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Carros | testes
Volvo C30 2.0 16V
Novembro 2007

Volvo C30 2.0 16V

Em busca da juventude: O menor Volvo do mercado tem desenho interessante, anda bem e - que ningum nos oua - tem preo de carro nacional

Por Marcelo Moura | Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Fazer os carros mais seguros do mundo, como reza a filosofia da Volvo, um jeito de manter a participao de mercado. Afinal, cliente que permanece vivo continua comprando. S que um dia ele pra. De velhice, que seja. E nisso a montadora sueca tem problemas: a idade mdia de seu pblico alta, comparada a marcas de prestgio como BMW e Audi. Para atrair gente nova, a Volvo est trocando o discurso da segurana pelo prazer de viver e lanando carros mais jovens. O que nos leva a esse C30 2.0, o menor Volvo do mercado. Custa 89 933 reais, 34 067 reais mais em conta que o BMW Srie 1 2.0. Preo de carro nacional.

Mas ai do publicitrio que escrever, num anncio da Volvo, que o C30 barato. Preo baixo coisa para o Mille Fire. O BMW Srie 3 Compact dos anos 90 trazia apenas essas credenciais, porta-malas e preo encolhidos, e no vingou. Ento vamos combinar assim: o C30 no para quem tem 89 933 reais - para quem tem e no liga para custo-benefcio. Mede tanto quanto um Peugeot 307 mas, em utilidade, no difere muito de um Ford Ka. para casais jovens o bastante para no precisar levar nada alm de duas mochilas e o prprio ego. Charme e prazer ao dirigir, essas so as obrigaes do C30.

O desenho, trazido do carro-conceito SCC, corajoso. A parte mais bonita, na opinio do prprio carro, a traseira (pelo menos o carto de visitas que ele resolve mostrar no visor, quando ligamos o rdio). Aproveite que a Volvo oferece 14 opes de cores e escolha uma clara (como Vermelho Paixo, Prata Eltrico ou Branco Csmico), capaz de destacar o vidro traseiro. Ele a prpria tampa do porta-malas (h uma moldura de metal por baixo, mas no se v). Como ergonomia, no poderia ser pior: o acesso ao bagageiro apertado e alto demais. Como estilo, timo. O vidro pouco largo e as lanternas em L, tpicas da Volvo, reforam a impresso de que o carro tem cabine estreita e ombros largos. Esse contorno da carroceria toma a beirada do campo de viso dos espelhos externos, como num esportivo legtimo.

Os ajustes de altura manual do assento permitem posies de dirigir bastante diferentes, mas o C30 deixa claro qual a favorita dele: postura de GT (de carro Gran Turismo, no a do Vectra hatch). Pernas quase esticadas, com a cabea no muito acima da linha das janelas. Em qualquer outra, os comandos parecem um pouco fora de lugar. A cabine distinta, com desenho limpo e console central "fino" ( uma placa com dois dedos de espessura, vazada por trs). Bonito de ver, nem tanto de usar: baixar o freio de mo faz o dedo bater no console da alavanca de cmbio (machuca, de plstico rgido) e, ao engatar a primeira marcha, ligamos sem querer o modo automtico do ar-condicionado digital.

Luzes embaixo do painel iluminam o carpete bord, numa combinao que lembra um cinema antigo. Se voc achar brega, saiba que existem quatro combinaes de revestimento interno. Mas em nenhuma delas a Volvo separou um retalho para cobrir o extintor de incndio. No centro do teto, uma tampa cinza no lugar destinado luz de salo me faz lembrar que essa verso 2.0 a mais barata da linha C30. O rdio no toca MP3 e tem apenas quatro alto-falantes, mas o som que vem dali uma beleza. Pelo menos para quem senta no banco da frente.

Banco desregulado - Chegar l atrs no algo muito aristocrtico. Precisa deitar e correr o banco da frente, abaixar a cabea, pr uma perna para dentro (com cuidado para no tropear no cinto de segurana dianteiro, que atravessa o caminho), girar o corpo sobre o calcanhar e se deixar cair. S? No. Pea desculpas ao motorista, que agora precisa ajustar o banco dianteiro (mexeu, desregulou). Os vidros das janelas no abrem e, porque os ombros do Volvo so largos, a cabine ficou estreita e sobrou menos espao para os seus ombros. So dois bancos individuais, muito bonitos. Entre eles, um buraco, por onde a bagagem pode escapar - bem feito, ningum mandou levar o porta-malas de 224 litros a srio. Charme e prazer ao dirigir, essas so as obrigaes do C30.

O C30 usa a plataforma do Focus europeu, de segunda gerao, ainda melhor que o nosso. Suspenso, direo e alavanca de cmbio no tm a preciso encontrada no BMW Srie 1 2.0. Mas esse Volvo tolera melhor o asfalto crocante de nossas ruas e anda bem mais rpido. Em Limeira, foi aos 100 km/h em 9,9 segundos, contra 11,5 do BMW. Anda junto do Focus, o mais esperto da turma de hatches mdios que mediu foras na edio passada. Nenhum rojo, mas encanta pelo funcionamento suave e constante. Lembra um motor japons - alis, mesmo, de origem Mazda. Trata-se do 2.0 Duratec que ns usamos no Focus e no EcoSport. Ou seja, esse C30 um sueco com peas de carro local, e isso vai baratear a manuteno. Tomara que a vantagem econmica no afaste o pblico-alvo desse carro to excntrico e interessante.


DIREO, FREIO E SUSPENSO
O C30 um Focus melhorado. gil nas respostas e claro na comunicao, sem desconforto.
★★★★★

MOTOR E CMBIO
No faz voar, mas vigoroso e esperto - em sintonia com freio, direo e suspenso.
★★★★

CARROCERIA
Slida como um cofre de banco e criativa.
★★★★

VIDA A BORDO
Portas dianteiras grandes, porta traseira pequena, acesso ruim ao banco de trs... O C30 no nenhuma minivan, embora nisso esteja a graa do carro.
★★★

SEGURANA
ABS, EBD, seis airbags e cinco estrelas no EuroNCap, alm de detalhes como o painel anti-reflexo. Mas muito estranho o C30 no reclamar quando o carona viaja sem cinto de segurana.
★★★★

SEU BOLSO
Sem tradio nesse mercado, a Volvo no est cobrando pelo status da marca. O preo justo pelo refinamento que o C30 entrega. E bom ter motor de carro nacional.
★★★★


OS RIVAIS


- BMW 120i 2.0
Mesmo lento em linha reta, o mais esportivo: trao traseira, peso perfeitamente distribudo entre os eixos... Custa 38% mais caro, mas BMW.


- Citron C4 2.0
Custa menos, mais equipado e ainda mais estiloso que o Volvo. Mas um carro comum, ainda que bom. C30 e 120i tm construo mais refinada.


VEREDICTO

A preo de carro (caro) nacional, o C30 traz refinamentos dignos do mundo dos BMW, Audi e Mercedes. Consegue a proeza de ser arrojado usando os mesmos elementos que caracterizam os carros caretas da Volvo. S faltou ousar no estilo da parte da frente.





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