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Carros | testes
Chevrolet Prisma Maxx
Outubro 2006

Chevrolet Prisma Maxx

Quero ser Vectra: Com virtudes prprias, o Prisma se esfora para no ser reconhecido como um Celta sed.

Por Adriano Griecco | Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Todo ms, num prdio conhecido como Centro Tecnolgico, localizado no centro de So Caetano do Sul (SP), acontece uma reunio do estadomaior da General Motors do Brasil.O comit executivo, formado pelo presidente e diretores das principais reas da corporao, se rene para discutir rumos e futuros lanamentos. No edifcio, que no por acaso tem vidros espelhados, ficam as reas de design, manufatura e engenharia.Numa tarde de setembro de 2003, a pauta da reunio era o projeto de um sed, derivado do Celta. As premissas: "design excitante" e motor econmico, que desse ao carro desempenho condizente com suas linhas.

Ali comeava a nascer o Prisma.Dado o sinal verde, os comandados de Carlos Barba, chefe do design, comearam a trabalhar. Em menos de trs meses, 50 desenhos foram feitos. Destes, trs foram selecionados e transformados em modelos matemticos por meio de avanados softwares - a lgum j ouviu falar no UniGraphics? Num local conhecido como Sala Virtual de Design, ao qual pouqussimos crachs do acesso, alguns membros do tal comit observavam as propostas, com culos especiais para analisar em trs dimenses.Em seguida, foram montados modelos em clay (massa de argila, prpria para moldar), para que a deciso final pudesse ser tomada.

Na prtica

Uma vez definido o carro, em dezembro de 2004, foi a vez da engenharia e da manufatura desenvolverem a carroceria, tambm utilizando softwares. Alis, o uso de simuladores virtuais est de tal maneira incorporado aos projetos que a GM tem um campo de provas virtual, que "realiza" em minutos testes de durabilidade que precisariam, segundo a fbrica, de seis meses para serem feitos. Esses recursos esto encolhendo o desenvolvimento de um carro, que j foi de 36 meses. Hoje, a marca trabalha com 24 meses para veculos novos. O Prisma, que variao de um modelo, foi executado em 18 meses.

Ainda assim, nada como a vida real. Um teste de vedao de poeira e de chuva no pode ser feito virtualmente. Pequenos problemas tambm so solucionados. No caso do Prisma, certas peas plsticas do painel produziam rudo quando o carro era colocado em situaes extremas. No total, 40 prottipos participaram dos testes - incluindo os de crash-test. Juntos, parte deles rodou 700 000 quilmetros no campo de provas, em Indaiatuba (SP).

Tanta quilometragem teve motivao extra: o desenvolvimento do motor 1.4 bicombustvel, que exigiu ateno especial. Com a joint-venture entre Fiat e GM,a montadora contava com o 1.4 Fire sob o cap de seus carros. Finda a parceria, ela acelerou o projeto do, agora, 1.4 EconoFlex. O nome faz parte de uma estratgia para se distanciar da imagem de beberres que colou nos Flexpower, por conta dos novos Vectra. A julgar pela numerologia, o motor impressiona: dos 85 cavalos do 1.4 a gasolina, o flex passou para 89 com gasolina e 97 com lcool.

Na pista, olho nos instrumentos. O carro chega aos 100 km/h em 11,3 segundos com lcool no tanque. Com gasolina, o nmero 6 dcimos de segundo mais alto. O Polo Sedan, medido nesta edio, cravou 12,3 segundos no mesmo teste, apesar de ter motor de 1,6 litro (vale dizer que as medies foram feitas em dias e locais diferentes). Tambm no custa lembrar que o Prisma testado era um modelo pr-srie, devidamente revisado e monitorado pela engenharia da montadora.A exemplo do Celta, as trs primeiras marchas so curtas, o que torna o carro gil no trnsito. As outras, em compensao, so longas. Ainda assim o carro obteve nmeros razoveis nas retomadas em quarta e quinta marcha, quando ele precisa de 14,8 segundos para ir de 80 a 120 km/h. Mas, na prtica e carregado, o sed deve solicitar boa dose de cautela e pacincia nas ultrapassagens.

O marcador de combustvel tambm tem o que dizer. Com gasolina e na estrada, o Prisma faz 14,3 km/l, animando os que vo precisar do carro para deslocamentos interurbanos. Na cidade, o rendimento no to bom e ocarro faz 7,6 km/l. Com lcool, a situao piora. So 5,7 km/l na cidade e 9,7 na estrada.Um Celta 1.4, a gasolina, tinha melhores nmeros de consumo que o Prisma.Tudo bem, so 35 quilos a menos nas costas, mas tem a mesma rea frontal do sed e um Cx pior: 0,40, contra 0,31.

