Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Corolla
  • Up
  • Logan
  • HB 20
  • Prisma
  • Novo Ka
  • Golf VII
  • Focus
  • Tracker
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | testes
Toyota Hilux SR Diesel
Outubro 2001

Toyota Hilux SR Diesel

Depois de oito anos sem novidades, a Toyota muda a Hilux. motor novo, cara nova, mais opes de cabine e de trao. O consumidor agradece

Por Luiz Guerrero / Fotos: Marcelo Spatafora
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Nos ltimos anos, a Toyota vem buscando abrigo principalmente entre os compradores conservadores, com o jipe Bandeirante, o Camry, o Corolla, veculos mais do que confiveis, mas que nunca foram acusados de revoluo no mercado nacional. A estratgia tem sua lgica, mas enfrenta um problema. Desde que o mundo mundo, jovens ou aqueles que se acham jovens gostam de novidades e, decididamente, a concessionria Toyota no era o ponto de encontro deles.

Em agosto, foram vendidas 917 unidades da picape Hilux, um crescimento de cerca de 18% em comparao com o mesmo perodo do ano passado. Com isso, a Hilux importada da Argentina tomou o segundo lugar da Ford Ranger entre as picapes mdias e luta agora para chegar aos 1950 exemplares que a lder S10, da GM, vendeu em agosto.

O que o primeiro pargrafo deste texto tem a ver com o segundo? Simples: um pouco de ousadia no faz mal e, pelo jeito, d dinheiro. No por acaso, agosto marca a entrada da nova Hilux no mercado, um modelo que recebeu as primeiras mudanas efetivas em oito anos. No por acaso, igualmente, as alteraes buscaram agradar os jovens. A Toyota acertou e a resposta est nas vendas. Mas cometeu, e em alguns casos manteve, alguns pecados.

A anlise comea por fora. A grade de frisos verticais, os faris redesenhados (tudo integrado com a moldura cromada na verso SR, testada por QUATRO RODAS, e com plstico fosco nas mais simples), o pra-choque saliente e o cap com mais volume deram Hilux a aparncia agressiva to ao gosto dos picapeiros. As laterais ficaram mais elegantes sem os vincos e sem os ganchos de amarrao aparentes, na caamba. A plstica teve como uma das referncias a picape Tacoma vendida nos Estados Unidos.
As mudanas foram alm da aparncia externa. Atingiram tambm o bolso, com o aumento do nmero de verses oferecidas. Eram trs, agora so nove. A linha ganhou motor a gasolina de quatro cilindros e 2,7 litros. Voltaram ao mercado modelos com trao 4X2 e os de cabine simples passaram a ser importados regularmente. Os preos, assim, so mais variados. Agora vo de 36000 reais (8900 reais a mais que a S10 mais barata) at 57000 reais (a S10 top custa 63000 reais). Na busca por um mercado mais amplo, a Toyota entra at com o patrocnio de campeonatos de rodeio pelo interior do pas, artifcio fartamente empregado por GM e Ford para promover suas picapes.

A diferena que a Toyota no minimiza as origens utilitrias da picape, especialmente agora que deixou de produzir a famlia Bandeirante. Para o trabalho, a marca destina a DX diesel cabine simples, e para o lazer, uma das opes a SRV gasolina cabine dupla (s em novembro comeam a ser vendidas as verses turbodiesel equipadas com o mesmo motor de 116 cavalos do utilitrio esportivo SW4). Todas, no entanto, tm a mesma calibragem de suspenso, feita para suportar mais de uma tonelada de carga. As caambas variam de 776 a 1180 litros. Mesmo na cabine dupla, possvel carregar uma moto na traseira. Quem roda vazio, no entanto, sente o incmodo nos rins. Formada pelo clssico conjunto de eixo rgido com molas semi-elpticas na traseira, a suspenso da Hilux dura mesmo no asfalto liso. E os bancos, como se ver mais adiante, no ajudam a filtrar os solavancos.

