V6 3.0 com 231 cv e 30,6 mkgf. A Mercedes pode alegar que, na prtica, os dois modelos tm a mesma relao peso/potncia, uma vez que o C 280 mais leve. Ele tem 1 555 kg, enquanto o Azera pesa 1 640 kg, o que resulta em uma relao de 6,7 kg/cv para ambos. Alm disso, o C280 vem com transmisso seqencial de sete marchas que permite explorar melhor a fora do motor que o cmbio seqencial de cinco marchas do Azera. Mas, de fato, o Azera mais potente que o Mercedes.

Em nossa pista de testes, o Azera acelerou como gente grande. Fez de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e alcanou 225,1 km/h de velocidade mxima. Nas frenagens, parou de forma exemplar. E, no consumo, se no manteve uma dieta frugal, tambm no exagerou na alimentao. Ficou com as mdias de 7 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada.

No que diz respeito comparao com o Lexus, admirao algo difcil de medir. Com modelos como o Azera e o SUV VeraCruz, a Hyundai est pleiteando uma vaga no Olimpo das marcas de prestgio, enquanto a Lexus j nasceu nesse meio, como uma estratgia da Toyota para ingressar no segmento de luxo. Mas, como medida de seu cartaz, a Hyundai apresenta os prmios que o Azera conquistou em 2007. Um deles foi o primeiro lugar no ranking de Desempenho e Design, da conceituada empresa de pesquisas americana J.D. Power. O outro foi o de Qualidade Total, da consultoria Strategic Vision, tambm americana. A Lexus pode argumentar que j venceu diversos prmios ao longo de sua histria. Mas neste momento a Hyundai que est festejando. (Voc pode consultar os resultados nos sites www.jdpower.com e www.strategivision.com).

Alemo nos detalhes
Independentemente da percepo do mercado, pode-se dizer que um carro admirado quando combina design, qualidade e conforto. E isso o Azera tem para oferecer. Seu design adota um visual clssico, como costume no segmento de luxo, mas com personalidade. A maior ousadia est na traseira, notadamente nos contornos dos pralamas e da tampa do porta-malas. Na dianteira, os faris so pequenos e quase retangulares, contrariando a liberdade de formas que se v nos novos lanaAs formas do Azera so clssicas, mas seu design tem personalidade prpria mentos da indstria. Por dentro, o painel tem design original, com a parte superior independente da frontal, unidas por um friso de madeira (rdica, segundo a fbrica). Os materiais empregados no Azera poderiam muito bem ser encontrados nos modelos topo-de-linha da Mercedes ou da BMW. Percebe-se que os projetistas do Azera no descuidaram de nenhum detalhe. Os bancos so de couro e o console central foi revestido de alumnio decorado de bom gosto. Os quebra-sis so de tecido furadinho e contam com abas, para cobrirem toda a extenso das janelas quando virados para as laterais. Os controles de volume do rdio, no volante, possuem teclas em relevo (um ressalto para aumentar e uma depresso para diminuir o som), para o motorista no precisar desviar o olhar.

O Azera oferecido em duas verses sem nomes que as identifiquem. A diferena est nos equipamentos. A bsica j bem completa: traz ar-condicionado com ajustes independentes para os dois lados da cabine, trio e bancos eltricos, sistema de som Infinity com dez alto-falantes e vidros fotocromticos (que variam a transparncia em funo da luz do dia) - mas esse recurso perde a funo quando se aplicam pelculas escuras nos vidros (como o caso do veculo avaliado). A verso mais completa, mostrada aqui, tem ainda faris de xennio, teto solar eltrico, visor LCD, disqueteira para seis CDs e bancos com memria.

Quem dirige o Azera logo aprova seu comportamento dinmico. Ele um carro confortvel, que tem a suspenso macia, mas firme. Ou seja, as estruturas (duplo A na frente e multilink atrs) filtram as imperfeies no piso, deixando a carroceria se movimentar na vertical, sem permitir oscilaes laterais ou longitudinais exageradas. Na minha opinio, trata-se do melhor acerto de suspenso que a Hyundai j fez. A direo leve, o que torna as manobras fceis de realizar. As respostas no so das mais rpidas - os donos de seds de luxo gostam de uma certa demora -, mas no chegam a ser to lentas quanto as do Toyota Camry, por exemplo (um belo carro, com um motor de 285 cv, mas sem pressa de chegar ao destino).

