Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Corolla
  • Up
  • Logan
  • HB 20
  • Prisma
  • Novo Ka
  • Golf VII
  • Focus
  • Tracker
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | testes
Chevrolet Meriva 1.8
Agosto 2002

Chevrolet Meriva 1.8

A Meriva menor que as outras minivans do mercado, mas traz inovaes que vo deixar a concorrncia espantada

Por Paulo Campo Grande / Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

No chavo, daqueles que as fbricas adoram usar quando apresentam um modelo novo. Desta vez, ningum est exagerando: a minivan Meriva, da Chevrolet, mesmo um carro surpreendente. primeira vista, passa despercebida. Sob um olhar mais atento, ela revela um desenho bem interessante. Repare nas fotos. Os faris, o friso largo da grade dianteira e o vinco na lateral da carroceria so caractersticas que agradam e do um carter prprio Meriva. A verso completa, como o modelo avaliado neste teste, ainda mais atraente, com seus frisos laterais, retrovisores e maanetas na cor da carroceria.

As novidades no se resumem ao exterior. Internamente, a Meriva bem diferente do novo Corsa, modelo que lhe cedeu a plataforma. No painel de instrumentos, contam-se nos dedos as peas comuns aos dois carros: mostradores, sistema de som, volante e manopla de cmbio. At o boto de acionamento dos faris que fica esquerda do volante, um clssico da marca nos anos 90, novo na Meriva. A tela do computador de bordo, outro cone chevroletiano, ganhou uma "torre" no centro do painel.

Tudo isso vira detalhe quando a avaliao passa para o banco de trs. Aqui est a grande surpresa da Meriva. De srie, o banco traseiro da minivan bipartido, na proporo de 60% e 40%. Mas, opcionalmente, pode ser dividido em trs partes, num engenhoso sistema chamado FlexSpace. O dono pode arrumar os bancos em diferentes configuraes, liberando espao para as pessoas ou para a bagagem. T bom, outras minivans fazem isso. A diferena na Meriva que o banco de trs lugares pode ser transformado em dois assentos individuais, que se deslocam no s para a frente e para trs, mas tambm lateralmente - e ainda reclinam. O estreito banco do meio fica convenientemente encaixado no piso. Quem viaja nos dois lugares traseiros tem o mesmo conforto de quem vai na parte dianteira da cabine (clique aqui e confira). Segundo a GM, o FlexSpace leva em conta que automveis compactos so ocupados em geral por uma ou duas pessoas, e raramente por mais de quatro. Faz sentido.

Pela criatividade e pelo nome, o FlexSpace lembra o Flex7, presente na Zafira, da mesma Chevrolet. Mas sua concepo diferente. Nele no h bancos suplementares, como na Zafira. Cinco lugares no viram sete. Ao contrrio, na Meriva se transformam em quatro. Graas a um fundo falso no porta-malas, o FlexSpace permite que se crie uma superfcie plana quando os bancos esto dobrados. Como ltima comodidade, a opo com FlexSpace oferece um cinto de trs pontos para o passageiro do banco central traseiro. A ancoragem feita no teto do carro e no to feia como poderia parecer. Na verso com banco normal, o passageiro do meio s ter cintos subabdominais. Os outros dois ficam com o sistema de trs pontos. Legal esse FlexSpace, n? Pois no esquea: um opcional e deve implicar reais extras no preo da Meriva. Segundo a fbrica, o sistema ser oferecido em pacotes com no mnimo 30 itens de conforto e convenincia. Comparando com os pacotes disponveis para o Corsa Sedan 1.8, isso no sairia por menos de 3000 reais.

Sem ou com FlexSpace, os passageiros do banco traseiro contam com mimos como mesinhas com porta-copos e bolsas para revistas, que se situam no encosto dos bancos dianteiros (tudo opcional), e console central com cinzeiro e tomada de 12 volts (estes de fbrica).

Como itens de srie, a Meriva conta ainda com imobilizador do motor, limpador e desembaador do vidro traseiro, conta-giros e aviso sonoro de faris ligados. E, entre os opcionais, ainda h itens como as travas automticas das portas, que so acionadas a 30 km/h, e um sistema que avisa na tela do computador de bordo a poca da reviso, ao atingir os 15000 quilmetros rodados.

A Meriva chegou s lojas em agosto com duas opes de motor. Uma delas a 1.8, de oito vlvulas, que equipa o Corsa, e a outra indita. Trata-se de um motor 1.8 16V com coletor de admisso varivel - que proporciona melhores respostas tanto nas altas quanto nas baixas rotaes - e acelerador eletrnico (drive-by-wire) - sistema que faz sua estria num veculo da Chevrolet, no Brasil.

Na apresentao oficial do carro, no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), tivemos a oportunidade de experimentar os dois motores, em um rpido test drive. O de 16 vlvulas se mostrou mais gil, como era de se esperar. Mas escolhemos a verso de oito vlvulas para fazer o teste completo porque, na previso da Chevrolet, ela deve ser responsvel por 80% das vendas da Meriva. E a razo para a preferncia do consumidor se justificar pelo preo do carro.

