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Carros | testes
Mitsubishi Lancer Evolution IX MR
Setembro 2006

Mitsubishi Lancer Evolution IX MR

A prova do nove: Com mudanas no motor e no design, o Evo IX continua rpido, seja na terra, seja no asfalto.

Por Adriano Griecco | Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Figuras raras nas ruas, Lancer Evolution e Impreza WRX so inimigos que no se desgrudam. Adversrios histricos, os dois tm suas respectivas legies de aficionados: proprietrios apaixonados e torcedores fanticos. Lancer e Impreza so inimigos desde quando os dois disputavam as primeiras colocaes do Mundial de Rali, na dcada de 90 (na poca, o Mitsubishi levou a melhor, vencendo o WRC de 1996 a 1999, nas mos do finlands Tommi Makkinen).

Foi justamente das provas do Mundial de Rali que nasceu o Mitsubishi Evolution de rua. Sua trajetria comeou em 1992, quando a diviso de rali da FIA solicitou ao fabricante japons uma verso de passeio do modelo de competio, permitindo sua homologao para o campeonato. No mesmo ano, os mercados japons e europeu recebiam as primeiras unidades do Evolution, que hoje est em sua nona "gerao".

Visualmente, pouca coisa mudou em relao ao oitavo Evo. O cap continua a ser feito de alumnio, assim como os pra-lamas dianteiros e o teto, e foi mantida a abertura que auxilia na dissipao de calor do motor. Ainda em relao ao VIII, o Evo ganhou uma grade inteiria (a anterior era bipartida), o que melhorou a refrigerao do motor e do intercooler. O visual chama ateno. Principalmente pelo grande aeroflio traseiro - feito de fibra de carbono e que, a exemplo do seu antecessor, no traz regulagens de inclinao - e pelas rodas BBS raiadas que deixam mostra as grandes pinas vermelhas da marca italiana Brembo.

O interior da verso MR (que significa Mitsubishi Racing) despojado de grandes luxos, porm sobra esportividade: volante Momo, bancos Recaro em formato de concha e um aplique imitando fibra de carbono no painel do o clima de corrida. No espere por revestimento de couro nas portas, comandos requintados, detalhes de alumnio ou porta-trecos em abundncia. O Evo IX tem mesmo jeito de carro de pista, herdado de seus antecessores.

O motor apresenta novidades. Agora, o quatro-cilindros de 2 litros e 16 vlvulas conta com comando varivel e ganhou uma turbina maior. So 10 cavalos a mais de potncia - 290 - em relao ao VIII. Parece pouco, mas a curva de torque mais plana antecipa os 40,8 mkgf de torque mximo para rotaes mais baixas. Para chegar aos 100 km/h, o carro precisou de 5,6 segundos (contra os mesmos 5,6 do Evo VII e os 5,8 do VI, medidos respectivamente em maio de 2002 e janeiro de 2001). Ainda que o nmero seja expressivo (um Corvette Z06, com trao traseira e controles eletrnicos, levou 5,1 no mesmo teste, na edio de junho passado), o carro estava apenas com 400 quilmetros rodados, com motor amarrado. O Evo IX um carro manhoso. Na hora das aceleraes, no adiantava tirar o p de uma vez da embreagem, que o carro comeava a "trepidar", perdendo preciosas fraes de segundo. Para arrancar bem, a dica soltar o p at a embreagem acoplar e, a sim, partir para a acelerao plena.

Estilingada

O cmbio com seis marchas tem curtas relaes - uma combinao "imposta" por sua vocao ralizeira e presente apenas na verso MR. pura fora. Cada vez que o ponteiro do conta-giros passa das 3000 rotaes, o carro d uma "estilingada" para a frente. Posso dizer que poucos carros do tanto prazer ao dirigir. Com giro alto, voc pisa e, antes mesmo de piscar, j fez a ultrapassagem.

To impressionante quanto a acelerao sua capacidade de frenagem. Com discos ventilados de 32 centmetros na dianteira e 30,5 na traseira, pinas Brembo e ABS, o Lancer precisou de apenas 24,8 metros para ir de 80 km/h a 0. Um dos melhores nmeros j aferidos na histria de QUATRO RODAS.

Mas nas curvas, grudado no cho, que o Evo empolga. claro que pesa, e muito, a habilidade de quem est ao volante. Mas o carro ajuda. So quatro os ingredientes que sustentam a boa estabilidade do Mitsubishi. A suspenso independente nos dois eixos conta com amortecedores Bilstein, bem mais duros que os originais da verso de passeio, as rodas so aro 17 e os pneus tm perfil 45. O sistema de direo rpido. So apenas duas voltas de batente a batente (s como referncia, no novo Honda Civic so quase trs). Isso facilita o contra-estero, na hora de controlar as derrapadas em piso de terra. Para fechar, a trao integral, que distribui com eficincia toda a fora do motor.

Nesse aspecto, um item interessante - e mais til para os pilotos de rali - o diferencial central controlado eletronicamente. Por meio de um boto no lado esquerdo do painel, com a inscrio ACD (Active Center Diferential), possvel escolher as condies de pista que se tem pela frente: asfalto, terra (que tambm serve para asfalto molhado) ou neve. Diferentemente dos sistemas de acoplamento viscoso (usados na maioria dos 4x4), o equipamento adotado pela Mitsubishi consiste em uma embreagem multidisco, com acoplamento por sistema hidrulico controlado por computador, que, segundo o fabricante, trs vezes mais eficiente, pois corrige a diviso de torque vrias vezes durante uma curva. Seu principal rival - nas pistas e entre os consumidores -, o Impreza WRX STI, que no vendido no Brasil, tambm utiliza esse mesmo sistema e tem, acreditem 300 cavalos.

