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Carros | testes
Mitsubishi L200 Outdoor HPE
Fevereiro 2007

Mitsubishi L200 Outdoor HPE

Razes na terra: Ela bem equipada, tem preo competitivo e um f-clube fiel a seu estilo utilitrio e esportivo

Por Adriano Griecco | Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Pode no parecer, mas a Mitsubishi L200 j est entre ns desde 1992, quando comeou a ser importada. A partir de 1999, passou a ser produzida por aqui na fbrica de Catalo, em Gois. A ltima vez que andamos numa Mitsubishi L200 foi em 2001 (Impresses ao Dirigir, edio de julho), quando a picape sofreu sua primeira reestilizao, j pelas mos dos designers brasileiros. Mas talvez voc no se lembre do nico teste que fizemos com ela, um comparativo com a tambm recm-chegada Toyota Hilux 2.8 Diesel, em dezembro de 1992. Tempos depois, a Mitsubishi parou de disponibilizar seus utilitrios para a imprensa. Alguns leitores at achavam que no simpatizvamos com a marca e por isso a deixvamos fora dos nossos comparativos. Longe disso. Com nmeros de venda sempre prximos dos da Ranger - ela chegou a passar a rival em 2004 - e dos da agora renovada Hilux, a Mitsubishi L200 teria lugar garantido.

Como a poltica da empresa permanece a mesma, o carro que voc v nas fotos pertence a um leitor que, apaixonado pela picape (j sua terceira L200), nos emprestou o carro para o teste, com a condio de que ele pudesse acompanhar os procedimentos de perto. um modelo 2007 do mais recente lanamento da marca, a L200 Outdoor, criada para substituir a extinta verso Sport, que saiu do mercado em meados de 2006. Ela existe apenas com cabine dupla, trao 4x4 e duas opes de acabamento, a GLS e a top de linha, a HPE, que vendida com cmbio manual ou - como no modelo avaliado por ns - automtico de quatro velocidades.

Evoluo
Ela briga em uma fatia do mercado que representa mais de 95% das picapes mdias comercializadas aqui (a configurao cabine dupla, 4x4, com motor diesel). A Outdoor HPE automtica a mais barata entre suas semelhantes - custa 94 990 reais. Suas rivais so a Ranger XLT Limited, que custa 98 749 reais e no oferece o cmbio automtico, e a Toyota Hilux SRV, que sai por 106 000 reais. Para fechar, h a S10 Executive, por 102 000 reais, e a Nissan Frontier, por 100 900 reais. Diante dos nmeros, bom olhar para o que elas trazem de srie, e nesse aspecto a L200 completa. Vem com ABS, duplo airbag, trio eltrico e direo hidrulica. S no tem o piloto automtico - que no caso da verso avaliada foi instalado como acessrio na concessionria.

O nome Outdoor mais que justificado. Vindas das pistas de rali, as modificaes feitas ao longo da vida da L200 no negam suas razes na terra. Dali vieram melhorias no motor e na suspenso, que chegou a utilizar oito amortecedores em algumas verses. Nesta L200, o nome serve tambm para designar alguns itens exclusivos no visual. Externamente, as mudanas comeam com uma pintura diferenciada, conferindo-lhe aspecto mais agressivo. A moldura dos faris e das lanternas traseiras ganhou a cor grafite, a mesma que est nos pra-choques dianteiro e traseiro, nas abas dos pra-lamas e no friso lateral. Mas h alteraes no design tambm: nova tomada de ar sobre o cap e nova tela na grade do radiador. Para completar, as rodas aro 16 tm desenho exclusivo.

No interior, a Mitsubishi no conseguiu apagar as marcas da idade da L200. O painel ainda mantm traos quadrados e antigos. As novidades da Outdoor so o novo tecido do revestimento dos bancos - nossa verso tinha bancos de couro, colocados em concessionria - e CD player com MP3. O entreeixos, de apenas 2,9 metros, continua o mesmo e, comparada s rivais (uma Ranger tem 3,2 metros), a L200 tem uma das cabines mais apertadas para quem anda no banco traseiro. O acabamento tambm fica atrs, se comparado ao da Hilux SRV, referncia no quesito, por atender um pblico que procura status, no aventura.

Ainda que seja o mesmo projeto desde que chegou aqui, no fim de 1992, a L200 evoluiu. Nesses 14 anos, seu motor de quatro cilindros e 2,5 litros passou dos 90 cv originais - recebendo um turbo e o intercooler, alm de modificaes no mapeamento da injeo - para os atuais 141 do modelo HPE (a verso GLS utiliza um motor mais fraco, com 121 cv). Com o cmbio automtico de quatro marchas, a Outdoor HPE precisou de 15,6 segundos para chegar aos 100 km/h. Uma Toyota Hilux SRV, que tem motor 3.0 de 163 cv com common-rail - tecnologia no encontrada na L200 - e que tambm estava equipada com cmbio automtico, levou 13,6 segundos em teste igual, realizado em dezembro de 2005. Tambm deixa a desejar no isolamento acstico. Seus nmeros so mais altos que os da mesma Hilux automtica.

Haja brao
Ao volante, a L200 no muito diferente das rivais. Como toda picape, ela balana e pula demais e faz curva de menos. A bordo, fcil ouvir os pneus cantando e a carroceria cedendo. Por ser a verso automtica, a baixa elasticidade do motor acaba "disfarada" pelo cmbio automtico. Outro seno - mais peculiar L200 - a pequena capacidade de esteramento. Manobr-la em locais apertados pode se tornar um tortura se voc estiver com pressa. A contrapartida a robustez em pisos irregulares, comprovada pela experincia nas provas de rali de regularidade, organizadas pela prpria montadora. Com 23,5 centmetros de altura em relao ao solo, a Outdoor proporciona emoo aos proprietrios encarando terrenos adversos - h at um boto que bloqueia o diferencial traseiro -, atravessando riachos e at mesmo arriscando alguns saltos. Se fosse um comparativo, provavelmente a L200 no ficaria com a primeira colocao. Mas certamente ela quem apresenta a melhor relao custo/diverso - sem esquecer a robustez - entre as picapes do nosso mercado.


