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Carros | testes
Ford EcoSport 1.6 XLT Freestyle
Novembro 2007

Ford EcoSport 1.6 XLT Freestyle

Eco do silncio: O melhor do novo EcoSport voc no v. E, melhor, nem ouve

Por Marcelo Moura| fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

O destaque do novo EcoSport no est nos belos faris espichados. Verses, motores e at mesmo o preo continuam como estavam, ento tambm no isso. A grade inspirada na F-150 americana mostra a inteno de se aproximar da linha de utilitrios da marca, como tambm far a futura Courier, mas... Das 230 peas novas da linha 2008, a mais importante o parafuso de borracha que fica acima do pra-choque traseiro, no lado direito. Parece um cogumelo grado. Esse cogumelo vem absorver a pancada que voc d ao fechar o porta-malas, papel que antes era cumprido pela borracha de vedao. Depois de alguns meses apanhando, a guarnio perdia a flexibilidade e parava de vedar a tampa. A vibrao da porta traseira, de 50,3 quilos, a principal fonte de rudos indesejveis do EcoSport.

Mais que CrossFox ou Idea Adventure, o maior rival do EcoSport nasceu na prpria Ford. um fantasma que atende pelo apelido "NhecoSport". Ele fruto da equao "carro novo + fbrica nova + mtodo de produo inovador + mo-de-obra inexperiente + equipe de engenharia local reduzida + forte conteno de custos". Em 2003, escolhemos o EcoSport como a Melhor Compra. Era o tipo de carro que todos queriam, um jipinho, muito mais barato que os importados. Seguimos nosso prprio conselho, compramos um para o Longa Durao e, a exemplo de centenas de consumidores, ficamos decepcionados. Ento, pouco adianta falar das mudanas de estilo da linha 2008 sem responder qual dos dois prevalece hoje em dia, Eco ou Nheco.

Ao abrir a porta, a cabine parece melhor. O painel ganhou sadas de ventilao vistosas, com aros prateados, e marcadores de combustvel e temperatura com ponteiros, mais visveis que os digitais. a receita do novo Fiesta, mas com outro tempero. Velocmetro e conta-giros do jipinho moram sob a mesma cobertura, em vez de terem canhes separados. So exclusivos do Eco os botes de vidro eltrico mais seguros, em forma de vrgula (que voc puxa para subir), e a bola da alavanca de cmbio com aplique cinza. Se bem que ela se parece muitssimo com a do Prisma... "Copiamos do Fiesta europeu, que veio primeiro", diz Joo Marcos Ramos, gerente de design. "Se eles copiaram da gente..." Do pequeno Chevrolet tambm vem a textura usada na faixa horizontal que passa a cruzar o painel e se estende pelos novos acabamentos de porta. O plstico o mesmo, mas parece mais convidativo. "As ranhuras que imitam couro ganharam quinas mais arredondadas", afirma Ramos. "Voc no consegue ver, mas percebe." Abrutalhada, a cabine ganhou um jeito de Land Rover.

Os bancos dianteiros agora tm assento mais largo e com abas pronunciadas, que seguram melhor o corpo. Ele vem se juntar ao encosto, que cresceu no ano passado. Falta providenciarem uma plataforma para o p esquerdo, pois a caixa de roda no oferece apoio. H algum tempo o forro do teto j no foge para cima, quando apertamos o interruptor da luz interna, e agora o carpete ficou mais felpudo. A empresa diz que adotou mantas de isolamento acstico mais espessas (passaram de 900 para 1 100 gramas por metro quadrado), a fim de trazer a to almejada paz interior.

"Sim, ns estamos admitindo, o EcoSport tinha problemas de rudo", diz Nahuel Osanai, gerente de projeto da Ford. "Mas fizemos diversas alteraes para resolver isso." Nada contra o senhor Osanai, mas eu estava no evento de lanamento, em 2003, e o discurso era igualmente otimista. Precisamos ver como as novidades se comportam na rua.

Chave no contato, vejo que o controle remoto do alarme do EcoSport no fica mais batucando na coluna de direo. Era irritante pelo barulho em si e pelo quanto aquilo era fcil de resolver. Finalmente puseram uma tira de borracha. O passeio comea numa ladeira ngreme, e percebo que no preciso carregar no pedal de embreagem como eu fazia no nosso Eco de Longa Durao. As duas primeiras marchas foram encurtadas, nessa verso 1.6. No teste de 0 a 100 km/h, em Limeira, o modelo 2008 foi 1,4 segundo mais rpido que o 1.6 flex que testamos h um ano. bastante coisa.

Mas o mais impressionante nesse EcoSport cedido pela montadora nem subir ladeiras. cair em buraco e no ouvir um estrondo. "Como parece slido!", comentou um colega de redao. Para ns, que tivemos um legtimo NhecoSport, aquilo era demais. Ser que esse veio premiado?

