Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Up
  • Onix
  • Duster
  • HB 20
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Golf
  • Focus
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | testes
Consumo
Julho 2006

Consumo

Bom pneu economiza mais combustível? Os testes mostraram que não é bem assim

Lista de matérias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

A lista de fatores que influenciam o consumo de combustível de um carro é enorme. Começa pelo tipo de motor, passa pela transmissão e pela aerodinâmica da carroceria e chega aos pneus, que estão diretamente ligados à capacidade de o veículo se deslocar. Pensando nisso, aceleramos o Gol, e depois o Marea, para ver qual a diferença de consumo obtida, a partir das trocas dos pneus. Foram feitas medições simulando o uso dos automóveis no trânsito urbano e nas estradas. Para evitar que a temperatura interferisse nos resultados, realizamos as medições à noite. De acordo com os fabricantes, é tolerável uma variação de, no máximo, 5 graus Celsius. Durante os ensaios, a temperatura não oscilou mais do que 2 graus. Também conferimos o calor do asfalto (variação máxima de 2 graus) e a velocidade do vento (sempre abaixo de 1 m/s).

Para nossa surpresa, não houve grande variação no consumo entre os pneus avaliados. No caso do Gol a diferença de consumo verificada foi mínima. O pneu que obteve as melhores médias foi o Pirelli P400, que chegou a 8,1 km/l, na cidade, e 13,4 km/l, na estrada. O que cravou o maior consumo foi o Goodyear GPS 3 Sport, com as médias de 7,6 km/l, no perímetro urbano, e 13,0 km/l, no rodoviário. Na prática, não dá para dizer que este ou aquele entregou menos consumo.

Na análise dos números do Marea com aro 15, a mesma situação. O "mais" econômico foi o Goodyear Eagle NCT 5, com as médias de consumo de 6,4 km/l, na cidade, e de 11,7 km/l, na estrada. E o mais "beberrão", o Continental ContiPremiumContact, obteve as marcas de 6,2 km/l, nas medições de consumo urbano, e 11,3 km/l, nas de consumo rodoviário. Enfim, outro empate.

Fica a lição: se alguém quiser vender um pneu e vier com a conversa de que ele ajuda o seu carro a economizar combustível, desconfie, leitor.

CAMPO DE TORTURA
CONSUMO
Estes testes simularam o uso dos veículos, com os diferentes tipos de pneus, em situações de trânsito urbano e rodoviário. Foram realizados à noite, para evitar grande variação de temperatura, na pista da TRW-Varga, em Limeira (SP).

 

Os testes:

> Aderência
> Frenagem
> Aquaplanagem
> Impacto
> Consumo
> Ruído

Voltar





» FOTOS

Publicidade