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Carros | testes
Palio Weekend
Abril 2004

Palio Weekend

A polmica reestilizao da perua Weekend caiu bem na Adventure, mas ficou pesada nas outras verses

Por Adriano Griecco / fotos Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Quando as fotos do que seria a prxima gerao da famlia Palio foram espalhadas pela internet no ano passado, vrios de ns aqui da redao aprovamos as alteraes no Palio e no Siena. Quando olhamos para a perua, no entanto, um silncio constrangido tomou conta do povo. "Isso clnica, a Fiat ainda vai mexer nessa traseira", dizia um otimista. Meses depois, as verses da perua (ELX, HLX e Adventure) chegaram ao campo de provas de Limeira, para as primeiras medies. Nada havia mudado - com exceo da Adventure, com seus acessrios fora-de-estrada.

Do ponto de vista mecnico, a histria do novo Palio se repete, sem grandes alteraes. Mas por fora o estranhamento foi geral. As linhas fluidas da dianteira e das laterais contrastam com a poluio visual gerada pelos elementos da traseira - principalmente pela lanterna. A Adventure a nica que foge classificao, j que tem pra-choques e protetores dos pra-lamas em preto. O conjunto da perua lameira tem mais equilbrio. E, se depender disso, ela deve continuar a ser a verso mais vendida entre as Weekend.

A frente das outras verses conhecida. Os faris com refletores circulares e aparentes - que delineiam as formas do pra-choque - so um bom carto de visitas. Outro detalhe que colabora na aparncia a borda da grade cromada, na verso HLX. Nas demais, ela de plstico. Na lateral, nenhuma novidade aparente. Sob a pintura, contudo, a Weekend ganhou reforos estruturais que melhoraram a resistncia aos impactos laterais e acrescentaram 40 quilos ao peso do carro, que agora de 1116 quilos (HLX).

A polmica traseira guarda as principais alteraes. Ela apresenta grandes lanternas, que comeam na lateral e terminam na tampa do porta-malas. pura esttica, j que no compartimento no h lmpadas, s refletores. Segundo a Fiat, as lanternas maiores transmitem a sensao de que a Weekend parece maior do que realmente . O "truque" utilizado pelo designer Giorgetto Giugiaro funciona se compararmos a perua com a verso anterior. Mas dizer que o conjunto ficou bonito outra histria. Falta harmonia entre a dianteira, que tem traos limpos, e a traseira, cuja tampa ostenta uma linha que aumenta a confuso visual.

Na sua verso de entrada, a ELX, a Weekend passa a adotar o motor Fire 1.3 Flex, que trabalha tanto com lcool (71 cavalos) quanto com gasolina (70). Ela foi pensada para aqueles que querem fazer economia. Custando 30590 reais, traz de srie direo hidrulica, computador de bordo e o My Car, sistema que configura alguns itens, como o alerta de velocidade, segundo o gosto do motorista.

No s na hora da compra que voc vai guardar alguns reais. O motor 1.3 Flex mostrou-se mais econmico que o 1.8, fazendo 9,1 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada. O apetite menos voraz da ELX tem seu preo: ela no empolgou nas medies. Na acelerao levou 19,3 segundos para chegar aos 100 km/h e, nas retomadas, precisou de 31,8 segundos para ir de 80 a 120 km/h em quinta marcha. A sensao a de que se est a bordo de um modelo 1.0. Vale a ressalva de que a ELX testada por ns estava com 182 quilmetros rodados, sem nenhum amaciamento no motor.

O interior mantm o padro da linha Palio. A impresso que a perua ficou maior. O painel no tem mais os elementos que avanavam na direo dos passageiros e as colunas das portas so revestidas em cores mais claras, para aumentar a sensao de espao. Mas a conta final continua a mesma: nada alm de quatro passageiros para se manter o conforto geral. A bagagem vai sem problemas. O porta-malas manteve seus 460 litros - 23 a mais que o da VW Parati.