Levamos o EcoSport novo e um antigo ao Centro de Experimentao e Segurana Viria (Cesvi), especializado em bater e desmontar carros e propor solues. Desmontaram painel, forraes e lataria, olharam tudo com lupa e trouxeram o resultado: "Esse Eco no tem improvisos para abafar rudo", diz o tcnico Felcio Flix. O que ele traz so melhorias pequenas e invisveis, para acabar com a impresso de que "bate tudo". O porta-luvas do antigo era sustentado por uma tira de metal liso, pelo lado direito. Essa tira quase dobrou de espessura e ganhou a companhia de outra, pelo lado esquerdo. O painel de instrumentos, que era fixado por apenas dois parafusos prximos, agora tem quatro, simetricamente afastados. Os painis de porta agora tm as beiradas em forma de saias, para amortecer o choque com a lataria e dar presso na montagem. "Pode acabar trazendo rangido, porque aumentou a rea de contato, mas uma tentativa de evitar impacto", diz o supervisor Eduardo Fernandes. E vai dar certo? "Se vai ser suficiente em todas as situaes, a longo prazo, nem a Ford deve saber. O melhor laboratrio a rua", diz. "Mas, sem dvida, o carro est mais bem preparado."

Dirigia com o pensamento ocupado, a caminho de casa, tentando achar a nova posio do EcoSport no meu ranking pessoal. O silncio diante dos buracos comeou a incomodar, ento liguei o rdio. Passava o Campeonato Brasileiro. O Palmeiras perdia em casa para o Nutico, trocou dois jogadores no intervalo e virou a partida. O comentarista da emissora clareou minhas idias: "No venham me dizer que o tcnico um gnio, por conseguir mudar o panorama do jogo. Ele entrou em campo com o time errado e apenas corrigiu a escalao". isso a. O EcoSport no virou uma maravilha da natureza, mas agora entrega o que se espera dele. Se voc for seduzido pelos novos faris, pode ir em frente sem tanto medo de se decepcionar.


MEDIDAS DE IMPACTO


1. Instrumentos presos por 4 parafusos, em vez de 2.
2. Borracha entre a coluna de direo e o controle da chave.
3. Mais forro anti-rudo.
4. Mecanismo de recirculao do ar simplificado.
5. A estrutura em "H" sob o console foi reforada com dobras.
6. Nova tira apia o porta-luvas no "H".
7. Tira de apoio do porta-luvas lateral ganha vinco e maior espessura.


DIREO, FREIO E SUSPENSO
Deram mais assistncia ao freio, mas continua borrachudo. No carro para quem ama dirigir.
★★★

MOTOR E CMBIO
Encurtar primeira e segunda marchas trouxe um vigor que fazia falta. O motor tradicional. Consegue alta potncia ao privilegiar o ajuste do lcool, no sistema flex.
★★★★

CARROCERIA
Fonte do sucesso e dos problemas do carro. A reforma manteve o lado bom, a beleza, e se esfora em resolver os problemas de rudo.
★★★★

VIDA A BORDO
Est mais quieta, e isso uma evoluo e tanto. Finalmente alargaram o assento do banco, mas falta um apoio para o p esquerdo.
★★★★

SEGURANA
Freio insensvel, direo leve e carroceria pouco afeita a manobras de emergncia. O Freestyle no traz ABS ou airbag.
★★★

SEU BOLSO
A reforma traz flego ao campeo de vendas. As mudanas no acabamento do robustez ao carro, o que ajudar a manter o valor de revenda.
★★★★


SATLITE FORA DE RBITA


O EcoSport XLT 2.0 16V no mudou na parte mecnica. No visual, igual ao 1.6 testado, mas sem a pintura grafite em rodas, retrovisores, grade e frisos laterais. E o volante com airbag agora diferente, gorducho. A novidade em equipamentos vem num pacote de 600 reais: comando satlite do rdio (do lado errado, esquerda, porque veio do Focus e este originalmente tem mo inglesa), computador de bordo e alerta de velocidade. Falta o piloto automtico.


OS RIVAIS


- VW CrossFox
A reforma da linha 2008 no curou sua falta de requinte. o mais barato a ter estepe fora e o que segue mais de perto as vendas do EcoSport.


- Fiat Idea Adventure
Vem bem equipado de fbrica e traz solues prticas, como estepe externo protegido pela trava eltrica e espelhinho para vigiar o banco de trs.

VEREDICTO
O estilo do EcoSport estava menos cansado que o do Fiesta e talvez por isso sua reforma, leve como a do irmo, seja mais eficiente. admirvel o esforo da Ford em resolver falhas de acabamento. No fazem do Eco 2008 um carro excelente, mas ele j no apenas um rostinho bonito.





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