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Carros | testes
Chevrolet Celta
Maio 2006

Chevrolet Celta

Puxou ao pai - Inspirado no design do Vectra, o novo Celta chega mais bonito, mas fica devendo o motor 1.4 Flex

Por Adriano Griecco / fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Mexer em um carro com grande volume de vendas no tarefa fcil. Embora em maro deste ano o Celta ocupasse a quinta colocao no ranking dos mais vendidos, seus 24350 veculos comercializados no primeiro trimestre o tornam o carro-chefe da General Motors no Brasil - quando separadas as vendas do Corsa Sedan do Classic. Por isso mesmo, a ateno dedicada ao modelo produzido em Gravata (RS) foi grande em sua primeira reestilizao. Os esboos iniciais deste Celta saram, acredite, no fim de 2002. Desses desenhos, 20 propostas foram selecionadas. J com a participao da diretoria da GM do Brasil, quatro delas foram eleitas as finalistas. Dessas, apenas duas foram aos Estados Unidos para a aprovao final, em meados de 2004, juntamente com a diretoria da GM do Brasil. O resultado, depois de 75 milhes de dlares investidos, este que voc v nas fotos.

Assim como no modelo anterior, so evidentes os traos de semelhana com o Vectra. Segundo a Chevrolet, a semelhana intencional, para ajudar a criar uma identidade mundial entre outros modelos GM. O resultado ficou bom. O ar de modernidade sobra na dianteira do Celta. O anterior, com faris afilados, j apresentava sinais de cansao. Agora, com elementos frontais mais altos e largos, como faris e grade, a impresso a de que o Celta respira melhor. A sensao reforada pelas trs "entradas" de ar no pra-choque - duas delas so recursos de estilo e no tm funcionalidade. A abertura central a que delineia os vincos da grade e do cap - recurso que j tinha sido usado no atual Volkswagen Gol.

Na traseira, a Chevrolet utilizou o velho truque da placa. Se est no pra-choque, sobe para a tampa. Se est na tampa, desce. Alm disso, um vinco sobressaltado no meio da tampa ajuda a harmoniz-la com as laterais, que por questo de economia foram herdadas do modelo anterior. O vidro traseiro tambm mudou, criando um visual novo. No lugar da pea inteiria colada que ia at a lateral, a montadora utilizou uma moldura de borracha, como na Zafira - o que barateia o processo de produo. As lanternas, alm de um novo visual, com refletores redondos para a luz de freio, trazem a segunda luz de r, o que no existia na primeira verso. No fim, o Celta ficou 4 centmetros maior, diferena que fruto apenas do redesenho do pra-choque. bom lembrar que, a rigor, esta no uma nova gerao, apesar de a montadora trat-la assim. Plataforma, motor, cmbio e suspenses so os mesmos do anterior. D uma boa olhada nas portas e perceber que continuam iguais.

De olho na manuteno

Como o Celta feito para um pblico que tem seu dinheiro contado, qualquer medida que barateie sua manuteno bem-vinda. Por essa razo, a nova verso foi equipada com entradas espalhadas pela carroceria para facilitar o acesso de ferramentas, o que serve para baixar o tempo de reparo em funilaria e, conseqentemente, o preo do conserto.

Outro desafio da Chevrolet estava em mexer no interior. L dentro, o acabamento sempre deixou a desejar em relao aos materiais empregados. Nesse sentido, pouca coisa mudou. Na verso Life, continua o domnio do plstico cinza, que est nos puxadores, maanetas, painel e revestimento das portas. Na intermediria Spirit, o interior igual - a mudana de visual s o pra-choque pintado da cor da carroceria. Na verso Super, a top de linha, o motorista vai encontrar uma diferena que hoje no h. O revestimento da porta de tecido ficou maior e as maanetas internas so mais agradveis ao toque, com melhor textura e menos rebarbas no acabamento plstico, alm de serem pintadas de prata.