OUTDOOR - R$ 94 990
A L200 mais barata que suas rivais com mesma confi gurao de cabine e equipamentos.

Suspenso
mais voltada ao fora-de-estrada. Na cidade, a L200 pula e canta pneus em curvas fechadas.
Avaliao: bom

Ao volante
Estera pouco, o que torna as manobras mais demoradas. O interior bem resolvido, mas o visual antigo.
Avaliao: bom

Carroceria
Utiliza chassi e carroceria. A verso Outdoor tem detalhes exclusivos, como a tomada de ar sobre o cap.
Avaliao: muito bom

Motor e cmbio
O conjunto no referncia no segmento. e o motor no tem common-rail.
Avaliao:bom

Mercado
Suas peas de reposio custam o mesmo que as da Hilux O seguro, em mdia 13000 reais, 15% mais caro que o da Toyota.
Avaliao: bom


PASSADO

Em seu primeiro teste, em 1992, a L200 tinha 90 cv e levou quase o dobro do tempo (29,6 segundos) para chegar aos 100 km/h. Na poca, custava 41 000 dlares, o equivalente a 130 000 reais hoje.


Ficha tcnica e teste

Bolso
O consumo no pde ser medido. Segundo seu proprietrio, a mdia rodoviria de 11,5 km/l.
Preo do carro (estimado): 94990 reais
Garantia: 2 anos sem limite de km
Nmero de concessionrias: 106
Consumo cidade (km/l) (D): n/d
Consumo estrada (km/l) (D): n/d
Tanque de combustvel/autonomia (l)/(km): 75 / n/d

Conforto
O cruise-control e os bancos de couro so opcionais oferecidos por concessionrias.
Ar-condicionado/direo hidrulica: s / s
Rodas de liga leve/pintura metlica: s / s
CD player/comandos no volante: s / -
Vidros/travas eltricos: s / s
Espelhos/teto solar eltrico: s / -
Banco traseiro rebatvel 2/3 / 1/3: -
Cmbio automtico/cruise-control: o / -
Computador de bordo/bancos de couro: - / o

Segurana
Mesmo com o ABS, a L200 mostrou instabilidade nos testes de frenagem. Os nmeros foram apenas razoveis.
ABS/BAS/EBD: s / - / -
Controle de trao/estabilidade: - / -
Airbags (frontais/laterais/cabea): s / - / -
Encosto de cabea/cinto de 3 pontos para 5 passageiro: - / -
Alarme/imobilizador/brake-light: s / s / s

Desempenho
0-100 km/h (s) (D): 15,6
0-1000 m (s) (D): 37,3
D 40 a 80 km/h (s) (D): 6,3
D 60 a 100 km/h (s) (D): 9,3
D 80 a 120 km/h (s) (D): 14,3
Velocidade mxima (km/h) (D): 166*
Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m): 71 / 32 / 18,6
Rudo interno PM/RPM mx (dB): 47,3 / 66,4
Rudo interno 80/120 km/h (dB): 62,5 / 68,8
Velocidade real a 100 km/h (km/h): 96,7

Ficha tcnica
Tem trao reduzida e bloqueio do diferencial traseiro, item que impede que uma das rodas de trs gire em falso quando no est em contato com a superfcie, jogando o torque para a outra.
Motor/posio: dianteiro / longitudinal
Construo/cabeote/cilindrada (cm3): 4 cilindros em linha / 8V / 2474
Dimetro/curso (mm): 91,1 / 95
Taxa de compresso: 21:1
Potncia (cv a rpm) (A/G): 141 a 4000
Torque (mkgf a rpm): 30,6 a 2000
Cmbio (tipo/marchas/trao): automtico / 4 / 4x4
Direo (tipo/n voltas): hidrulica / 3 voltas
Suspenso dianteira: independente com braos triangulares
Suspenso traseira: eixo rgido e molas elpticas
Freios (tipo/dianteiro/traseiro): hidrulico / disco ventilado / tambor
Pneus: 265/70 R16

Dimenses
Comprimento/entreeixos (cm): 500 / 296
Altura/largura (cm): 180 / 181
Capacidade de carga (kg): 1080
Peso (kg): 1770
Peso/potncia (kg/cv) (D): 12,5
Peso/torque (kg/mkgf) (D): 57,8
Dimetro de giro (m) 12,8

OS RIVAIS

- Chevrolet S10
a atual lder de mercado. Tem motor 2.8 com commonrail, mas em breve deve receber a verso 3.0 da International, que tambm estar na D-Max, sua sucessora.

- Toyota Hilux SRV
o nome da vez. Mas s para quem usa uma picape nos grandes centros urbanos. Tem potncia (163 cv) e visual e acabamento superiores aos das rivais.

- Nissan Frontier
Hoje, no ocupa posio de destaque. Mas sua verso mais recente ser importada ainda no primeiro semestre.

Veredicto
Nascida para encarar as estradas da vida, ela a picape mdia mais barata entre as tops nacionais. A montadora ainda organiza ralis para os proprietrios "desfrutarem" melhor de seus carros. Mas ela peca no conforto e nos preos do seguro e das peas de reposio, mais altos que os das rivais.





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