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Carros | testes
Peugeot 307 Passion
Maio 2002

Peugeot 307 Passion

A frmula do cruzamento entre carro e minivan j faz sucesso na Europa e chega por aqui para brigar com o Golf.

Por Luiz Guerrero / Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Hatch cinco portas ou minivan? Nem perca tempo com essa dvida, j que tampouco a Peugeot chegou a uma concluso. Faa como a fbrica e fique com as duas definies: o 307 uma mistura dos dois. Como disse Keith Ryder - criador da Plataforma 2, na qual a famlia 307 est assentada - revista francesa L'Auto-Journal, trata-se de um carro com novo formato. Mas uma coisa certa: ele est agradando, conforme mostram os nmeros de vendas na Europa. Lanado em abril do ano passado, o 307 vendeu quase 64000 unidades nos dois primeiros meses deste ano. Esse nmero ainda est longe de bater o Golf (95500 carros vendidos no primeiro bimestre), mas os testes comparativos feitos por algumas revistas estrangeiras mostram que o Peugeot tem tudo para atazanar o VW.

A comear do preo. Na Itlia, como comparao, o 307 1.6 16V mais em conta custa o equivalente a 5600 reais mais barato que o Golf 1.6 bsico. No Brasil, o 307 mais caro (o Soleil com direo, vidros eltricos e sem ar vendido a partir dos 35590 reais, enquanto o Golf custa a partir dos 29000 reais). Mas, mesmo assim, tem preo atraente - mais ainda se for considerado que o carro importado da Frana, depois que a fbrica desistiu de fabric-lo na Argentina. Vale pelo projeto moderno e pelo espao interno.

Veja as fotos e perceba a carga gentica de minivan no 307. A mais evidente o amplo pra-brisa, que nasce em ngulo inclinado na altura do eixo dianteiro e avana sobre o teto at praticamente o meio da porta. A soluo determinou a criao de um falso quebra-vento nas colunas dianteiras e tambm uma superfcie de 55 centmetros entre a borda do painel e o pra-brisa. O cap curto e igualmente inclinado. Outra caracterstica tpica dos monovolumes a altura incomum para um carro de passeio (1,51 metro, 5 centmetros a mais que um Golf e 10,5 centmetros a menos que uma Renault Scnic). Pela cartilha clssica, no entanto, o 307 um dois volumes. Ou um "mutante", como a equipe de desenho da Peugeot batizou a primeira verso, ainda em argila, do 307.

A mistura de estilos uma forte tendncia das novas geraes de carros. Para ficar apenas com um exemplo recente, tome-se o Honda Fit (clique aqui e veja a reportagem sobre o carro japons), o monovolume com traos de cup que ser fabricado no Brasil a partir de maio de 2003. O notvel conseguir, com essa fuso de volumes - que tem por objetivo primordial a ampliao do espao e o aumento da funcionalidade -, um resultado esttico harmonioso. E essa a qualidade mais visvel do 307. Claramente inspirado no antecessor 306, o "mutante" impressiona pelo porte generoso para um mdio-pequeno e pelo bom arranjo dos elementos de identidade da marca, como os "olhos de felino" (sugeridos pelo desenho dos faris) e a grade dianteira que ostenta o smbolo do leo. O pra-choque dianteiro, formado por uma larga pea integrada ao cap, as colunas traseiras e as rodas de aro 15 so componentes que inspiram a mesma robustez vista no desenho do Golf. Elegante por fora, agradvel por dentro, o 307 prdigo em espao para passageiros, carga e miudezas (e eis aqui outro ponto em comum com as minivans). Essa gentileza tem o patrocnio da Plataforma 2, desenvolvida pelo Grupo PSA para Peugeot e Citron e que, alm dos 307, ser usada pela prxima gerao dos Xsara.

Alm da altura do carro, a largura da plataforma (1,73 metro) ajudou na ampliao do espao interno. Mas por dentro o 307 parece bem maior. O truque o pra-brisa de 1,46 metro quadrado aliado s cores claras do revestimento, combinao que areja o ambiente, aumenta a sensao de espao e, com isso, ajuda no bem-estar geral. O inconveniente que a luz em excesso chega a atrapalhar a leitura dos instrumentos e contribui para aumentar a temperatura interna. As trs verses venda no Brasil (Soleil, Rallye e a intermediria Passion) no tm a mesma quantidade de equipamentos disponvel nos carros europeus, mas chegam bem sortidas. Na Europa, o bsico XR vem com ar-condicionado de srie. No Brasil, o Soleil vem sem o ar-condicionado e o pra-brisa com filtro trmico, que so opcionais - um conforto que custa 3020 reais a mais.

