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Carros | testes
Chrysler 300C SRT8
Dezembro 2006

Chrysler 300C SRT8

Bicho-papo: Impressionante! O motor V8 de 431 cv lana o sed de quase 2 toneladas a 268 km/h

Por Paulo Campo Grande | Fotos: Fabio Arantes
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

s voltas com a concorrncia e problemas internos, a indstria americana j viveu dias melhores. As dificuldades, no entanto, parecem funcionar como um catalisador de projetos diferenciados. Atrs das vendas e do prestgio perdido, as fbricas tentam reviver os anos dourados com reedies de modelos que fizeram sucesso e se tornaram cones do passado. A GM constri carros como o Chevrolet Camaro, a Ford apresenta o Mustang GT500 e a Chrysler aposta no estilo dos legendrios muscle cars dos anos 60. O sed 300C, lanado em 2003 com a aura de ter resgatado o carisma americano, agora ganha uma verso anabolizada que lembra aqueles carres que hoje em dia s se vem em desfiles de fim de semana na cidade de Detroit - e que ningum imaginava que a indstria americana voltasse a fazer. Ele simplesmente tritura o guia de etiqueta do carro ecologicamente correto.

Corredor de rua

Se voc achava a verso original do 300C (equipada com o motor Hemi V8 5.7) mais que suficiente para honrar a tradio americana, espere para ver o que os americanos fizeram com o 300C SRT8. Ele o primeiro representante de uma nova linhagem da Chrysler, a SRT. A empresa criou um departamento de preparao, assim como a AMG da prima Mercedes, para transformar seus modelos. A sigla SRT vem de Street and Racing Technology, tecnologia para as ruas e para as corridas.

Visualmente, as mudanas no so radicais. A carroceria do sed ficou mais baixa (1 centmetro) e as rodas, maiores (no lugar das de aro 18, entraram as de 20 polegadas). Na traseira, um spoiler tem funo esttica, mas tambm prtica. Segundo a DaimlerChrysler, ele aumenta em 39% a presso aerodinmica sobre o eixo. Internamente, em vez de imitao de madeira, alumnio reveste o console central. E os bancos so envolventes e forrados de couro e camura, com a inscrio SRT8 gravada nos encostos.

No painel, o velocmetro vai at 300 km/h. Mas a prpria fbrica anuncia uma velocidada mxima de 274 km/h. Em nossa pista, o ponteiro do velocmetro bateu nos 270 km/h, o que de fato significou uma velocidade real de 268,1 km/h. Nmeros parte, posso dizer que, a partir das 3 000 rpm, o desempenho do 300C SRT8 entra em sincronia com os batimentos cardacos do motorista.

O motor Hemi V8 5.7 cedeu lugar ao novo Hemi V8 6.1, filho da mesma matriz, mas de temperamento mais rebelde. Enquanto o primeiro gera 340 cv a 5 000 rpm, o segundo entrega 431 cv a 6 000 rpm. E o torque pula de 53,5 mkgf a 4 000 rpm para 58 a 4 800. Para conseguir maior torque e potncia, os engenheiros mexeram no s no deslocamento (aumentando o dimetro dos cilindros em 3,5 milmetros). Eles elevaram a taxa de compresso de 9,6:1 para 10,3:1 e redesenharam o cabeote de alumnio e os dutos de admisso e de escape, mas ainda assim no exploraram todas as possibilidades da tecnologia atual. Os coletores no so variveis e apenas um comando simples, com acionamento por varetas, no bloco, rege solitariamente os movimentos das vlvulas, razo de duas vlvulas por cilindro. Componentes de ao como virabrequim, bielas e pistes tiveram de ser reforados para suportar as violentas exploses nas cmaras, assim como o prprio bloco do motor. Tambm o crter foi modificado para proporcionar lubrificao mais eficiente em altos regimes. A relao peso/potncia do 300C, de 4,73 kg/cv, ligeiramente melhor que a da verso mais esportiva do Porsche Boxster, a S 3.2, com 4,80 kg/cv.

Asfalto derretido

O sistema politicamente correto MDS (Multi-Displacement System), que no motor 5.7 corta a alimentao de metade dos cilindros quando o motorista no precisa de fora plena, foi deixado de lado nesta verso. Economia no com ele. Em nosso teste, o SRT8 fez as mdias de 4,5 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada.

O 300C SRT8 pode ser intrpido, mas no bruto. L fora, enquanto o motor derrete o asfalto, a suspenso macia dispensa tratamento gentil aos passageiros o tempo todo, sem no entanto sacrificar a determinao nas curvas. Os pneus largos deixam o sed bem assentado. Na verso SRT8, os pneus 225/60 R18 foram trocados pelos 245/45 R20 na frente e 255/45 R20 atrs.

O cmbio automtico to rpido nas trocas que a interveno do motorista pode desafinar a harmonia ao fazer mudanas manuais, possveis pelo sistema AutoStick. Na contramo, a direo indireta no tem pressa de manobrar, apesar de exigir esforo no usual para os padres da casa.

O acabamento um luxo s. Alm dos bancos eltricos, volante, alavanca de cmbio e puxadores das portas so revestidos de couro. O ar-condicionado, com ajustes independentes esquerda/direita, tem sensor infravermelho para medir a temperatura da cabine. Para os ouvidos, um sistema da Boston Acoustics com 322 watts, distribudos por 13 alto-falantes e um subwoofer. No faltam piloto automtico, faris de xennio, computador de bordo e sistema auxiliar de estacionamento. J o dispositivo que mede a presso dos pneus no pode ser considerado luxo. Alm de item de segurana num carro de alta performance, ele necessrio porque o sed no tem estepe. No lugar, sob o assoalho do porta-malas, a fbrica disponibiliza um pequeno compressor e um tubo de selante de pneus para as emergncias.

