Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Sandero
  • Vezel
  • Novo Fox
  • Duster
  • HB 20
  • Golf
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Saveiro cab dupla
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | testes
Chevrolet Corsa 1.4 Premium
Julho 2007

Chevrolet Corsa 1.4 Premium

Aquecimento saudvel: Com o novo motor 1.4, a linha Corsa fica mais atraente para disputar o mercado em ebulio

Por Paulo Campo Grande | Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Est comeando a ficar divertido ser comprador de carro no Brasil. A concorrncia entre as fbricas est fazendo com que elas tentem satisfazer cada vez mais os nossos desejos, pedindo cada vez menos em troca. Reparou como o nmero de opes est aumentando? E o que dizer dos prazos de garantia ampliados e da quantidade crescente de equipamentos de srie a bordo? embalada por esse esprito competitivo que chega ao mercado a linha Corsa 2008. A General Motors repaginou a oferta de verses, disponibilizou o motor 1.4 do Prisma para o Corsa, o Corsa Sedan e Montana e, em conseqncia disso, promete deixar a linha com preos mais atraentes.

At o fechamento desta edio, a empresa ainda no havia divulgado os valores, mas sinalizava que o Corsa hatch 1.4 deveria chegar s lojas com preos a partir de 32000 reais, na verso Maxx.

Na linha 2008, o Corsa no ter mais diversas verses de acabamento com nmero de pacotes de equipamentos tendendo ao infinito. O Corsa passa a ser vendido nas verses mais simples Joy e Maxx, quando equipado com o motor 1.0; Maxx e Premium, com motor 1.4; e as mais completas Premium (sed) e SS (hatch), quando o motor for o 1.8. Os preos variam de 29 800 reais, para o hatch 1.0 Joy de trs portas, at cerca de 53 000 reais, para o sed 1.8 Premium completo. A unidade mostrada aqui um hatch 1.4 Premium, com preo estimado em 34 000 reais, sem opcionais.

A Montana ter apenas duas verses: 1.4 Conquest e 1.8 Sport. A GM estima que as verses 1.4 respondero por cerca de 60% das vendas da linha Corsa e Corsa Sedan 2008, enquanto as verses 1.0 ficaro com 30% e as 1.8, com 5%. No caso da Montana 85% sero 1.4 e 15%, 1.8.

Segundo a GM, as mudanas na linha Corsa 2008 vieram para atender o segmento de veculos "compactos no populares" - modelos equipados com motores acima de 1.0 e abaixo de 1.8 -, que estaria em franca expanso. "Nossas pesquisas indicam que muitos proprietrios de veculos 1.0 anseiam por uma evoluo no quesito motorizao", afirma o vice-presidente da empresa, Jos Carlos Pinheiro Neto. Mais que isso, porm, as novidades reposicionam a linha Corsa no mercado com mais chances de competir com os concorrentes tradicionais - como o Fiat Palio e o Peugeot 206, que j contavam com motor 1.4 - e com os que esto chegando agora, como o Renault Logan.

A principal novidade do Corsa 2008 o motor 1.4 Econo.Flex, que foi lanado com o Prisma, no fim de 2006, e que na passagem para o Corsa ganhou 8 cv - agora entrega 105 cv de potncia, ante 81 cv do Palio e 82 do 206, rodando com lcool. O Prisma, por enquanto, fica como est, com 97 cv. A GM ter que desenvolver um novo coletor de admisso especfico para o Prisma, que tem menos espao que o Corsa no cofre do motor.

Visualmente, a GM fez um bom caldo com componentes que j possua em casa. Os faris e o prachoque dianteiro vieram da Montana Sport. As lanternas traseiras escurecidas so do Corsa SS. Indito, mesmo, s o friso cromado na dianteira, que inaugura, no Brasil, o novo estilo das grades dos Chevrolet no mundo. At o fim do ano outros modelos da linha tambm adotaro esse ornamento. Internamente, mudou o tecido dos bancos e o grafismo dos instrumentos, no painel. E s.

No houve alteraes em partes do carro como suspenso, freios e sistema de direo. O Corsa continua sendo um compacto confortvel, com bancos macios e suspenso tolerante, que permite que a carroceria balance nas curvas, mas no deixa o motorista perder o controle da direo.

