Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Corolla
  • Up
  • Logan
  • HB 20
  • Prisma
  • Novo Ka
  • Golf VII
  • Focus
  • Tracker
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | testes
Chevrolet Celta Super
Julho 2002

Chevrolet Celta Super

Com cinco portas e motor VHC de 70 cavalos, o Celta a nova arma da Chevrolet para combater entre os bsicos.

Por Adriano Griecco / Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Dentro do Campo de Provas da Cruz Alta, a pista de testes da Chevrolet em Indaiatuba (SP), h uma pequena serra que usada para avaliar o desempenho dos carros da marca. claro que existem outras maneiras de se verificar o resultado de alteraes mecnicas, como o uso do dinammetro e testes de pista com aparelhos como o Correvit. Mas, para quem vive de experimentar carros e escrever sobre, no h nada melhor que um bom percurso - se no for o modo mais preciso, certamente o mais divertido. Foi nessa serrinha que pude dirigir o novo Celta e compar-lo com o modelo anterior, em seguida.

Logo nas duas primeiras curvas da serra, feitas em subida, uma diferena me chamou a ateno. Com o Celta novo eu passava ali em terceira marcha, com o ponteiro do conta-giros estabilizado nas 3500 rpm e com alguma sobra de fora no motor. Com o antigo, tive que reduzir para a segunda, j que em terceira ele ameaava refugar. No campo das sensaes, uma boa diferena a favor do novo Celta com motor VHC. Essa prova eu fiz com dois modelos de trs portas, pouco antes de testar o indito cinco portas, a grande novidade da linha.

Mas, antes de falar do desempenho, vou cumprir o dever e fazer algumas contas - ou melhor, um exerccio de premonio. Afinal, quem procura um modelo acessvel est mais preocupado com o bolso. E por "acessvel" calcula-se algo na faixa dos 15000 reais. Esta a estimativa de preo para o novo Celta, cujo valor ainda no foi revelado pela fbrica. Mesmo com as novidades que a linha 2003 apresenta, como o velocmetro - que trocou o fundo branco por um preto - e o novo motor, ele no deve se distanciar muito do preo da verso anterior (14650 reais). Agradea isso bendita concorrncia que tem os Fiat Mille, Palio Fire, Fiesta Street e Gol Special, todos trs portas, na faixa entre 13080 e 15600 reais.

Para encarar essa turma a Chevrolet criou tambm um nova verso, batizada de Celta Super - "Super" era o nome de um pacote de opcionais. Ela traz pra-choques na cor da carroceria, conta-giros, parte do acabamento das portas em tecido e volante de trs raios, com maior espessura do aro e revestimento acolchoado.

Com a adio das portas de trs, a marca diminuiu o tamanho das dianteiras em 26 centmetros. A coluna onde fixada a porta traseira, chamada pela engenharia de coluna B, tambm foi deslocada para a frente, visando ampliar o espao de acesso para os bancos traseiros. A modificao teve como conseqncia uma diminuio no espao para o motorista entrar no carro. So 20 centmetros a menos. Mas, se voc no titular de time de basquete, no h motivo para alarme. Mesmo com essa "espremida", a medida no Celta cinco portas ainda 3,7 centmetros maior do que no antigo Corsa hatch. Com a adoo de portas menores, os painis que as revestem tiveram de ser redesenhados, mas permaneceram feitos em plstico.

As alteraes no tamanho das portas e na fixao da coluna B no mudaram a posio dos bancos. Em outras palavras, o povo que vai na frente vai bem, obrigado. J na traseira aquele adensamento demogrfico quando vo trs adultos. Mas o Celta fica na mdia de conforto proporcionado pelos outros concorrentes do segmento. Seu porta-malas continua com bons 260 litros de capacidade, um valor maior do que os novos Ford Fiesta e Chevrolet Corsa. Um detalhe curioso da verso cinco portas a alavanca usada para dobrar o encosto dos bancos dianteiros no modelo duas portas - mantida por uma questo de custo, segundo a Chevrolet.

