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Carros | testes
Golf 1.6
Maro 2001

Golf 1.6

Por fora o Golf continua igual. Mas o novo motor 1.6 est mais leve, mais eficiente e econmico

Por Luiz Guerrero / Fotos: Ricardo Rollo
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Olha vontade: voc no vai perceber nenhuma mudana aparente no Golf 1.6. Assuma o volante e, por mais que voc rode, ser difcil notar alteraes de comportamento do carro. Mas, acredite, o hatch fabricado no Paran est de alma renovada melhorou bastante. A nova verso 1.6 passou a ser equipada com motor indito desenvolvido em So Carlos, no interior de So Paulo, ganhou recursos eletrnicos at ento inexistentes na linha Volkswagen nacional e solues de engenharia exclusivas em carros brasileiros. Em comparao ao 1.6 anterior, tornou-se menos spero, mais econmico na cidade e esperto nas retomadas. Alm do motor, batizado de EA 111, o cmbio tambm novo e preserva a mesma suavidade e preciso das caixas anteriores.

O conjunto motor-transmisso livrou 15 quilos no peso total do carro. Com a nova fixao no chassi e a dispensa do protetor de crter, o vo livre do solo foi aumentado em 4 centmetros, medida suficiente para corrigir um problema crnico no Golf a tendncia de raspar em salincias do terreno. Outro motivo de reclamao dos donos da verso 1.6, a falta de fora do motor, foi solucionado em parte: o EA 111 manteve a mesma potncia e o mesmo torque do antigo EA 113. A vantagem que os recursos eletrnicos, como o acelerador sem cabo, tornaram as respostas mais precisas e o funcionamento do quatro cilindros oito vlvulas mais suave. O cmbio com escalonamento muito apropriado para a conduo urbana contribui bastante para a disposio do modelo.

Alguns nmeros de desempenho tirados na pista revelam essa disposio. Compare os novos resultados com os dados tirados do ltimo teste da verso 1.6 feito em dezembro de 1999: o tempo para retomar de 40 a 80 km/h em terceira marcha, com o ar-condicionado ligado, caiu de 9,18 para 8,73 segundos. Na retomada 40 a 100 km/h em quinta marcha sem ar-condicionado, a diferena foi maior de 26,15 para 24,16 segundos. E na acelerao 0 a 100 km/h a melhora foi de 4 dcimos de segundo.

Mas as diferenas de desempenho entre uma verso e outra no devem ser a maior preocupao do comprador de um Golf 1.6. O que pode interessar o fato de o carro estar mais disposto em qualquer faixa de rotao. E, principalmente, mais econmico na cidade: comparado verso anterior, est rodando 1,23 quilmetro extra por litro de gasolina com ar-condicionado ligado. Outra melhoria a ser levada em conta a do nvel de rudo caiu 1,2 decibel na escala com o motor funcionando na rotao mxima, sintoma de que o interior do carro passou a receber menos vibrao. O novo conjunto mecnico no acarretou alteraes na calibragem da suspenso, que continua firme sem ser incmoda e garantindo excelente estabilidade, especialmente nos modelos equipados com pneus 195/65 (opcionais aos 175/80). Os freios, auxiliados pelo ABS opcional, so muito eficientes.

No acabamento geral e no desenho, nenhuma novidade. O Golf reconhecido pela construo caprichada e pela sobriedade das linhas, que se mantm inalteradas desde a reforma de 1997. Entre os mdios, categoria que inclui, entre outros, Astra, Focus e Brava, o carro mais discreto e o segundo mais vendido, atrs do Astra hatch. A verso 1.6, a preferida dos compradores, representa 71% da produo total do modelo. Foi justamente nela que a Volks investiu, sem cobrar nada, por enquanto: o preo do modelo, que varia de 29 819 a 38 733 reais, no foi reajustado.

Ficha tcnica

Motor e cmbio
Motor - diantero, trans., 4 cilindros, 8 vlvulas
Cilindrada - 1 599 cm3
Potncia - 101 cv (5 500rpm)
Torque - 14,2 kgfm (3 250rpm)
Trao - Dianteira
Cmbio - Mecnico de cinco marchas

Suspenso e freios
Suspenso Dianteira - Independente, tipo Mc Pherson, braos triangulares, molas helicoidais
Suspenso Traseira - Independente, braos longitudinais, molas helicoidais
Freios - Disco nas quatro rodas
Pneus - 195/65 R15
Rodas - 6J x 15

Dimenses e capacidades
Peso - 1 710kg
Altura - 1 459 mm
Largura - 1 735 mm
Comprimento - 4 149 mm
Porta-malas - 235 litros

Preo
R$ 38 733 (carro testado)





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