Surpresa na pista
O primeiro contato que tivemos com o Corsa 2008 foi no Campo de Provas da GM, em Indaiatuba. L, em uma pista que simula uma serra (a famosa pista D-1), o Corsa demonstrou valentia ao subir um trecho em terceira marcha, com duas pessoas a bordo e o ar-condicionado ligado. Nessa hora, o motor se valeu do torque, que tambm cresceu em relao ao que havia na verso anterior. O volume subiu de 12,8 mkgf a 3 200 rpm para 13,4 mkgf a 2 800 rpm. J na pista da TRW, onde realizamos as medies de desempenho, o carro nos surpreendeu ainda mais. Nas provas de acelerao de 0 a 100 km/h, ele fez o tempo de 11,8 segundos, rodando com lcool, ficando apenas 0,4 segundo atrs do Corsa 1.8 testado por ns em setembro de 2004. Em relao ao Prisma, avaliado em novembro de 2006, o progresso tambm foi grande. O Prisma gastou 12,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.

No que diz respeito ao consumo, o Corsa 1.4 demonstrou que seu preparo fsico est mais adequado s distncias urbanas, onde precisa de menos energia, do que s rodovirias. Na cidade, ele conseguiu a mdia de 7 km/l, igualando-se ao Corsa 1.0, que obteve o mesmo consumo em nossa pista. Na estrada, a mdia foi de 9,7 km/l, ficando mais prximo do Corsa 1.8, que fez 10 km/l. O Prisma, testado no lanamento, se saiu melhor nos testes de consumo: rodou 8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Isso porque ele mais leve. Ele pesa 905 quilos, ao passo que o Corsa tem 1056 quilos.

Com o motor 1.4 na linha, o Corsa vai medir foras com os rivais diretos, equipados com motor de mesmo tamanho - Fiat Palio, Peugeot 206 e Citron C3 -, enquanto a picape Montana encara a Fiat Strada. Vai faltar a Meriva, que atualmente s sai com motor 1.8, para a GM se igualar concorrente Fiat, com a minivan Idea em verses 1.4 e 1.8. Segundo a engenharia, que j avaliou essa alternativa, o casamento entre motor e carroceria tem futuro, mas a bno das alianas ainda depende de estudos dos outros departamentos da fbrica, como o de marketing. Considerando que as fbricas esto fazendo de tudo para mimar o mercado, isso pode ser apenas uma questo de tempo.


ENERGTICO


O motor ganhou cabeote com acionamento de vlvulas roletado (para diminuir o atrito), alm de tuchos e vlvulas menores (menos peso) e tambm coletor de admisso de plstico (mais leve e com menor resistncia ao fluxo). O acelerador eletrnico, do tipo drive-by-wire, o que proporciona aceleraes mais progressivas e favorece a economia de combustvel. Por fim, a central eletrnica teve seu software modificado, beneficiando, entre outras coisas, a partida a frio. Segundo a fbrica, o sistema s ir adicionar gasolina quando a temperatura ambiente for menor que 8 C. No modelo anterior esse limite era de 18 C. Isso possvel fazendo com que o motor d cerca de duas voltas antes da injeo, o que provoca o leve aquecimento das cmaras, segundo um engenheiro. Dessa forma, o reservatrio de gasolina ficou menor. Ele tem capacidade para meio litro, enquanto o mais comum so 2 litros.


A LINHA


Com o motor 1.4, o sed e a picape tambm ficaram mais baratos

O Corsa Sedan incorpora as mesmas mudanas comuns a toda a linha Corsa, como o friso na grade dianteira e a nova tipologia para as letras que identificam os modelos e as verses, mas traz as lanternas traseiras exclusivas no desenho e na colorao vermelha. Na Montana Conquest os pra-choques e retrovisores so escuros, enquanto na Sport so pintados da cor da carroceria.


CORSA - R$ 35 000
Este o preo estimado da verso 1.4 Premium testada. A mais simples, 1.4 Maxx, deve sair por 32 000 reais.