A Weekend HLX a verso intermediria da linha e custa 35350 reais. Alm dos itens de srie da ELX, ela sai de fbrica com vidros dianteiros eltricos com acionamento de um toque do lado do motorista, travas eltricas nas portas, minissaias, retrovisores e maanetas na cor da carroceria e grade dianteira com acabamento cromado.

Seu grande diferencial est no motor. O novo 1.8 Flex desenvolve 106 cavalos com gasolina e 110 cavalos com lcool. Na prtica, ela tem o melhor desempenho entre as trs verses. No teste de acelerao, precisou de 12,8 segundos para atingir os 100 km/h, 6,5 segundos a menos que a ELX e meio segundo melhor que a Adventure.
Essa ltima marca para modelos com o mesmo motor pode ser explicada pela diferena de pneus - a HLX est equipada com pneus 175/65 R15, enquanto a Adventure utiliza pneus de uso misto 175/80 R14 - e pelos 52 quilos extras que a "estradeira" carrega. E, se voc daqueles que
gostam de esticar um pouco mais as marchas e preza um carro mais no cho para contornar uma curva, a HLX o seu nmero. A perua tem tendncia a sair de frente em curvas fechadas, mas compensa o fato com a facilidade de correo e com uma direo direta.

A verso HLX a que mais bem trata seus ocupantes. Primeiro por vir mais equipada de srie que a ELX e depois por oferecer nmero maior de opcionais. Quando o assunto conforto, ela oferece revestimento de veludo nas portas e bancos, descansa-brao para o motorista, porta-culos, banco traseiro bipartido (que facilita o acesso ao porta-malas), vidros dianteiros e traseiros eltricos e sensor de estacionamento na traseira. Mas nem tudo so flores. Pelo conjunto da obra voc vai desembolsar mais 2576 reais.

Quem recebeu a maior ateno nessa reestilizao foi a Adventure, a menina dos olhos da Fiat. Pioneira na moda "fora-de-estrada light", que contagiou o Dobl e a Strada, ela responde por 45% das vendas da perua, que esto em 1860 unidades por ms. E, em termos de visual, a Adventure um captulo parte. Para comear, os faris tm mscara preta. Ainda na dianteira, o pra-choque passou a incorporar o antigo quebra-mato e carrega tambm dois pares de pequenos faris na parte inferior. E a moram duas curiosidades. A primeira o funcionamento do sistema: os de neblina, mais abaixo, podem ser acesos normalmente, junto com a lanterna. Os que ficam acima so de milha (ou de "profundidade", como a Fiat prefere chamar) e funcionam apenas quando o farol alto est ligado. A segunda diz respeito localizao. Imagine voc andando na chuva, numa estrada de terra. A primeira poa de lama ser mais que suficiente para cobrir os dois faris auxiliares, tornando-os meros enfeites - na verso anterior eles ficavam em posico mais alta, no quebra-mato.

Na lateral, a Adventure continua oferecendo um estribo que auxilia no acesso ao bagageiro - com duas barras longitudinais no teto. As rodas so de liga leve, aro 14, e tm o mesmo desenho das do Dobl Adventure. A traseira, mais atraente que a das verses normais, carrega alm das grandes lanternas uma cobertura de plstico preto, que invade o pra-choque e colabora com o visual off-road - e faz a dianteira e a traseira falarem a mesma lngua.

Quem fica devendo - e isso j vem sendo criticado nas duas verses anteriores - o interior. Tirando o revestimento dos bancos e das portas, que segue o padro do Dobl Adventure, e os mostradores em amarelo com a inscrio Adventure, ela igual a qualquer perua Palio. pouco para uma verso com tantas novidades externas. S como sugesto, uma bssola e um inclinmetro no fariam mal.

Em relao ao desempenho da perua, no houve alteraes. O acrscimo de 40 quilos (por conta dos reforos na carroceria) em relao verso anterior foi compensado com o aumento de 3 cavalos no motor - o 1.8 antigo tinha 103 cavalos, contra os 106 do novo, ambos alimentados com gasolina. No teste de acelerao a Adventure ficou apenas dois dcimos atrs dos 13,1 segundos que ela estabeleceu na edio de abril de 2003.

