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Carros | testes
Ferrari F430 x Lamborghini Gallardo x Porsche 911
Outubro 2007

Ferrari F430 x Lamborghini Gallardo x Porsche 911

Quem disse que Lamborghini, Porsche e Ferrari so brinquedos para passear no fim de semana? Testamos trs monstros do GT3, um luxo de campeonato

Por Adriano Griecco | fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Poucos objetos so mais bem cuidados por seus donos que Porsche e Ferrari. Deixar o brinquedinho no tempo? Nem pensar. E quando riscam, ento? veia saltada na testa e pintura nova no dia seguinte. No entanto, alguns poucos proprietrios no ligam se os carros voltarem arranhados do passeio dominical. So os pilotos da GT3, categoria que rene os superesportivos mais rpidos do mundo, agora disputada no Brasil.

Mquinas do naipe de Ferrari F430 Challenge, Lamborghini Gallardo, Dodge Viper e Porsche 911 fazem a festa. H quem garanta que, em breve, um Corvette C6 vem se juntar ao grupo. Para conhecer melhor quem quem na hora de pisar fundo, andamos em trs dessas feras. Lamborghini, Ferrari e Porsche. O Viper, devido a um acidente na etapa de Curitiba, no pde comparecer ao encontro.

Confesso que foi difcil acreditar na cena: a viso daqueles trs monstros - que custam entre 200 000 e 250 000 euros - no familiar campo de provas de Limeira, no interior de So Paulo, um oval de 4 quilmetros de extenso com duas curvas inclinadas. Se este fosse um teste dos carros da Nascar, seria perfeito. Mas deu para me divertir com os superesportivos.

Dos trs, o Porsche o nico que sai pronto de fbrica. Isso mesmo. Como a marca alem tem uma categoria (chamada Porsche Cup, que tambm corre no Brasil), ela quem prepara os carros. Motor, freio e suspenso so modificados e os carros recebem kits aerodinmicos especialmente desenvolvidos. Tambm o interior adaptado, recebendo santantnio, bancos e instrumentos. O Porsche sai de Stuttgart, na Alemanha, pronto para as pistas de corrida.

O Lamborghini tambm feito na Alemanha. Calma, a marca continua italianssima, apesar de fazer parte do Grupo VW. que a fbrica no produz seus carros de competio. a equipe Reiter Engineering quem tem a misso de desenvolver, produzir e comercializar o Gallardo. Os carros so entregues para a Reiter sem bancos, tapearia e revestimento das portas. No comeo do ano, a procura foi tanta (alm do campeonato brasileiro existem o alemo, o ingls e o europeu) que a Lamborghini entregou carros de concessionrias para a equipe preparar.

J a Ferrari vem da Sua. montada sobre a F430 Challenge - uma verso mais esportiva da 430 - pela Kessel Racing, outra equipe de competio. No Brasil, ela o modelo mais numeroso. Existem outras quatro iguais a esta - quase, so vermelhas - competindo no certame. Assim como o Gallardo, a Ferrari mantm o motor de rua, mas recebeu alteraes mecnicas para coloc-la no mesmo nvel dos rivais.

Nem preciso dizer que o visual dos carros impressiona. O Gallardo, alm das linhas angulosas, ostenta um gigantesco aeroflio traseiro com mais de 2 metros de largura. O da Ferrari tambm no fica atrs em termos de tamanho e em opes de regulagem de altura e de inclinao - so mais de dez combinaes. Dos trs, o Porsche o mais tmido. Por ter um aeroflio menor e visual mais conhecido, no aparenta a mesma imponncia encontrada nos outros dois.

O interior tpico de carro de corrida, mas menos espartano do que se poderia esperar. Os trs usam acrlico em lugar de vidro nas laterais, com uma pequena janela para os pilotos receberem ar fresco. Parece bobagem, mas no interior a temperatura dos GT3 beira os 45 C, nos dias mais quentes. Pelo menos no so os 60 C que fritam os pilotos da Stock Car.

Na hora de entrar nos carros, a Ferrari quem mais d trabalho. O piloto apia o p no banco e s ento embarca o tronco e a cabea. Para sair o mesmo procedimento, s que ao contrrio. Achou fcil? V fazer isso em menos de 40 segundos depois de ter pilotado por quase meia hora.

Tremedeira
Dos trs, o Lamborghini o que tem o interior mais caprichado. Se no Porsche e na Ferrari voc v o assoalho, no Lambo ele coberto por uma fina placa de fibra de carbono, dando aspecto mais limpo. Fora isso, a engenharia comum. Todos mantm o painel original, incluindo as sadas de ar. Na Ferrari ele revestido de uma fina camura. No Porsche e no Lambo, de couro de primeira. Os trs utilizam, no lugar dos tradicionais marcadores, uma nica pea, digital, que indica tudo. Da rotao do motor at a velocidade, a temperatura e em que marcha o carro est. Nem preciso dizer que a posio de dirigir baixa e que a visibilidade traseira precria, parte pela tremedeira, parte pelo grande aeroflio.

Para ligar, a seqncia universal. Gire a chave geral (no Gallardo h um outro boto), acione a ignio e pressione o boto Start. A partir da, a tendncia que voc fique surdo. O ronco toma conta da cabine. E cada carro tem um ritual diferente para comear a andar. Na Ferrari, voc engata a marcha puxando a borboleta do lado direito. No h pedal de embreagem. acelerar e pronto. O Gallardo pede mais cuidado. Pise na embreagem, aperte um boto (o AGS, que funciona como dispositivo de segurana) e engate a primeira. A, solte o pedal como em um carro de rua, lentamente. O Porsche o mais tradicional. Voc pisa na embreagem e puxa a alavanca de marchas para trs com fora. Ouve-se um tranco - na primeira vez achei que tinha quebrado algo - e solta-se o p queimando a embreagem e com receio de deix-lo morrer.

