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Carros | testes
Kia Sportage Turbodiesel
Setembro 2002

Kia Sportage Turbodiesel

Discreto na aparncia e no desempenho, o utilitrio da Kia tem no preo seu principal atrativo diante dos concorrentes

Por Paulo Campo Grande / fotos Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

A vida dos coreanos no tem sido fcil por aqui. Desde a chegada dos primeiros Hyundai Elantra, em 1992, esses asiticos tm percorrido um caminho pra l de acidentado em terras brasileiras. Houve problemas com os representantes locais, crise na sia e, alm de tudo, seus modelos nunca chegaram a hipnotizar os brasileiros. O Kia Sportage est no captulo das excees. Depois do comercial Besta, do mesmo fabricante, o importado mais vendido por aqui. No primeiro semestre deste ano, foram 1073 unidades comercializadas da linha que inclui verses diesel e gasolina, com transmisso automtica ou manual e chassis curto e longo. Em vendas o Sportage fica na frente de modelos como BMW Srie 3, Audi A4 e Mercedes Classe C, os carros-chefes de suas respectivas marcas.

Seu eleitorado cativado basicamente pelo visual agradvel, motor diesel, trao 4x4 e, claro, por uma caracterstica tpica dos seus conterrneos: uma relao custo/benefcio difcil de bater. Um Kia Sportage Turbodiesel, o modelo mais vendido de seu segmento, sai por 64 640 reais, ao passo que um Chevrolet Tracker tem preo sugerido de 75990 reais. E um Suzuki Grand Vitara Top Line, a diesel, cotado a 73372 reais. Quem procura um 4x4 movido a diesel no encontra opo mais barata que o Sportage. As opes, com as mesmas caractersticas todo-terreno, seriam as picapes de cabine simples - a exceo a Mitsubishi L200 L por 50375 reais - ou um jipe como o Troller, a 47870 reais, com capota de lona. S que ao optar por um desses o comprador teria de fazer descontos em relao ao espao e ao conforto que o utilitrio oferece. A relao custo/benefcio do Sportage j foi melhor. H dois meses ele custava 54990 reais. Oficialmente, a causa do aumento de 17,5% foi a alta do dlar.

No dia-a-dia o Sportage mantm o pacto com o bolso com um comportamento quase sovina. Nas medies do consumo de combustvel, ele fez as boas mdias de 12,6 km/l nas simulaes de trnsito na cidade e chegou aos 13,9 km/l na estrada. Em contrapartida, ele frustra os que prezam mais o lado esportivo que o utilitrio. Para quem gosta de acelerar, o Sportage exibiu uma rapidez de resposta prxima da reao de um enxadrista diante de um xeque. Fez de 0 a 100 km/h em 19,0 segundos, marca de um 1.0. E retomou de 80 a 120 km/h, em quarta marcha, em 17,5 segundos, tempo que recomenda cautela na estrada. Com o p embaixo e o motor dando seu melhor, o utilitrio atingiu 148 km/h de mxima.

Mas ningum deve se surpreender com esses nmeros. So compatveis com o motor 2.0 com turbo e intercooler, de 87 cavalos de potncia e 20,5 kgfm de torque, que equipa o modelo. Lembra do afogador? Pois , no Sportage ele ainda est na ativa e seus servios so requisitados nos primeiros minutos de funcionamento. Depois de girar a chave no contato, espera-se a luz do pr-aquecimento apagar e, antes de dar a partida, puxa-se o afogador, que deve permanecer acionado at que o ponteiro da temperatura do motor comece a se movimentar. Pura nostalgia.

Na cidade, o motorista no se sente desatendido pelo motor ao solicitar desempenho. Mas na estrada bom contar com pista longa para ultrapassar. As limitaes da potncia tambm diminuem o mpeto do Sportage no fora-de-estrada: o utilitrio est mais para um caminho de fazenda do que para o rali Paris-Dacar, ainda que tenha bons ngulos de entrada e sada: 36 e 24 graus, respectivamente. Para comparar habilidades, um Land Rover Discovery, que j foi o carro do Camel Trophy, tem 39 e 29 graus. Sua transmisso pode ser usada no modo 4x2, com trao dianteira, 4x4, nas quatro rodas, ou 4x4 reduzida. D para fazer a mudana de 4x2 para 4x4 com o veculo em movimento, desde que a velocidade seja inferior a 60 km/h, a menos de 3000 rpm. Para engatar a reduzida, entretanto, necessrio parar o carro completamente, pressionar a embreagem e deslocar a alavanca da reduo.

O dono de um Sportage pode contar com uma caracterstica bastante valorizada nos ltimos tempos, a discrio. Externamente, nada de exageros. Na dianteira, o maior "luxo" o quebra-mato estilizado ladeado por dois faris de neblina e a grade na cor da carroceria. A entrada de ar sob o cap identifica as verses Turbodiesel. Ela abriga o radiador do turbo, localizado bem no alto do motor. Na traseira, a cobertura do pneu combina com os pra-choques e as extenses laterais dos pra-lamas.