A Adventure a top de linha. Por 40940 reais voc estaciona uma destas na garagem. So 5600 reais a mais que a verso HLX. Alm dos adereos visuais, ela oferece a mais o ar-condicionado e os dois faris auxiliares. No muito. Mas suficiente para concluir que cada vez mais o design de um carro fala alto na hora de compra um carro.

> Avaliao

Ficha tcnica

Motor
ADVENTURE e HLX:
Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8 vlvulas
Cilindrada: 1796 cm3
Dimetro x curso: 80,5 x 88,2 mm
Taxa de compresso: 10,5:1
Potncia: 106 cv (G) e 110 cv (A) a 5500 rpm
Torque: 17,5 mkgf (G) e 18,4 mkgf (A) a 3000 rpm
ELX:
Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8 vlvulas
Cilindrada: 1242 cm3
Dimetro x curso: 70,8 x 78,9 mm
Taxa de compresso: 11,0:1
Potncia: 70 cv (G) e 71 cv (A) a 5500 rpm
Torque: 11,4 mkgf (G) e 11,6 mkgf (A) a 2250 rpm

Cmbio
ADVENTURE e HLX:
Manual de 5 marchas, trao dianteira;
I. 3,91; II. 2,24; III. 1,52; IV. 1,16; V. 0,87. R 3,91;
Diferencial 3,73;
Rotao do motor a 100 km/h em 5 marcha - 2700 rpm
ELX:
Manual de 5 marchas, trao dianteira;
I. 3,91; II. 2,24; III. 1,52; IV. 1,16; V. 0,87. R 3,91;
Diferencial 4,07;
Rotao do motor a 100 km/h em 5 marcha - 3000 rpm

Carroceria
ADVENTURE:
Dimenses: Comprimento, 426 cm;
largura, 166 cm;
altura, 159 cm;
entre-eixos, 246 cm
Peso: 1168 kg
Peso/potncia: 11,0 kg/cv (G); 10,6 kg/cv (A)
Peso/torque: 66,7 kg/mkgf (G); 63,5 kg/mkgf (A)
Volumes: Porta-malas, 460 l;
tanque, 51 l
HLX:
Dimenses: Comprimento, 421 cm;
largura, 163 cm;
altura, 152 cm;
entre-eixos, 244 cm
Peso: 1116 kg
Peso/potncia: 10,5 kg/cv (G); 10,1 kg/cv (A)
Peso/torque: 63,7 kg/mkgf (G); 60,6 kg/mkgf (A)
Volumes: Porta-malas, 460 l;
tanque, 51 l
ELX:
Dimenses: Comprimento, 421 cm;
largura, 163 cm;
altura, 151 cm;
entre-eixos, 244 cm
Peso: 1080 kg
Peso/potncia: 15,4 kg/cv (G); 15,2 kg/cv (A)
Peso/torque: 94,7 kg/mkgf (G); 93,1 kg/mkgf (A)
Volumes: Porta-malas, 460 l; tanque, 51 l

Suspenso
Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidrulicos
Dianteira: McPherson com barra estabilizadora
Traseira: Braos oscilantes longitudinais e barra estabilizadora

Freios
Disco ventilado na dianteira, tambor na traseira, com ABS (opcional)

Direo
Tipo pinho e cremalheira, com assistncia hidrulica; 2,75 voltas entre batentes

Rodas e pneus
ADVENTURE:
Liga leve, aro 14; Pirelli All Weather 175/80 R14
HLX:
Liga leve (opcional), aro 15; Bridgestone B381 175/65 R15
ELX:
Liga leve (opcional), aro 14; Pirelli Cinturato P4 175/70 R14

Preos
ADVENTURE: 40940 reais
HLX: 35350 reais
ELX: 30590 reais





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