Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Up
  • Onix
  • Duster
  • HB 20
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Golf
  • Focus
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | testes
VW Fox 1.6 5 portas
Abril 2004

VW Fox 1.6 5 portas

O Fox ganha, enfim, a verso cinco portas para facilitar a vida das pessoas e, na viso da VW, acelerar de vez as vendas

Por Henrique Skujis / fotos Dulla
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Espao interno generoso para a categoria, carro repleto de solues prticas de comodidade, posio mais alta dos bancos para facilitar a viso, enfim, quase uma minivan entre os hatches pequenos. Muito legal, muito bom, mas, se as caractersticas acima eram (e so) to importantes, por que a Volkswagen lanou o Fox apenas na verso trs portas? Por que dificultar a vida de quem vai sentado no banco de trs de um modelo que promete tudo, menos desconforto?

Na estratgia pblica da VW, o trs portas veio antes para manter uma certa distncia do Polo e suas cinco portas nos primeiros momentos do Fox. A contar pela mdia mensal de vendas em 2004, cerca de 2000 pessoas no se importam em baixar o banco para sentar l atrs - ou no deixam de comprar o carro por isso. Ainda assim, no deve
ser resultado suficiente para deixar os executivos da montadora completamente felizes. Por isso, esta verso de cinco portas que chega agora s concessionrias tratada na empresa como "o" Fox.

O mercado referenda a esperana. Para citar um exemplo, no caso do Renault Clio, cerca de 70% das unidades vendidas tm cinco portas. Paulo Srgio Kakinoff, diretor de vendas e marketing da VW, afirma que o consumidor ir definir qual o mix de produo entre os Fox de trs e cinco portas. Esse nmero vir da resposta para a seguinte pergunta: o comprador est disposto a pagar de 1500 a 2000 reais extras (valor estimado por concessionrios ouvidos por QUATRO RODAS) pela comodidade das portas a mais?

Do ponto de vista prtico, vale a pena. S quem j bateu na casa dos 40 anos de idade se lembra do tempo em que o brasileiro tinha preconceito contra portas traseiras. As vantagens so evidentes. No caso do Fox, voc se livra do mecanismo "baixa o encosto, desliza o banco, v se acerta a distncia quando volta para o lugar". J as moas, principalmente as de saia, que viajam no banco traseiro - inexplicvel clssico da etiqueta paulista -, tambm eliminam o transtorno ao sair do carro. E os pais com filhos pequenos enroscados na cadeira de criana? J tentou tir-los de l brigando com o banco rebaixado, a coluna central e a obtusidade dos ngulos de acesso?

Do ponto de vista monetrio, h dvidas. Digamos que o acrscimo estacione nos 1500 reais. O preo do Fox chegaria, ento, faixa dos 28500 reais, a cerca de 1500 reais do Polo mais barato, com o mesmo motor 1.6 e melhor acabamento. A vantagem tende para o Fox se a comparao ficar entre o 1.0, que deve custar algo em torno de 23600 reais, contra os 30174 reais do preo do Polo 1.6 bsico (que, lembre-se, concedeu aposentadoria precoce sua verso "mil").

De volta anlise do Fox, bom saber que a VW foi generosa ao escolher os ngulos de abertura das novas portas. So 68 graus, o suficiente para, com um pouco de boa vontade e jeitinho, encaixar as pernas l atrs sem dramas. Na frente, os portes de entrada, com 129 centmetros de comprimento, foram trocados por modelos menores (109 centmetros) e mais leves.

A mudana acrescentou 29 quilos ao peso final do Fox. Apesar de leve, o lastro extra pode ter sido responsvel por algumas alteraes nos nmeros de desempenho. Para ir de 0 a 100 km/h, o Fox levou 13 segundos, 1 segundo a mais que a verso trs portas. As retomadas de velocidade tambm foram, em mdia, 1 segundo mais lentas. Uma explicao para a diferena pode estar na temperatura dos dias em que os testes foram feitos: 19 graus Celsius, quando da avaliao do trs portas, contra 33, na do cinco portas. A surpresa ficou por conta da velocidade mxima: 168,6 km/h contra 164,3 da verso trs portas, que tambm levou desvantagem no consumo. Na estrada, foram 13,4 km/l contra12,1 km/l do teste anterior. Na cidade, o cinco portas gastou 8,9 km/l, frente aos 7,5 km/l do trs portas.

A VW afirma que no fez mudanas mecnicas para o cinco portas. Ou seja, o motorista vai viver em paz com o excelente cmbio que o Fox emprestou do Polo e do Golf, no ter grandes sustos nem emoes provocados pela suspenso e economizar queixas contra o motor EA-111, macio, silencioso e que prima pelo torque, caracterstica bem-vinda no trnsito urbano.

H outras qualidades conhecidas que nasceram com o projeto. Os brasileiros e brasileiras mais altos, por exemplo, no viajaro com a cabea raspando no teto. O Fox mais alto do que o "normal" e todos a bordo sentam-se em posio mais elevada. Se voc vir um Fox na rua, repare nisso. E, se voc um dia vier a dirigir um Fox, vai notar como quem est nos demais carros fica baixinho.

Do bero, o Fox tambm traz seus problemas. O acabamento merecia mais esmero e menos plstico. O porta-malas pequeno. Tem s 260
litros, ou 30 litros a menos que o do Palio. H, verdade, a inteligente soluo de mover o banco traseiro para a frente, aumentando a capacidade em quase 100 litros (mas, nesse caso, que ningum queira viajar alm do motorista e de um passageiro ao seu lado). Como opo, ao custo de 280 reais, modifica-se a mesma pea, que pode ento ser retirada do carro, numa operao til que poderia ser mais prtica. Resta um consolo. Com cinco portas mais fcil tirar esse banco.

>Avaliao

Ficha tcnica

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8 vlvulas
Cilindrada: 1599 cm3
Dimetro x curso: 76,5 x 87 mm
Taxa de compresso: 10,8:1
Potncia: 101 cv (gasolina) e 103 cv (lcool) a 5750 rpm
Torque: 14,3 mkgf (gasolina) e 14,4 mkgf (lcool) a 3250 rpm

Cmbio
Manual de 5 marchas, trao dianteira;
I. 3,45; II. 1,95; III. 1,28; IV. 0,93;
V. 0,74. R 3,18; Diferencial 4,53;
Rotao do motor a 100 km/h em 5 - 3000 rpm

Carroceria
Dimenses: Comprimento, 380 cm;
largura, 164 cm;
altura, 154 cm;
entre-eixos, 246 cm
Peso: 1049 kg
Peso/potncia: 10,4 kg/cv
Peso/torque: 71,3 kg/mkgf
Volumes: Porta-malas, 260 l;
tanque de combustvel, 50 l

Suspenso
Dianteira: Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidrulicos
Traseira: Interdependente com braos longitudinais e amortecedores hidrulicos

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Direo
Tipo pinho e cremalheira, com assistncia hidrulica; dimetro de giro 11,25 metros; 3 voltas entre batentes

Rodas e pneus
Liga leve, aro 15; Firestone Firehawk 195/55 R15

Principais equipamentos de srie

Abertura interna do porta-malas, banco traseiro flexvel, brake-light, conta-giros, direo hidrulica, pra-choque na cor da carroceria

Principais equipamentos opcionais

Ar-condicionado, ABS, trio eltrico, CD player, volante com regulagem de altura, chave com controle remoto, volante com controle do som

garantia
1 ano sem limite de quilometragem

Preo
28250 reais (estimado)





» FOTOS


Publicidade