O 307 trazido das linhas de Sochaux e Mulhouse, na Frana, tem apenas uma opo de motor, o 1.6 16V de 110 cavalos. o mesmo que equipa o Citron Xsara (s no segundo semestre chegam os carros com o 2.0 16V de alumnio e 138 cavalos - o mesmo do C5 e que na Picasso teve potncia rebaixada para 118 cavalos). pouco para o 307. A fora plena s despejada aos 4000 giros e a potncia mxima surge aos 5800. Na prtica, preciso pressionar o acelerador com vontade para deixar o carro mais gil e se valer de constantes redues para enfrentar uma ladeira ou fazer
ultrapassagens. Alm do aumento no consumo, isso representa maior nvel de rudo. Dentro dessa faixa de rotao, a prova de 0 a 100 km/h foi cumprida no bom tempo de 12,88 segundos em terceira marcha. A retomada 40 a 100 km/h em quinta marcha foi cumprida em longos 27,26 segundos. O cmbio, preciso, foi reescalonado nos carros que comeam a ser vendidos no Brasil - a primeira e o diferencial foram encurtados.

Apesar de o centro de gravidade ser mais alto que o normal, ao volante o 307 tem comportamento de carro comum, no de minivan. Ele encara bem as curvas mais fortes e tem boa estabilidade, como mostra o 0,86 g de aderncia lateral medido na pista de teste. A sensao de dirigir uma minivan creditada posio elevada com que se viaja e ampla rea de vidro frente. A suspenso, macia, cumpre bem a misso e s apresenta um incmodo, caracterstico de todo carro francs: o baque seco ao transpor lombadas, por exemplo, por no contar com batente hidrulico. Nas provas de frenagem, o 307 no deu sustos. Parou sempre sem desviar da trajetria. Alm do ABS, conta com vlvula compensadora de carga que distribui a presso de frenagem por igual nos dois eixos. Todos os carros tambm so vendidos com airbag duplo (com chave para desativar o do passageiro) e com apoio de p que se desloca em caso de coliso, preveno para ferimentos na perna.

O Passion cedido para o teste veio com a maioria dos opcionais - incluindo detalhes de acabamento que no fariam nenhuma falta, como a imitao de madeira aplicada no painel para dar ao modelo um ar, por assim dizer, mais elegante. Mas vamos ao que faz a diferena: volante com regulagem de altura e profundidade, ajuste de altura dos dois bancos dianteiros, ar-condicionado automtico, espelho de cortesia com iluminao independente no pra-sol, CD player com comando na coluna de direo.

Quem gosta de espao para organizar as miudezas no pode se queixar: alm dos nichos nas laterais dos bancos, das bolsas das portas capazes de abrigar uma garrafa de 1 litro e do porta-luvas com 17 litros de capacidade e divises para documentos e caneta na tampa, h gavetas sob os bancos dianteiros. Fora isso, existem dois porta-copos (mal localizados, verdade) ao lado da alavanca do freio de mo. No o prprio esprito de minivan com cara de hatch?

A ILUMINADA
A primeira variao sobre a base do 307 uma perua (clique e confira)

> Avaliao

Ficha tcnica

Motor
Dianteiro, transversal, 4 clindros em linha, 16V
Cilindrada - 1587 cm3
Dimetro x curso - 78,5 x 82 mm
Taxa de compresso - 11,0:1
Potncia - 110 cv a 5800 rpm
Potncia especfica - 69,3 cv/litro
Torque - 14,7 kgfm a 4000 rpm


Cmbio
Mecnico, 5 marchas, trao dianteira
1 3,47:1
2 1,81:1
3 1,28:1
4 0,97:1
5 0,77:1
R 3,58:1
Diferencial - 4,69:1
Rpm a 100 km/h em 5 - 3050


Carroceria
HHatchback, 5 portas, 5 lugares
Comprimento - 420 cm
Largura - 175 cm
Altura - 151 cm
Entre-eixos - 261 cm
Tanque - 60 litros
Porta-malas - 320 litros
Peso - 1183 kg
Peso x potncia - 10,7 kg/cv


Suspenso
Independente, molas helicoidais, amortecedores hidrulicos
Dianteira - Tipo McPherson invertido, barra estabilizadora
Traseira - Barra de toro dupla, deformvel


Freios
Disco ventilado (diant.) e iscos rgidos (tras.), com ABS


Direo
Pinho e cremalheira, assistncia eletro-hidrulica


Rodas e pneus
Liga leve, aro 15, 195/65 R15

Principais equipamentos de srie
Ar-condicionado automtico, ABS, airbag duplo, regulagem interna dos faris, limpador do vidro traseiro, protetor de crter, espelhos eltricos, banco do motorista e do passageiro com regulagem de altura, coluna de direo regulvel em altura e profundidade, direo hidrulica, porta-luvas refrigerado

Principais equipamentos de srie
Faris com acendimento automtico, limpador do pra-brisa com sensor de chuva, faris de neblina, pintura metlica

Preo Bsico (estimado)
$ 41 000 reais

Preo Completo (estimado)
$ 22 170 reais





» FOTOS


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