No interior, pouca coisa mudou.As linhas so as mesmas encontradas em um Celta, mas a GM utilizou um plstico menos rugoso no painel - que herdou os aros prata nas sadas de ar da verso Super. Trocou tambm o tecido do revestimento das portas, que receberam frisos de plstico, e acrescentou um porta-objetos prximo ao freio de mo. Mas o espao continua o mesmo, j que o entreeixos de 2,44 metros no mudou.

Mania de Vectra

Na dianteira, o visual que lembra o Vectra foi mantido.Assim como no Celta, o Prisma tambm possui entradas espalhadas pela carroceria para facilitar o acesso de ferramentas e baixar o custo de um conserto. As modificaes comeam na coluna C, aps a porta traseira.Com 4,13 metros de comprimento, o sed 33 centmetros maior, todos eles dedicados ao porta-malas, que leva 439 litros: um nmero bastante razovel,melhor que o de Corolla e Civic, seds de categoria maior que tm, respectivamente, 437 e 340 litros.As lanternas lembram as do Vectra, trazendo identidade ao sed.

A GM mexeu tambm na suspenso. Molas na dianteira e na traseira foram trocadas, por motivos diferentes.Na traseira, o conjunto mais firme se justifica pelos quilos a mais na conta do peso e tambm pela vocao para carregar peso extra - por isso mesmo a GM aumentou em 1 centmetro sua altura em relao ao solo. Na dianteira, o motivo foi outro: manter o nvel de estabilidade,mesmo com o motor mais forte.Na prtica,voc vai estar a bordo de um Celta,mesmo com a traseira extra.A direo continua assumidamente familiar e a carroceria inclina-se em respeitosa reverncia diante de curvas mais fechadas. A GM ainda no fala em preo. O que se sabe que o carro vai ocupar uma vaga entre o Classic 1.0 e o Corsa Sedan 1.8. Quem pensar em algo em torno de 34 000 reais no estar fazendo uma m aposta. Com a chegada do modelo, o Corsa Sedan 1.0 deve morrer.

A GM nega, mas afirma que, se o carro tiver uma boa queda em vendas, no h por que mant-lo no mercado.O inverso pode ser aplicado ao Prisma 1.0.A GM tambm nega a existncia do carro. E alega que a procura por motores maiores que os 1.0 tem melhorado. Mas tambm no descarta a possibilidade de produzi-lo, se perceber uma brecha no mercado.A nica certeza que a montadora d a de que o Prisma 1.4 comea a ser vendido aps o Salo do Automvel em duas verses: a bsica Joy e a top Maxx.


"A",de GM

O fato de o carro no se chamar Celta Sedan tem a ver com a inteno da GM de desvincular o Prisma da imagem de popular. O nome surgiu em pesquisas e segue uma espcie de cultura, herdada da Opel alem, na qual os nomes dos carros devem ter duas ou trs slabas e terminar com a letra "a". assim com Zafira, Astra, Calibra, Corsa, Montana, Celta, Meriva, Omega, Monza, Suprema, Opala, Tigra e Ascona. Existem excees, claro, como Chevette e Kadett.


Por dentro do motor

O 1.4 EconoFlex baseado no "antigo" Famlia I, que empurrava o Celta com 85 cavalos. Peas como bloco, virabrequim e bielas no sofreram alterao. Para aumentar a taxa de compresso de, 8 para 12,4:1, a cabea do pisto foi retrabalhada. J o cabeote foi aperfeioado em bancadas de fluxo, e o comando de vlvulas ganhou balancins roletados e novos tuchos, mais leves. A frmula visa diminuir o atrito entre as partes e as perdas mecnicas. Adicione-se uma nova injeo e pronto: so mais 4 cavalos no plantel. Com lcool, a potncia salta para 97. O sistema de escape tambm mudou. Os coletores so tubulares e melhoraram o fluxo de gases. Outra alterao a posio do catalisador, ligado "em srie" com os coletores. A inteno que ele atinja a temperatura de funcionamento (500 C internos) mais rapidamente. Com isso, o motor polui menos na chamada fase fria. A modificao pode revelar interesse nas exportaes para pases com legislao de emisses mais severa que a nossa. Com o catalisador dentro do cofre, a ventoinha do radiador foi deslocada para a direita. O sistema de refrigerao foi revisto e ganhou um radiador mais largo. Por fim, a marca instalou o reservatrio de gasolina para a partida a frio (de tampa vermelha).


PRISMA - R$36.000
O sed agrada pelo design e desempenho. O preo estimado para a verso top.