DIREO, FREIO E SUSPENSO
A suspenso garante conforto, a direo indireta e o freio cumpre seu papel com eficincia.
★★★

MOTOR E CMBIO
O motor 1.4 valente e econmico e est bem casado com o cmbio.
★★★★

CARROCERIA
Seu projeto est defasado, em relao ao modelo europeu. Mas as mudanas visuais caram bem.
★★★

VIDA A BORDO
A unidade avaliada agradou pela qualidade do acabamento, pelo espao interno e pelos bancos confortveis.
★★★★

SEGURANA
Freou bem durante o teste. Entre os itens de srie, o destaque so os pedais desarmveis.
★★★

SEU BOLSO
Mesmo sem ter o preo oficial divulgado, o fato de ganhar uma motorizao intermediria j uma boa notcia para quem procura um modelo no segmento do Corsa.
★★★★


Ficha tcnica

Bolso
Na cidade, o consumo foi o mesmo de um modelo 1.0. Na estrada, igualou-se s verses 1.8.
Preo do carro (estimado) (reais): 35 000
Garantia: 1 ano sem limite de km
Nmero de concessionrias: 500
Consumo cidade (km/l): 7,0
Consumo estrada (km/l): 9,7
Tanque de combustvel/autonomia (l)/(km): 44 / 426,8

Conforto
Ar-condicionado/direo assistida: O √
Rodas de liga leve/pintura metlica: O √
Preparao para som/CD player: √ -
Vidros/travas eltricos: √ √
Espelhos/teto solar eltrico: √ -
Banco traseiro rebatvel/ bipartido 2/3 / 1/3: √ √
Cmbio automtico/cruise-control: - -
Computador de bordo/bancos de couro: - -

Segurana
ABS/BAS/EBD: - - -
Controle de trao/estabilidade: - -
Airbags (frontais/laterais/cabea): - - -
Encosto de cabea/cinto de 3 pontos para 5 passageiro: - -
Alarme/imobilizador/brake-light: - √ √

Desempenho
Na pista, o Corsa 1.4 foi mais rpido que o Prisma e encostou nas marcas conseguidas pelo Corsa 1.8.
0-100 km/h (s): 11,8
0-1000 m (s): 33,7
3 40 a 80 km/h (s): 7,9
4 60 a 100 km/h (s): 12,7
5 80 a 120 km/h (s): 21,0
Velocidade mxima (km/h): 177
Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m): 67,4 / 27,8 / 16,6
Rudo interno PM/RPM mx (dBA): 48,8 / 69,9
Rudo interno 80/120 km/h (dBA): 61,2 / 69,6
Velocidade real a 100 km/h (km/h): 95

Ficha tcnica
A verso avaliada estava equipada com pneus 185/60 R14, que so itens opcionais.
Motor/posio: dianteiro / transversal
Construo/cabeote/cilindrada (cm3): 4 cilindros em linha / SOHC / 1 389
Dimetro/curso (mm): 77,6 / 73,4
Taxa de compresso: 12,4:1
Potncia (cv a rpm) (A/G): 105 / 99 a 6 000
Torque (mkgf a rpm) (A/G): 13,4 / 13,2 a 2 800
Cmbio (tipo/marchas/trao): manual / 5 / dianteira
Direo (tipo/n voltas): hidrulica / 3 1/4 voltas
Suspenso dianteira: independente tipo McPherson
Suspenso traseira: eixo de toro
Freios (dianteiro/traseiro): disco ventilado / tambor
Pneus: 175/65 R14

Dimenses
Comprimento/entreeixos (cm): 383 / 249
Altura/largura (cm): 143 / 164
Porta-malas (litros): 432
Peso (kg): 1056
Peso/potncia (kg/cv) (A/G): 10 / 10,7
Peso/torque (kg/mkgf) (A/G): 78,8 / 80
Dimetro de giro (m): 10,7

OS RIVAIS


- Palio 1.4 ELX 4p: bem equipado e tem preo bsico, de 32 200 reais, mais interessante. Mas seu motor, com 81 cv, menos potente.


- Peugeot 206 1.4: Sensation Bsico, tem o preo mais atraente do segmento, embora seja menos equipado que os rivais. Seu motor tem 82 cv.

VEREDICTO
O motor 1.4 honesto, leva o carro com valentia e tem a vantagem de ser econmico. Alm disso, ele permite a oferta de uma verso intermediria na linha Corsa. Falta saber se o preo dos modelos 1.4 ser mesmo interessante como a fbrica apregoou no lanamento, antes de divulgar os valores.





» FOTOS


Publicidade