Uma vez com o carro em movimento, s alegria, qualquer que tenha sido sua escolha. O Porsche tem motor boxer de seis cilindros, 3,6 litros e 415 cv. Nas estradas, se fosse permitido, chegaria aos 254 km/h. Foi o que conseguimos andar com o carro na pista de Limeira, na iminncia do corte eletrnico do motor. A explicao: este 911 tem relaes de marchas mais curtas, para que o piloto ganhe tempo nas sadas de curva e aproveite melhor a faixa de torque do motor. Em Curitiba, na ltima etapa, um modelo semelhante chegava ao fim da reta a 238 km/h. Segundo a fbrica, este Porsche leva 4,1 segundos para chegar aos 100 km/h - no pudemos fazer essa medio sob risco de danificar a embreagem, pois esses carros largam em movimento. Dos trs, o que menos anda e o mais brusco na interao homem-mquina: o engate da alavanca pede deciso e fora e os pedais de embreagem e freio - que oferece menos modularidade que nos rivais - so pesados. Em relao ao Gallardo, o Porsche leva 8 dcimos de segundo na retomada de 60 a 100 km/h, precisando de 3,1 segundos para completar o teste. Claro que tais nmeros no podem ser analisados isoladamente, quando falamos de corrida. A estabilidade em curvas outro fator importante. E, nesse aspecto, a Porsche sabe o que faz. O 911 gruda nas curvas, mesmo sendo mais arisco e respondendo de forma mais nervosa que Ferrari e Lamborghini.

Sinfonia
Por dentro, a Ferrari tem o melhor ronco dos trs, e suas marchas entram com suavidade semelhante de um carro de rua. O motor V8 de 490 cv leva o blido da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4 segundos, tambm segundo a fbrica. E, das trs retomadas que fizemos, a Ferrari foi melhor em duas. Em relao Challenge, a de competio utiliza o mesmssimo motor, mas tem as trs ltimas marchas mais curtas para, assim como no Porsche, privilegiar as sadas de curva. Em Limeira, esta 430 chegou a 261 km/h. No fim da reta do autdromo de Curitiba, ela passava a 247 km/h. Alm da alterao no cmbio, molas e amortecedores foram desenvolvidos para competio. Mas esta 430 tem uma peculiaridade. Para equalizar o desempenho, a organizao no permitiu que ela utilizasse seus freios com discos de carbono - item de srie na Challenge de rua. Com isso, a marca colocou discos de ao. E, vindo a 120 km/h, parou em 44,3 metros. Alguns carros "civis" precisam de 15 metros a mais para frear, mesmo equipados com ABS.

O Gallardo quem est dominando o campeonato. De quatro provas disputadas, venceu trs. Este blido italiano tem motor V10, 5 litros e 500 cv. Seu 0 a 100 km/h tambm est na casa dos 4 segundos e, assim como a Ferrari, mostrou muita disposio nos testes de retomada que fizemos. Foi a melhor na retomada de 40 a 80 km/h, levando 2,6 segundos. Comparado Ferrari, os trancos nas trocas de marcha so um pouco mais fortes, mas no incomodam como os do Porsche. Em relao ao Gallardo de fbrica, o de competio tem trao traseira - integral no de rua -, cmbio com a quinta e a sexta marcha mais curtas, com borboletas atrs do volante, e molas e amortecedores especialmente desenvolvidos para corrida.

Os trs andam muito. Dizer qual deles o melhor arriscado, at porque os resultados de um carro de corrida dependem muito do piloto e do desenvolvimento da equipe ao longo da temporada. No d para esquecer que nessa briga ainda h o Dodge Viper, que ganhou uma etapa este ano. Se eu tivesse que escolher um, ficaria com o Gallardo. Ou com a 430. Por ora, ambos tm presena garantida na estante de casa. Bem, apenas por uma questo de coerncia, ser que no d para ficar com os dois?


911


Motor: 6 cilindros, boxer; 3598 cm3
Potncia: 415 cv a 7300 rpm
Torque: 40,8 mkgf a 6500 rpm
Peso: 1 150 kg
Dimenses: comp., 443 cm; alt., 125 cm; larg., 196 cm; entreeixos, 237 cm
Desempenho: 0 a 100 km/h em 4,1 s*;
3 de 40 a 80 km/h em 3,2 s
4 de 60 a 100 km/h em 3,1 s
5 de 80 a 120 km/h em 2,6 s
Frenagem 120 km/h a 0 em 48,9 m


F430


Motor: V8 a 90; 4308 cm3
Potncia: 490 cv a 8500 rpm
Torque: 47,4 mkgf a 5250 rpm
Peso: 1 220 kg
Dimenses: comp., 455 cm; alt., 120 cm; larg., 199 cm; entreeixos, 260 cm
Desempenho: 0 a 100 km/h: 4,0 s*;
3 de 40 a 80 km/h: 3,1 s
4 de 60 a 100 km/h: 2,1 s
5 de 80 a 120 km/h: 2,2 s
Frenagem 120 km/h a 0: 44,3 m


GALLARDO


Motor: V10 a 90; 4961 cm3
Potncia: 500 cv a 7800 rpm
Torque: 52 mkgf a 4500 rpm
Peso: 1 280 kg
Dimenses: comp., 430 cm; alt., 110 cm; larg., 192 cm; entreeixos, 256 cm
Desempenho: 0 a 100 km/h: 4,0 s*;
3 de 40 a 80 km/h: 2,6 s
4 de 60 a 100 km/h: 2,3 s
5 de 80 a 120 km/h: 2,5 s
Frenagem 120 km/h a 0: 45,4 m





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