O Azera mais fcil de estacionar que um BMW Srie 7, dono de uma carroceria maior. Por falar nisso, a terceira afirmao do anncio parece a mais improvvel de todas. Com 4,89 metros de comprimento e 2,78 metros de entreeixos, como o Azera pode ser maior que o Srie 7, que mede 5,03 metros e tem 2,99 metros de um eixo a outro?

Cortina
Comparamos medidas dos dois veculos e tivemos uma surpresa. Apesar de ser menor por fora, o Azera maior que o Srie 7 no volume total da cabine, de acordo com a agncia americana EPA. Pelo quadro de medidas, possvel imaginar que h equilbrio entre os dois, uma vez que o Hyundai tem vantagens nas posies dianteiras e o BMW, nas traseiras. A BMW pode se valer de que imbatvel na distncia para os quadris e espao no porta-malas. Mas na soma geral de espao na cabine o Azera leva a melhor.

Quem viaja atrs tem o mesmo conforto que o motorista e o passageiro da frente. O espao para as pernas de sed grande, h alto-falantes e sadas de ar-condicionado prximas, cortina, porta-copos e cintos de segurana de trs pontos nas trs posies.

O Azera tambm bem-servido, em matria de segurana. Ele conta com freio ABS, com EBD e BAS, controle de trao e programa eletrnico de estabilidade. So dez airbags, no total.

Entre os carros mencionados na propaganda, o Azera o mais barato. Ele custa 94 800 reais na verso mais simples e 105 400 reais na completa, enquanto o Mercedes C 280 vendido por 219 900 reais, o Lexus ES 350 sai por 227 318 reais e o BMW 750i V8, ao preo de 490 000 reais. Os verdadeiros concorrentes do Azera, porm, so os modelos que disputam motoristas com oramentos mais modestos, como o Ford Fusion 2.3, por 83 620 reais, entre os mais em conta, e o VW Passat 2.0 T, por 121 760 reais, para quem pode gastar um pouco mais. A Hyundai mira nas estrelas para acertar os avies.

O anncio se esqueceu de falar da garantia de cinco anos, a maior do mercado - igual somente que ela prpria d em outros modelos e que a Kia tambm oferece. Mas a no haveria comparao...


PODER DA CANA

A matriz da Hyundai declara 234 cv de potncia para o Azera 3.3 V6. Mas, no Brasil, como a gasolina tem lcool, combustvel com efeito antidetonante, a eletrnica do carro consegue avanar a curva de ignio e extrair mais potncia do motor. Por isso, no Brasil, o Azera foi homologado com 245 cv. Quem explica o diretor de engenharia do Grupo CAOA, Jos Rodrigues Seara. Mas esse benefcio no aproveitado por todos os carros importados. Alguns modelos perdem potncia quando chegam aqui por estarem programados para rodar com gasolinas de maior octanagem que a da nossa.


AZERA - R$ 105 400
Completo, ele tem teto solar, faris de xennio, bancos com memria e disqueteira.

DIREO, FREIO E SUSPENSO
A direo leve, os freios, eficientes e a suspenso deixa o sed firme e ao mesmo tempo confortvel.
[img4]

MOTOR E CMBIO
O motor moderno e potente, e o cmbio automtico permite trocas manuais.
[img3emeio]

CARROCERIA
O estilo agrada, mas o destaque a qualidade de manufatura.
[img3emeio2]

VIDA A BORDO
H espao, conforto e segurana para todos os ocupantes.
[img42]

SEGURANA
O Azera conta com a proteo de dez airbags, ABS, EBD, BAS, TCS e ESP.
[img43]

SEU BOLSO
O preo bem atraente pelo que o carro entrega e a garantia de cinco anos um diferencial.
[img4emeio]

VEREDICTO
O Hyundai Azera um carro de boa qualidade de um pra-choque ao outro, passando pelo motor e pela cabine. Alm disso, bem equipado e confortvel e conta com garantia de cinco anos. Em resumo, ele oferece uma tima relao custo/benefcio.





» FOTOS


Publicidade