Em todas as verses, o painel foi redesenhado, o conta-giros passou a ser de srie e o marcador de combustvel agora analgico - antes havia as confusas barrinhas digitais. Ainda na top, o Celta manteve os aros pintados de prata nas sadas de ar. Outra importante modificao foi a buzina, que saiu da ponta da alavanca de seta e migrou para o centro da direo, como em todos os outros carros nacionais. Os bancos dianteiros ficaram 1 centmetro mais altos, por conta de uma nova espuma que a GM adotou. Ainda assim, no se pode dizer que o conforto tenha aumentado. Com o mesmo entreeixos, o espao interno continua limitado e o porta-malas manteve os 260 litros.

Mas, mesmo com tantas alteraes, no d para esquecer o maior argumento de vendas dessa categoria de veculos: o preo. A GM conseguiu manter os 24490 reais para a verso Life, que tem pra-choques pretos e rodas aro 13. A verso Super, tambm equipada com motor 1.0 Flexpower, custa 28090 - pela internet ela pode ser comprada por 27480 reais - e j vem com pra-choques na cor do carro, com limpador e desembaador traseiros e com os acabamentos das portas de tecido. claro que, como todo lanamento, a montadora fez um esforo para manter esses valores no incio, para aps alguns meses aplicar um reajuste. No entanto, alguns truques de fabricao tambm ajudaram na manuteno do preo. O vidro traseiro, por exemplo, menor em relao ao antigo e menos curvo. Alm de ser mais fcil de fabricar, ele leva menos material, poupando preciosos reais na produo. Outro item em que a GM economizou foi com o quadro de instrumentos, que passa a ser um s para todas as verses - item que foi herdado do Corsa e do Classic. Nesse caso, o ganho se d pela maior escala de produo.

Mecanicamente, nada mudou no Celta. O nico ponto em que a engenharia teve algum trabalho foi no sistema de arrefecimento. O radiador ficou alguns milmetros mais alto para aproveitar melhor o fluxo de ar, alterado pela nova grade dianteira, alm de ter recebido novos dutos para melhorar o direcionamento desse fluxo. Quem esperava a verso 1.4 flex vai continuar esperando. A Chevrolet afirma que ela vir e que est entre suas prximas prioridades. O mais provvel que sua estria se d junto com a verso sed do Celta, esperada para o fim deste ano.

Pneus chineses

Para o nosso teste, escolhemos a verso 1.0 Flexpower, que representa quase a totalidade das vendas do Celta (mais de 90%). Ao volante, nada mudou. Durante o evento de lanamento do modelo, em Bento Gonalves (RS), dirigimos a verso Life, com rodas aro 13 e pneus chineses Maxxis, na medida 165/70 R13. Nas poucas imperfeies que a estrada apresentou, o carro mostrou-se confortvel, mas oscilou nas curvas. Esse comportamento mais "tranqilo" pode ser amenizado pelas rodas de aro 14, como as da verso Super, que foi avaliada por ns no Campo de Provas da GM, em Indaiatuba (SP). Com 70 cavalos, o motor 1.0 VHC Flexpower coloca o Celta entre os mais potentes modelos do segmento - s perde para o VW Fox, que tem 71 cavalos. Com gasolina, o Celta precisou de 17 segundos para chegar aos 100 km/h, saindo da imobilidade. No lcool, o nmero 1,5 segundo melhor. A Chevrolet manteve a relao curta nas duas primeiras marchas, o que torna o carro gil no trnsito. Mas o consumo de combustvel continua sendo o ponto fraco do 1.0 Flexpower. Com lcool, ele fez 6,7 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada. Com gasolina, as mdias sobem respectivamente para 8,3 e 13,4 km/l. Outro item que no agradou o nvel de rudo interno: a 120 km/h, so 73,4 decibis no ouvido do motorista. Um Fiat Palio Fire 4 decibis mais silencioso nas mesmas condies de teste.

O Celta continua com a proposta de ser um carro acessvel. Com a reestilizao, tem um novo argumento de vendas para chegar perto de Fox, Uno, Gol e Palio. O acabamento interno continua devendo nas verses mais baratas, mas condizente com a proposta do modelo. Quem quiser algo mais elaborado pode apelar para as verses mais equipadas e repletas de acessrios. Nessa configurao, o preo do Celta ultrapassa os 37000 reais. Vale tudo para somar vendas no mercado dos populares. At deixar de ser um.