Para compensar a perda de rigidez que a carroceria sofreu com as duas portas a mais - que tm barras de proteo contra impacto lateral -, foram reforados os pontos de fixao da coluna B no teto e no assoalho. Todas essas modificaes trouxeram 36 quilos a mais de peso para o Celta. Nada exagerado - tanto que a suspenso traseira no chegou a receber alterao. Com a mesma calibrao de molas e amortecedores, o Celta responde bem s ordens do volante e d mostras de boa estabilidade. Nas curvas feitas no limite, os pneus 165/70 R13 dobram e ele escapa de frente.

Alm da verso cinco portas, o Celta recebeu o motor que j equipa a nova linha Corsa. o VHC (very high compression), um 1,0 litro que, graas a sua alta taxa de compresso - 12,6:1 -, desenvolve 70 cavalos. Mas o motor do Corsa no tem 71 cavalos? Tem, sim. que no Celta um cavalo se perdeu no meio do caminho entre os sistemas de admisso e escape. Seu filtro de ar menor do que o do Corsa. Ou seja, a quantidade de ar que entra no motor diminui. Mas esta perda desprezvel e o Celta ficou mais esperto em relao ao modelo anterior, com os dez cavalos que ganhou.

Mas seria injusto creditar essa esperteza s ao novo motor. A Chevrolet mexeu tambm nas relaes de marcha, encurtando as trs primeiras, alm da r. Essa a segunda parte da explicao para o fato de conseguir fazer as duas curvas da serra em terceira marcha. So alteraes que tiveram por objetivo melhorar o desempenho do carro na cidade. Palmas para a engenharia. O Celta ganhou fora nas sadas e nas retomadas. S para comparar, ele melhorou 2,5 segundos no teste de acelerao. O modelo anterior demorava 19,8 segundos para chegar aos 100 km/h. Nesta nova configurao, levou 17,3 segundos. Em contrapartida, as trocas de marchas agora so mais constantes. O metabolismo do compacto, no entanto, mudou pouco. Segundo nossas medies, o novo Celta manteve sua mdia de consumo urbano, fazendo 8,6 km/l. No consumo rodovirio, seus resultados vo agradar aos mais estradeiros, j que conseguiu a boa mdia de 15,2 km/l.

> Avaliao

Ficha tcnica

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8V
Cilindrada - 999 cm3
Dimetro x curso - 71,1 x 62,9 mm
Taxa de compresso - 12,6:1
Potncia - 70 cv a 6400 rpm
Potncia especfica - 70,1 cv/litro
Torque - 8,8 kgfm a 3000 rpm

Cmbio
Mecnico, 5 marchas, trao dianteira
1 4,27:1
2 2,35:1
3 1,48:1
4 1,05:1
5 0,80:1
R 3,31:1
Diferencial - 4,87:1
Rotao a 100 km/h em 5 - 3750 rpm

Carroceria
Hatch, 5 portas, 5 lugares
Comprimento - 375 cm
Largura - 161 cm
Altura - 143 cm
Entre-eixos - 244 cm
Tanque - 46 litros
Porta-malas - 260 litros
Peso - 870 kg
Peso x potncia - 12,4 kg/cv


Suspenso
Independente, molas helicoidais e amortecedores
Dianteira - Independente, do tipo McPherson
Traseira - Semi-independente, com eixo de toro


Freios
Disco na dianteira e tambor na traseira

Direo
Pinho e cremalheira


Rodas e pneus
Ao, aro 13; Goodyear GPS 3 Sport 165/70 R13

Principais equipamentos de srie
Acendedor de cigarro, barras de proteo lateral nas portas, cintos de segurana dianteiros com regulagem de altura, cintos traseiros laterais com trs pontos, calotas integrais, imobilizador eletrnico, pra-choques na cor da carroceria, preparao para som, ventilao forada, volante acolchoado de trs raios.


Principais equipamentos opcionais
Ar-condicionado, direo hidrulica


Preo Bsico (estimado)
$ 16500 reais (estimado para a verso testada)





» FOTOS


Publicidade