Suspenso
A GM trocou molas e amortecedores por outros mais rgidos. Mas o conjunto no acompanha a esportividade do visual.
Avaliao: bom

Ao volante
Tirando a nova padronagem de tecido nas portas, o interior o do Celta. Incluindo o espao para os passageiros.
Avaliao: bom

Carroceria
As linhas tm harmonia e o nvel de rudoestrutural (vindo do atrito e das tores da carroceria) baixo.
Avaliao: muito bom

Motor e cmbio
Os nmeros de pista empolgam. Menos os de consumo. Por isso, seu motor at poderia se chamar Flexpower.
Avaliao: muito bom

Mercado
Vem para ficar entre o Classic e o Corsa Sedan. Deve acabar com a verso 1.0 do Corsa e roubar alguns clientes do Classic. Seus rivais sero Fiat Siena e Fiesta Sedan.
Avaliao: bom


Ficha tcnica

Bolso

O valor estimado para a verso top. A de entrada deve custar algo prximo dos 34.000 reais.
Preo do carro: 36.000 reais
Garantia: 1 sem limite de km
Nmero de concessionrias: 535
Consumo cidade (km/l) (A/G): 5,7 / 7,6
Consumo estrada (km/l) (A/G): 9,7 / 14,3
Tanque de combustvel/autonomia (l)/(km): 47,8 / 683


Conforto

Vidros, travas e alarme no so mais opcionais. So acessrios instalados em concessionria. Alm deles, a GM oferece o sensor de estacionamento.
Ar-condicionado/direo hidrulica: o / s
Pra-choques pintados/pintura metlica: s / o
CD player/comandos no volante: o / -
Vidros/travas eltricos: o / o
Espelhos com controle interno/vidros verdes: s / s
Banco traseiro rebatvel (60/40): -
Abertura interna do porta-malas/relgio digital: s / s
Cmbio automtico/rodas de liga leve: - / o

Segurana

O Prisma fica devendo nesse quesito. Alm da pequena oferta de equipamentos, no foi bem nos testes de frenagem.
ABS/BAS/EBD: - / - / -
Controle de trao/estabilidade: - / -
Airbags (frontais/laterais/cabea): - / - / -
Encosto de cabea traseiro /cinto de 3 pontos para 5 passageiro: s / -
Barras de proteo lateral: s

Desempenho

outro integrante da famlia VHC. Como o de 1 litro, o nvel de rudo alto e incomoda em rotaes elevadas.
0-100 km/h (s) (A/G): 11,3 / 11,9
0-1000 m (s) (A/G): 32,7 / 33,6
3 40 a 80 km/h (s) (A/G): 7,4 / 7,5
4 60 a 100 km/h (s) (A/G): 9,8 / 10,2
5 80 a 120 km/h (s) (A/G): 14,8 / 16,2
Velocidade mxima (km/h): 178
Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m): 80,2 / 31,1 / 18,4
Rudo interno PM/RPM mx (dB): 43,2 / 74,0
Rudo interno 80/120 km/h (dB): 64,0 / 70,4
Velocidade real a 100 km/h (km/h): 96,3

Ficha tcnica
Motor/posio: dianteiro / transversal
Construo/cilindrada (cm3): 4 cilindros / 1 389
Dimetro/curso (mm): 77,6 / 73,4
Taxa de compresso: 12,4
Potncia (cv a rpm) (A/G): 97 / 89 a 6 200
Torque (mkgf a rpm) (A/G): 12,4 / 12,8 a 3200
Cmbio (tipo/marchas/trao): manual / 5 / dianteira
Direo (tipo/n voltas) mecnica: / 2 3/4 voltas
Suspenso dianteira: McPherson
Suspenso traseira: semi-independente
Freio (tipo/dianteiro/traseiro): hidrulico / disco / tambor
Pneus: 175/65 R14

Dimenses
Comprimento/entreeixos (cm): 413 / 244
Altura/largura (cm): 146 / 164
Porta-malas (litros): 439
Peso (kg): 905
Peso/potncia (kg/cv) (A/G): 9,3 / 10,2
Peso/torque (kg/mkgf) (A/G): 70,7 / 73,0
Dimetro de giro (m): 9,9

Os rivais

- Ford Fiesta Sedan: Tem visual acertado e motor 1.6 Flex. Com isso, abocanhou uma boa fatia desse mercado.

- Fiat Siena ELX 1.4: Por enquanto, o lder do mercado. Deve mudar em breve, j em 2007.


Veredicto

Chega para ocupar a lacuna entre o Classic, que tem na relao custo/benefcio um ponto forte, e o Corsa Sedan - destinado a um pblico mais conservador. Tem bom porta-malas, visual cativante e motor condizente com o que h no mercado. Se tiver bom preo, pode cumprir - e bem - seu papel.





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