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Carros | testes
Ford EcoSport 2.0 16V XLT Automatic
Dezembro 2006

Ford EcoSport 2.0 16V XLT Automatic

Vida simples, mas confortvel: Com a comodidade do cmbio automtico, a Ford quer agradar novos e velhos fs do EcoSport

Por Marcelo Moura | Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Todo ms, cerca de 3 500 pessoas saem com seu Ford EcoSport novinho das lojas. Depois de muito tempo elas voltam - ou no. Segundo as pesquisas da montadora, o comprador do Eco leva trs anos para trocar de carro. Ou seja, aquela gente que se encantou com o jipinho na poca do lanamento (2003) est comeando a ler os classificados atrs de novidade. Precisa ser reconquistada, antes que algum aventureiro o faa.

Como mais de 90% dos atuais donos de Eco tm a verso 1.6 XLS, basta entregar algo diferente na faixa de preo que era ocupada por ele. Assim se fez: os modelos 1.6 XLT (a verso superior) ficaram de 1 800 a 2 700 reais mais baratos. A Freestyle, que era derivada da XLS, migrou para a XLT sem aumento de preo. E o modelo com trao 4x4, uma opo de poucos (1%), ganhou reduo de cerca de 6 600 reais. Era mais caro que o Mitsubishi TR4, agora ficou mais barato. Certo, mas voc um novidadeiro radical e no vai se encantar com uma coisa que j existe s porque ela baixou de preo, n? A Ford pensou nisso tambm. E lana o Eco Sport 2.0 16V Automtico, por preos entre 60 860 (na verso XLS) e 67 070 reais (XLT com bancos de couro). No meio, a "nossa" XLT, de 64 480 reais.

Liberdade ...

"No o EcoSport em verso automtica", diz Antnio Baltar Jnior, gerente de marketing, antes de recitar a frase da campanha publicitria: " o cmbio automtico em verso EcoSport". Gostou do slogan? Agora imagine-se como um engenheiro que o recebeu como orientao tcnica. "Eles resumiram ainda mais, na palavra 'liberdade'", afirma Klaus Mello, supervisor de engenharia da Ford. O que nos leva a uma questo filosfica: o que liberdade?

"A gente traduziu em parmetros tcnicos que o carro teria de atingir", diz Mello. Alguns tm a ver com qualquer EcoSport, como a viso panormica do trnsito (o motorista senta a 67 centmetros do asfalto) e o vo livre de 20 centmetros. Outros so especficos dessa verso automtica, como retomar de 40 a 80 km/h (equivalente a entrar numa avenida) em 6,3 segundos e subir uma rampa com 30% de inclinao (padro mineiro de ladeira ngreme) com cinco pessoas a bordo e tanque cheio. "O consumidor no saberia precisar em nmeros, mas isso que ele espera de um carro valente", diz Rodrigo Loureno, gerente de produto. "A verso automtica no podia parecer um carro acomodado." A gente dirigiu o EcoSport na rua, levou para o campo de provas e pode atestar: o carro esperto, sim, apesar de no ter a ltima palavra em cmbio automtico. So quatro marchas (Honda Civic e Peugeot 307 tm cinco) sem borboletas (Civic) ou Tiptronic (Renault Mgane e 307). Pelo menos traz a reduo de quarta para terceira marcha (overdrive/ off) num boto separado, jeito prtico de usar o comando mais recorrente. A simplicidade do cmbio ajuda a baixar custos e descomplica a vida do dono de EcoSport que nunca dirigiu um automtico, pblico que deve responder por boa parte das vendas. A Ford brinda os novatos com conversor de torque e corretor de marcha lenta ajustados para o carro no descer para trs em ladeiras, mesmo que esteja com trs pessoas a bordo. Basta deixar o cmbio em Drive. O sistema de freio foi retrabalhado e ganhou discos e pastilhas maiores, porque ser mais exigido num carro assim. O pedal ficou um pouco duro e na cidade isso pode ser cansativo, mas permite dosar a frenagem com preciso. Ruim mesmo a falta de apoio na caixa de roda, falha tradicional dos EcoSport que fica mais evidente nesta verso. Apoiar o p esquerdo bem longe e esquecer que ele existe a melhor maneira de no pisar no freio pensando que a embreagem.

Puxar o freio de mo ficou 25% mais leve com a nova alavanca que a Ford adotou na linha Fiesta/ EcoSport, sem alarde, h alguns meses. Quem comprou um Eco h trs anos (ns fizemos isso, para o teste de Longa Durao) poder sentir que o acabamento dos modelos mais recentes melhorou. Agora o isolamento acstico foi reforado no painel corta-fogo, nas laterais traseiras e no assoalho. A Ford afirma que o nvel de rudo a 100 km/h baixou 2 dB; conosco, tambm baixou. Os coxins tambm mudaram, talvez em resposta aos casos de motor e cmbio que caam no cho (assunto da seo Autodefesa em dezembro de 2005).

"Uma coisa diferente"

O motor Duratec 2.0 16V e o cmbio automtico FN so os mesmos usados no Focus. H diferenas como o coletor de ar, que agora um caixo em cima do comando de vlvulas, e o mdulo da injeo eletrnica, reajustado para entregar curva de torque mais uniforme em detrimento da potncia (138 a 140 cv). O Eco acelera relativamente rpido (0 a 100 km/h em 11,7 s), assim como bebe gasolina (12 km/l na estrada). Para aumentar a autonomia, a Ford trocou o tanque de toda a linha 4x2, de 45 para 54 litros. Melhor ainda se deixassem o motor mais econmico, como aqueles usados por Honda Civic e Toyota Corolla. Uma das ambies da Ford roubar pblico dos dois seds japoneses, que oferecem cmbio automtico pelo mesmo preo que o EcoSport. "Se vier atrs de requinte, pode se decepcionar um pouco. O Eco uma coisa diferente", diz Rodrigo Loureno. Nunca demais lembrar que aquela gente que se encantou com o novo Corolla no lanamento, em agosto de 2002, tambm est folheando os classificados...