Com tamanha disposio para acelerar, na hora de parar o SRT8 responde com o mesmo apetite. Estabilizado a 80 km/h, o sed s precisou de 25,2 metros para frear. O sistema de freio, com discos ventilados nas quatro rodas, foi desenvolvido pela Brembo, a fornecedora dos carros da Ferrari.

Na verso SRT8, o 300C a manifestao explcita da exuberncia, tanto no desempenho como no consumo, no conforto ou na segurana. No seria no preo, portanto, que esse sed mostraria um carter mais comedido. Ele custa 244 900 reais, enquanto seu irmo mais bem-comportado, o 5.7 V8, sai por 185 000 reais.



300C SRT8 - R$ 244 900
Este Chrysler exagerado em tudo: no luxo, no desempenho e no preo.

SUSPENSO
Com sistema duplo A, na frente, e multilink, atrs, a suspenso garante equilbrio sem comprometer o conforto a bordo.
Avaliao: muito bom

AO VOLANTE
O volante exige certo esforo esportivo e suas respostas so lentas.
Avaliao: bom

CARROCERIA
Os designers foram felizes ao recriarem o estilo dos muscle cars, que nesta verso, com rodas maiores, ficou ainda melhor.
Avaliao: muito bom

MOTOR E CMBIO
Essa dupla trabalha em sintonia. De um lado, o motor tem potncia de sobra e, de outro, o cmbio rpido nas trocas.
Avaliao: muito bom

MERCADO
O 300C SRT8 um carro de nicho e chega com endereo certo: as garagens de que gosta de feras em pele de sed. Avaliao: bom


Ficha tcnica e teste

Bolso
Em nosso teste de consumo rodovirio, o carro roda a maior parte do tempo em velocidade constante. Se o motorista no se cuidar, o consumo aumenta facilmente e a mdia fica ainda mais baixa.
Preo do carro: 244 900
Garantia: 2 anos sem limite de km
Nmero de concessionrias: 27
Consumo cidade (km/l): 4,5
Consumo estrada (km/l): 8,4
Tanque de combustvel/autonomia (l)/(km): 72 / 604,8

Conforto
Ar-condicionado/direo hidrulica: s / s
Rodas de liga leve/sensor de estacionamento: s / s
CD player/comandos no volante: o / o
Vidros/travas eltricos: s / s
Rodas de liga leve/teto solar eltrico: s / -
Banco traseiro rebatvel 2/3 / 1/3: - / -
Cmbio automtico/cruise-control: s / s
Computador de bordo/bancos de couro: s / s

Segurana
ABS/BAS/EBD: s / s / s
Controle de estabilidade/faris de xennio: s / s
Airbags (frontais/laterais/cabea): s / s / -
Encosto de cabea/cinto de 3 pontos para 5 passageiro: s / s
Imobilizador/monitor de presso dos pneus: s / s

Desempenho
Nas velocidades mais altas, o nvel de rudo aumenta em razo do vento batendo na lateral da carroceria. O ronco do motor fica em segundo plano.
0-100 km/h (s): 6,1
0-1000 m (s/km/h): 14,1/164,5
3 40 a 80 km/h (s): 2,4
4 60 a 100 km/h (s): 3,5
5 80 a 120 km/h (s): 3,5
Velocidade mxima (km/h): 268,1
Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m): 15,4 / 25,2 / 56,7
Rudo interno PM/RPM mx (dB): 43,6 / 72,1
Rudo interno 80/120 km/h (dB): 56,0 / 62,2
Velocidade real a 100 km/h (km/h): 95

Ficha tcnica
Os discos de freio so ventilados nos dois eixos. Na frente, eles tm 36 centmetros de dimetro e, atrs, 35 centmetros.
Motor/posio: dianteiro / longitudinal
Construo/cabeote/cilindrada (cm3): V8 / SOHC / 6 059
Dimetro/curso (mm): 103,0 / 90,9
Taxa de compresso: 10,3:1
Potncia (cv a rpm) (A/G): 431 a 6 000
Torque (mkgf a rpm): 53,5 a 4 600
Cmbio (tipo/marchas/trao): automtico / 5 / traseira
Direo (tipo/n voltas): hidrulica / 2,5 voltas
Suspenso dianteira: independente tipo duplo A
Suspenso traseira: independente tipo multilink
Freios (tipo/dianteiro/traseiro): hidrulico / disco ventilado / disco ventilado
Pneus: 245/45 R20 (diant.), 255/45 R20 (tras.)

Dimenses
Comprimento/entreeixos (cm): 4 999/ 3 048
Altura/largura (cm): 1 483 / 1 881
Porta-malas (litros): 420
Peso (kg): 2 040
Peso/potncia (kg/mkgf): 4,73
Peso/torque (kg/mkgf): 38,1
Dimetro de giro (m): 11,9

Os rivais
- Volvo S80 V8: O novo S80 (que est chegando ao nosso mercado) o modelo que melhor alinha com o 300C SRT8. igualmente sed, tem motor V8 e deve custar 260 000 reais (preo estimado). Ele tem menor potncia, mas compensa essa diferena (e a do estilo mais discreto) com muita tecnologia.
- Seds alemes: Na faixa de preo entre 230 000 e 270 000, o consumidor tem a opo de seds como o Audi A4, o BMW 325i, com motores de 218 cavalos, e o Mercedes C350, com 272 cavalos. Todos com visual bem mais comportado que o do 300C SRT8.

Veredicto
Ele traz para o presente o estilo marcante dos muscle cars americanos dos anos 60 e, assim como seus antepassados, oferece boa relao custo/cavalo de potncia. O que no combina com os dias de hoje o consumo elevado. Outros V8 atuais conseguem ser mais econmicos..





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