Ficha tcnica e Teste

Bolso
Preo do carro - 28090 reais (maio/2006)
Garantia - 1 ano sem limite de km
Nmero de concessionrias - 535
Consumo cidade (km/l) (A/G) - 6,7 / 8,3
Consumo estrada (km/l) (A/G) - 9,7 / 13,4
Tanque de combustvel/autonomia (l)/(km) - 47,8 / 640,5

Conforto*
Ar-condicionado/direo hidrulica - o / o
Rodas de liga leve/pintura metlica - - / o
CD player/comandos no volante - - / -
Vidros/travas eltricos- - / -
Espelhos/teto solar eltrico - - / -
Banco traseiro rebatvel 2/3 / 1/3 - -
Cmbio automtico/cruise-control - - / -
Computador de bordo/bancos de couro - - / -

Segurana
ABS/BAS/EBD - - / - /-
Controle de trao/estabilidade- - / -
Airbags (frontais/laterais/cabea) - - / - / -
Encosto de cabea/cinto de 3 pontos para 5 passageiro - - / -
Alarme/imobilizador/brake-light- - / s / -

Desempenho
0-100 km/h (s) (A/G) - 15,5 / 17,0
0-1000 m (s) (A/G) - 36,9 / 38,1
3 40 a 80 km/h (s) (A/G) - 8,3 / 8,9
4 60 a 100 km/h (s) (A/G) - 13,3 / 14,3
5 80 a 120 km/h (s) (A/G) - 26,6 / 29,5
Velocidade mxima (km/h) (A) - 149,7
Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m)- 71,9 / 34,6 / 17,8
Rudo interno PM/RPM mx (dB) - 45,0 / 73,2
Rudo interno 80/120 km/h (dB) -67,2 / 73,4
Velocidade real a 100 km/h (km/h) - 96,3

Ficha tcnica
Motor/posio - dianteiro / transversal
Construo/cilindrada (cm3) - 4 cilindros em linha / 999
Dimetro/curso (mm) - 71,1 / 62,9
Taxa de compresso - 12,6:1
Potncia (cv a rpm) (A/G) - 70 / 70 a 6400
Torque (mkgf a rpm) - 8,8 / 9,0 a 3200
Cmbio (tipo/marchas/trao) - manual / 5 / dianteira
Direo (tipo/n voltas) - hidrulica / 4 voltas
Suspenso dianteira - independente tipo McPherson
Suspenso traseira - eixo de toro
Freio (tipo/dianteiro/traseiro)- hidrulico / disco ventilado / tambor
Pneus - 175/65 R14

Dimenses
Comprimento/entreeixos (cm) - 379 / 244
Altura/largura (cm) - 143 / 162
Porta-malas (litros) - 260
Peso (kg) - 880
Peso/potncia (kg/cv) (A/G) - 12,5 / 12,5
Peso/torque (kg/mkgf) (A/G) - 100 / 97,7
Dimetro de giro (m) - 9,8

Os rivais

Fiat Palio Fire
Mantm a carroceria antiga. E tem o mesmo conjunto de motor e cmbio do Uno. Como diferencial, mantm uma extensa lista de opcionais.

VW Gol 1.0
Mudou no fim do ano passado. E aposentou a verso "bolinha", que brigava com o Celta. Assim o GM ficava com o visual defasado em relao a esta verso. Agora, no mais.

Fiat Uno Mille
o carro a ser batido. Ainda leva o ttulo de mais barato do nosso mercado, mostrando que preo fundamental nesse segmento.

Veredicto
O visual do Celta melhorou. Ainda que a idia de se parecer com outros carros - e no estamos falando s do Vectra - no tenha agradado a todos aqui na redao, as vendas do compacto devem se alavancar nos prximos meses. Assim, o esforo da GM para manter o preo do carro no mesmo patamar no ter sido em vo.





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