Vida fcil

R$ 65 210 - O EcoSport XLT ganha cmbio automtico pelo preo do manual. E com ABS e airbag duplo de brinde.


SUSPENSO
Foi endurecida, mas isso no lhe d liberdade de trat-lo como um carro baixo.
Avaliao: bom

AO VOLANTE
A falta de apoio para ombros e p esquerdo fazem o EcoSport parecer mais instvel do que . Ajuste de distncia do volante e freios mais assistidos no iriam mal, mas a vista privilegiada do trnsito tima.
Avaliao: bom

CARROCERIA
Ainda o carro que todo concorrente admite que gostaria de fabricar - e passou a transmitir mais solidez com as melhorias no isolamento acstico.
Avaliao: muito bom

MOTOR E CMBIO
No so a ltima palavra no mercado brasileiro, mas fazem o EcoSport andar bem e nem gastar tanto.
Avaliao: muito bom

MERCADO
Est entre os dez mais vendidos desde o lanamento. A verso automtica no tem concorrentes diretos (Picasso? Fit? Fielder?) e vem a preo interessante.
Avaliao: muito bom


Ficha tcnica e teste

Bolso
O XLS automtico mais barato: 60 860 reais. O novo tanque deu mais 108 quilmetros de autonomia na estrada.
Preo do carro testado: 64 480
Garantia: 1 ano sem limite de km
Nmero de concessionrias: 388
Consumo cidade (km/l): 9,4
Consumo estrada (km/l): 12
Tanque de combustvel/autonomia (l)/(km): 54 / 648

Conforto
O CD player tem entrada auxiliar para iPod e l MP3.
Ar-condicionado/direo hidrulica: s / s
Rodas de liga leve/pintura metlica: s / o
CD player/comandos no volante: s / -
Vidros/travas eltricos: s / s
Espelhos/teto solar eltrico: s / -
Banco traseiro rebatvel 2/3 / 1/3: s
Cmbio automtico/cruise-control: - / -
Computador de bordo/bancos de couro: - / o

Segurana
ABS/BAS/EBD: s / - / s
Controle de trao/estabilidade: - / -
Airbags (frontais/laterais/cabea): s / - / -
Encosto de cabea/cinto de 3 pontos para 5 passageiro: - / -
Alarme/imobilizador/brake-light: s / s / s

Desempenho
O EcoSport 2.0 16V com cmbio manual (maro de 2003) foi 2 segundos mais rpido e, em ponto-morto, 1,4 dB mais ruidoso.
0-100 km/h (s): 11,7
0-1000 m (s): 33,7
D 40 a 80 km/h (s): 5,2
D 60 a 100 km/h (s): 7,2
D 80 a 120 km/h (s): 8,7
Velocidade mxima (km/h): 164
Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m): 58,9 / 27,2 / 15
Rudo interno PM/RPM mx (dB): 41,3 / 66,8
Rudo interno 80/120 km/h (dB): 61,7 / 66,9
Velocidade real a 100 km/h (km/h): 96,9

Ficha tcnica
Motor e cmbio so os mesmos do Focus. Mas l ele rende 140 cavalos.
Motor/posio: dianteiro / transversal
Construo/cabeote/cilindrada (cm3): 4 cilindros em linha / 16 vlvulas / 1 999
Dimetro/curso (mm): 87,5 / 83,1
Taxa de compresso: 10:1
Potncia (cv a rpm): 138 a 6 000
Torque (mkgf a rpm): 18,5 a 4 250
Cmbio (tipo/marchas/trao): automtico / 4 / dianteira
Direo (tipo/n voltas): hidrulica / 3 voltas
Suspenso dianteira: independente tipo McPherson
Suspenso traseira: eixo de toro
Freios (tipo/dianteiro/traseiro): hidrulico / disco ventilado / tambor
Pneus: 205/65 R15

Dimenses
Comprimento/entreeixos (cm): 423 / 249
Altura/largura (cm): 163 / 173
Porta-malas (litros): 292
Peso (kg): 1 300
Peso/potncia (kg/mkgf): 9,4
Peso/torque (kg/mkgf): 70,3
Dimetro de giro (m) 10

Os Rivais

- Mitsubishi Pajero TR4: A verso automtica a gasolina custa 76 590 reais, bem mais que o EcoSport. Tem trao 4x4 e mais aptido para o forade- estrada, mas perde em conforto no asfalto. D direito a brincar de jipeiro nos (timos) ralis da Mitsubishi.

- Chevrolet Tracker 4x4: Antes de o EcoSport pensar em nascer, era o Suzuki Vitara quem reinava como jipinho urbano. Ganhou verso Chevrolet (Tracker) e os dois saram de linha. Agora o Tracker voltou, com motor a gasolina 2.0 16V, trao 4x4 e preo apetitoso: 58 990 reais. Mas falta o cmbio automtico.

Veredicto

O EcoSport em verses 2.0 16V nunca vendeu muito, mas o automtico uma tentativa mais promissora que as 2.0 manual (perde em custo-benefcio para a 1.6) e 2.0 4WD (serve para firmar imagem da linha, nada mais). O desempenho e a evoluo do acabamento lhe do direito de mirar num pblico mais exigente.





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