Uma verso igual avaliada por ns, que s no tinha airbag e ABS, sairia por 37000 reais. Esses 8000 reais a mais so o que um cliente pagaria hoje para equipar um Corsa Sedan 1.8. A verso 1.8 16V partiria de 32000 reais e, completa, encostaria nos 40000 reais, quase o preo de uma Zafira 2.0 8V bsica, que custa 41441 reais. Assim, a Chevrolet formaria a tradicional escadinha de ofertas, na qual o comprador sempre fica tentado a subir um degrau a mais, passando para uma verso mais completa ou para um modelo de segmento superior. Essa matemtica se apia tambm nas declaraes dos executivos da montadora, para quem a principal concorrente da Meriva ser a Renault Scnic. Na verso bsica RT 1.6 16V, o preo sugerido da Scnic de 36690 reais, e chega a 43990 reais na verso mais completa RXE 1.6 16V.

primeira vista, a afirmao de que a Meriva concorre com a Scnic parece pura pretenso. Afinal, a Scnic maior e todo mundo sabe que, equipada com o motor 2.0, compete com a Zafira. A Scnic mede 4,13 metros de comprimento e 1,72 de largura, contra 4,04 e 1,69 metros da Meriva, respectivamente. Alm disso, possui um porta-malas mais espaoso. So 375 litros, enquanto a Meriva tem capacidade para 277, de acordo com nossa medio. Mas, vejam s!, a Meriva tem entre-eixos maior: 2,63 metros, contra 2,58 da Scnic. Ou seja, pelo menos no comprimento, sua cabine oferece mais espao.

Na pista, no demorou para que a Meriva 1.8 8V voltasse a nos surpreender. Apesar de alta e leve, essa minivan oferece boa estabilidade. Ela se mostrou equilibrada num trecho de slalom e, na medio da acelerao lateral, chegou a 0,81 g. Forando bem na curva, a roda traseira interna chegava a perder contato com a pista, mas voltava rapidamente, assim que se aliviava o p do acelerador. Segundo a fbrica, a estabilidade garantida pela concepo do chassi. A suspenso dianteira do tipo McPherson, com amortecedores pressurizados e limitador hidrulico, que evita a descida brusca da roda ao passar por buracos ou lombadas. Atrs, composta por eixo de toro, o mesmo sistema da Zafira, e amortecedores pressurizados.

O motor da Meriva montado sobre um subchassi, com os braos da suspenso fixados por meio de buchas hidrulicas. Isso diminui a transmisso de vibraes para a carroceria e melhora a sensibilidade da direo, de acordo com os tcnicos da Chevrolet. Alm de estvel, a Meriva ficou fcil de dirigir. Sua direo hidrulica se mostrou leve e confivel. Outro ponto positivo a posio de dirigir. O motorista dirige sentado num posto elevado, com viso privilegiada do trnsito, graas tambm ampla rea envidraada.

Nas provas de desempenho, no se pode afirmar que a Meriva superou as expectativas. Mas no fez feio. Pesando 160 quilos a mais que o Corsa Sedan (1095 contra 1255 quilos), a Meriva foi um pouco mais lenta. Acelerou de 0 a 100 km/h em 14,3 segundos e retomou de 40 a 80 km/h, em terceira marcha, em 9,2 segundos.
O Corsa testado na edio de abril fez o mesmo em 12,7 e 7,9 segundos, respectivamente. A reclamar, s mesmo da altura da alavanca do cmbio. Ela baixa demais. Se fosse mais alta, a Meriva tiraria melhor nota em ergonomia.

Nas medies de consumo, a Meriva manteve as mdias de 7,1 km/l, no ciclo urbano, e 11,9 km/l, na estrada. Na hora de parar, parou bem. Veio a 80 km/h e precisou de 30,8 metros para frear. Nessas passagens, ela demonstrou leve tendncia a desviar a trajetria para a esquerda. A Meriva 1.8 8V tambm no levou nota mxima nas provas de nvel de rudo. Ela se mostrou barulhenta, principalmente nas aceleraes. Com o motor a 6000 rpm, em primeira marcha, o nvel de rudo registrado na cabine foi de 73,4 decibis. Nas outras situaes, como a 80 km/h em quarta marcha, a Meriva foi bem, o que leva a crer que um melhor isolamento do compartimento do motor resolveria o problema.

No final do teste, d para dizer que a Meriva fez bonito. Ela chegou pista sem ser notada e saiu sob os olhares atentos de todos.

> Avaliao

Ficha tcnica

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8 vlvulas
Cilindrada - 1796 cm3
Dimetro x curso - 80,5 x 88,2 mm
Taxa de compresso - 9,4:1
Potncia - 102 cv a 5200 rpm
Potncia especfica - 56,8 cv/litro
Torque - 16,8 kgfm a 2800 rpm


Cmbio
Mecnico de 5 marchas, trao dianteira
1 3,73:1
2 1,96:1
3 1,31:1
4 0,95:1
5 0,76:1
R 3,31:1
Diferencial - 3,94:1
Rpm a 100 km/h em 5 - 2600


Carroceria
Minivan, 5 portas, 5 lugares
Comprimento - 404 cm
Largura - 169 cm
Altura - 194 cm
Entre-eixos - 263 cm
Tanque - 52,5 litros
Porta-malas - 277 litros
Peso - 1255 kg
Peso x potncia - 12,3 kg/cv


Suspenso
Molas helicoidais e amortecedores pressurizados
Dianteira - Independente, tipo McPherson
Traseira - Semi-independente, com barra de toro

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Direo
Hidrulica, tipo pinho e cremalheira

Rodas e pneus
Liga leve (opcional), aro 15; Pirelli P6000 185/60 R15

Principais equipamentos de srie
Ar quente, acendedor de cigarros, barra de proteo lateral, brake-light, conta-giros, direo hidrulica, desembaador, limpador e lavador do vidro traseiro, volante acolchoado de trs raios .


Principais equipamentos opcionais
Antena no teto, alarme com acionamento a distncia, ar-condicionado, bancos com sistema FlexSpace, duplo airbag, ABS, faris de neblina, rdio com CD player, rodas de liga leve, vidros, travas e retrovisores eltricos


Preo bsico
$ 29 000 reais (estimado)





» FOTOS


Publicidade