A nova Hilux ganhou motor com um pouco mais de flego e, principalmente, fora: agora so 90 cavalos na verso 3.0 diesel aspirada, em lugar dos 77 cavalos do antigo 2.8. O torque saltou de 17,7 para 19,6 kgfm a 2400 giros, receita que torna a conduo agradvel na cidade. Os nmeros, no entanto, no so animadores para os adeptos das picapes urbanas: a acelerao de 0 a 100 km/h transcorreu em 25,49 segundos. No um carro que vai queimar a borracha dos pneus a cada sada de sinal. Nas medies de rudo, a maior mdia foi de 75,3 decibis com o motor em rotao mxima, algo prximo ao rudo de uma rua movimentada. Melhorou um pouco.

A transmisso manual de cinco marchas eficiente. As marchas so engrenadas sem esforo e com preciso. A verso 4X4 conta com reduzida e com sistema de roda livre acionado pela borboleta nos cubos da roda, mecanismo que alguns praticantes do fora-de-estrada consideram mais confivel que o sistema automtico (que equipar as futuras verses turbodiesel), mas seguramente mais incmodo. Para o fora-de-estrada, as credenciais da picape so o ngulo de ataque de 38 graus, o de sada de 20 graus e o vo livre do solo de 215 milmetros, medidas comuns s verses 4X2. Como comparao, a Ranger tem ngulos de ataque e sada de 29 e 27 graus, respectivamente, e 172 milmetros de vo livre. As manobras so sempre geis, por causa do dimetro de giro reduzido, e seguras, por mrito dos generosos retrovisores que recebem capa cromada nas verses top.

Desenho renovado, conjunto de motor e transmisso que d conta do recado... Mas, e por dentro? A impresso que faltou algo nessa reestilizao. Principalmente para quem tem o nome Hilux estampado. A palavra, corruptela de high luxury (alto luxo, em ingls), um achado. Tem sonoridade, curta e de fcil memorizao. Mas, definitivamente, no combina com o portador. A picape to espartana que, na verso completa, no oferece nem regulagem de altura do cinto de segurana. A fita ancorada na coluna por um parafuso fixo.

O desenho interior no inova. O painel, simples ao extremo, formado por dois mostradores principais (conta-giros e velocmetro) e pelos indicadores de temperatura e nvel de combustvel por cilindros giratrios. O formato dos bancos no favorece o conforto: o assento alto em comparao ao assoalho e cansa as pernas. O encosto no anatmico. O acabamento de qualidade o que termina livrando o interior da picape de crticas mais severas.

E ainda assim, com esses senes, a Hilux subiu tanto de venda? Pelo jeito, o bom pacote de novidades est falando mais alto entre os consumidores. Vantagens que premiam quem ousa oferecer algo diferente no mercado.

> Avaliao

Ficha tcnica

Motor
Dianteiro, longitudinal, diesel, 4 cilindros em linha,
8 vlvulas

Cilindrada - 2 986 cm3
Dimetro x curso - 99,5 mm x 96 mm
Taxa de compreso - 22,1:1
Potncia - 90 cv a 3 800 rpm
Potncia especfica - 30,1 cv/litro
Torque - 19,6 kgfm a 2 400 rpm

Cmbio
Manual de 5 marchas, trao 4x4

Carroceria
Picape cabine dupla, 5 lugares
Tanque - 65 litros
Capacidade de carga - 1 060 kg
Peso - 1 740 kg
Peso x potncia - 19,3 kg/cv

Suspenso
Amortecedores pressurizados
Dianteira - Independente, com braos duplos triangulares, barra de toro e barra estabilizadora
Traseira - Eixo rgido, molas semi-elpticas de duplo estgio


Freios
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com vlvula de alvio de presso


Direo
Hidrulica, com esferas recirculantes


Rodas e pneus
Ao estampado, aro 15, 235/75 R15

Principais equipamentos de srie
Vidros, espelhos e travas eltricos, ar-condicionado, rdio toca-fitas, coluna de direo ajustvel

Preo
R$ 55 145





» FOTOS


Publicidade