No interior, as coifas do cmbio e da alavanca de reduo so presas por cadaros. Os bancos so de tecido comum e no houve economia de plstico no painel. Com o tempo, as partes se tornam verdadeiros geradores de rudos, especialmente se o carro for usado no fora-de-estrada.

O espao bom para todos os ocupantes. O motorista se acomoda bem ao volante, graas aos ajustes de altura do assento e da coluna da direo. Conta com boa visibilidade e no faltam porta-copos e porta-trecos mo. Os passageiros de trs viajam em posio elevada, graas ao banco traseiro, que mais alto que os dianteiros, como em uma sala de espetculos. Assim, os passageiros podem ver o que se passa frente do veculo protegidos por cintos de segurana de trs pontos, nas laterais, e abdominal, no centro do banco.

O pacote de equipamentos do Sportage completo. Inclui todos os itens bsicos de que um motorista necessita para seu conforto: vidros, travas e ajuste dos espelhos retrovisores eltricos, direo hidrulica, ar-condicionado, tomada de 12 volts, banco traseiro bipartido, volante e banco do motorista regulveis em altura, barras de proteo laterais, abertura interna do tanque de combustvel e rodas de liga leve, entre outros itens.

Dois pnaltis foram cometidos contra a segurana: airbags e freios antitravamento ABS no constam da lista de equipamentos nem como opcionais. Na contramo da tendncia que privilegia a incluso de equipamentos ainda que em modelos mais simples, nem o preo justifica sua falta. Mesmo com esse acrscimo na conta, o preo do Sportage ainda permaneceria atraente.

Quem pensar com o bolso na hora de comprar um Sportage no dever levar susto na hora da despedida. Sua desvalorizao, de cerca de 13% ao ano, est abaixo da mdia considerada normal pelos lojistas, que de mais de 20%. Seu custo de manuteno tambm no de tirar o flego. A Kia cobra cerca de 60 reais, em mdia, pela hora da mo-de-obra, no estado de So Paulo. Uma picape Fiat Strada, por exemplo, tem o custo de 68 reais pela hora da mo-de-obra autorizada. Em relao s peas, pode-se dizer que as do Sportage apresentam custo razovel. Um pacote de itens que inclui filtro de leo, pastilhas de freio, amortecedores dianteiros, pra-lama dianteiro e retrovisor eltrico sai por 1168 reais.

At na hora de fazer seguro o Sportage camarada. As seguradoras cobram, em mdia, 3232 reais pela cobertura do modelo Turbodiesel zero-quilmetro. Ou seja: 5% do valor do carro, contra 4159 reais, ou 6% do preo, de um utilitrio esportivo como o Suzuki Grand Vitara diesel. E 8817 reais, ou 14%, se o seguro for de uma picape Chevrolet S10 cabine dupla 4x4 turbodiesel. Ele mesmo um verdadeiro po-duro.

> Avaliao

Ficha tcnica

Motor
Dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, turboalimentado
Cilindrada - 1998 cm3
Dimetro x curso - 86 x 86 mm
Taxa de compresso - 21:1
Potncia - 87 cv a 4000 rpm
Potncia especfica - 43,5 cv/litro
Torque - 20,5 kgfm a 2000 rpm


Cmbio
Manual, 5 marchas, trao integral
1 4,17:0
2 2,17:0
3 1,36:0
4 1,00:0
5 0,80:0
R 3,53:0
Diferencial - 4,44:0
Rotao a 100 km/h em 5 - 2700


Carroceria
4 portas, 5 lugares
Comprimento - 432 cm
Largura - 173 cm
Altura - 165 cm
Entre-eixos - 265 cm
Tanque - 60 litros
Porta-malas - 287 litros
Peso - 1583 kg
Peso x potncia -18,2 kg/cv
ngulo de ataque - 36 graus
ngulo de sada - 24 graus
Vo livre - 20 cm
Inclinao de rampa - 35 graus
Capacidade de submerso - 58 cm


Suspenso
Molas helicoidais e amortecedores
Dianteira - Independente, com braos triangulares
Traseira - Eixo rgido, com barras longitudinais


Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Direo
Rosca sem fim, com assistncia hidrulica

Rodas e pneus
Liga leve, aro 15; Kumho 205/75 R15

Principais equipamentos de srie
Ar-condicionado, acendedor de cigarro, abertura interna do tanque de combustvel, direo hidrulica, espelhos, conta-giros, limpador, lavador e desembaador traseiro, preparao para som, rodas de liga leve, trao integral, suporte de estepe na traseira, tomada auxiliar (12V), vidros e travas eltricas, volante regulvel em altura, quebra-mato, farol de neblina, pintura metlica.


Preo
$ 64 640 reais





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