O passaporte para a diverso a bordo do Evo IX MR custa 191490 reais. Essa a verso "top" do Lancer por aqui e que, alm do exclusivo cmbio de seis marchas, tem faris de xennio, bancos Recaro e faris de neblina. E vale lembrar que o Evo s pode ser comprado na MitRacing, concessionria de So Paulo que cuida dos modelos de "competio" da marca. H ainda uma opo mais em conta - mas nem por isso menos emocionante de se dirigir -, que custa 163990 reais e no tem bancos concha nem resfriador do intercooler automtico ( manual, feito por meio de um boto no console central), dispositivo que resfria o ar que vai para a turbina e melhora o rendimento do carro. um dos recursos disposio do motorista ao avistar um WRX estampado no retrovisor.


EVO IX MR - R$ 191.490
a verso top do esportivo. A bsica 28.000 reais mais barata, mas vem menos equipada.

SUSPENSO
Como em todo bom esportivo, dura e traz estabilidade. As rodas aro 17 tambm ajudam nesse quesito.
Avaliao: muito bom


AO VOLANTE
A direo direta. Isso ajuda nos contra-esteros e em curvas fechadas.
Avaliao: excelente


CARROCERIA
A cara do Evo mudou pouco desde o modelo VI. Seu f-clube no reclama.
Avaliao: muito bom


MOTOR E CMBIO
Os ganhos com as alteraes no motor so pouco perceptveis ao motorista comum. Por qu? Porque o carro anda muito.
Avaliao: excelente


MERCADO
O Evo s vendido na MitRacing, em So Paulo. A oferta de usados no mercado pequena: quem
tem no vende.
Avaliao: bom


Geraes

O Evo IX no a nona gerao do Mitsubishi. Ele tem a mesma plataforma do VIII, que vem sendo aperfeioada desde o IV. Na verdade, esta a segunda gerao (a primeira acabou no Evo III). A saga comeou em 1992 e no tem data para acabar. O Evo X (esse sim, outra gerao) est em fase final de testes pela marca.


Ficha tcnica e teste

Bolso
Preo do carro: 191.490 reais
Garantia: 1 ano sem limite de km
Nmero de concessionrias: 1
Consumo cidade (km/l): 6,5
Consumo estrada (km/l): 12,0
Tanque de combustvel/autonomia (l)/(km): 55 / 660

Conforto
Ar-condicionado/direo hidrulica: s / s
Rodas de liga leve/pintura metlica: s / s
CD player/comandos no volante: s / -
Vidros/travas eltricos: s / s
Espelhos/teto solar eltrico: s / -
Banco traseiro rebatvel (60/40): s
Cmbio automtico/cruise-control: - / -
Computador de bordo/bancos de couro: - / s

Segurana
ABS/BAS/EBD: s / - / s
Controle de trao/estabilidade: - / -
Airbags (frontais/laterais/cabea): s / - / -
Encosto de cabea/cinto de 3 pontos para 5 passageiro: s / s
Faris de xennio/sensores de estacionamento: s / -
Desempenho 0-100 km/h (s): 5,6
0-1000 m (s): 26,1
3 40 a 80 km/h (s): 3,9
4 60 a 100 km/h (s): 4,4
5 80 a 120 km/h (s): 5,6
Velocidade mxima (km/h): 245*
Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m): 54,7 / 24,8 / 14,3
Rudo interno PM/RPM mx (dB): 55,8 / 71,1
Rudo interno 80/120 km/h (dB): 61,6 / 68,3
Velocidade real a 100 km/h (km/h): 95,5

Ficha tcnica
Motor/posio: dianteiro / transversal
Construo/cilindrada (cm3): 4 cilindros em linha / 1997
Dimetro/curso (mm): 85 / 88
Taxa de compresso: 8,8:1
Potncia (cv a rpm): 290 a 6500
Torque (mkgf a rpm): 40,8 a 3000
Cmbio (tipo/marchas/trao): manual / 6 / integral
Direo (tipo/n voltas) hidrulica / 2 voltas
Suspenso dianteira: McPherson com barra estabilizadora
Suspenso traseira: Multilink de alumnio com barra estabilizadora
Freio (tipo/dianteiro/traseiro): hidrulico / disco ventilado / disco slido
Pneus: 235/45 ZR17

Dimenses
Comprimento/entreeixos (cm): 449 / 262,5
Altura/largura (cm): 145 / 177
Porta-malas (litros): 430
Peso (kg): 1380
Peso/potncia (kg/cv): 4,8
Peso/torque (kg/mkgf): 34,5
Dimetro de giro (m) 5,6

O rival
- Subaru Impreza WRX: O verdadeiro rival do Evo IX no existe por aqui. na verdade o Impresa WRX STi, com 300 cavalos. O Impreza WRX que a Caoa comercializa no Brasil tem mseros 230 cavalos (60 a menos que o Lancer). Em compensao, mais barato. Custa 150.000 reais.

Veredicto
O Mitsubishi anda prximo dos superesportivos (um Corvette cinco dcimos mais rpido no 0 a 100 km/h). Mas tem menos presena nas ruas. Em compensao, bem mais barato. A relao custo/diverso o ponto alto do Evo IX.





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