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Carros | testes
Nissan Sentra GXE
Outubro 2004

Nissan Sentra GXE

O Nissan Sentra desembarca aqui para concorrer com os nativos

Por Paulo Campo Grande | fotos Marco de Bari
Lista de matérias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

O mercado de sedãs médios, na faixa entre 40000 e 60000 reais, já estava bem servido com modelos como Corolla, Civic, Astra e Focus. Mas desde outubro o consumidor conta com mais uma opção: o Nissan Sentra. Para quem acompanha o mercado, o nome não deve soar estranho. Algumas unidades desse sedã foram trazidas do Japão para o Brasil, com a abertura das importações, no início dos anos 90. QUATRO RODAS publicou o teste na edição de julho de 1991. Na época, a Nissan era representada por um importador independente e as remessas não tiveram continuidade. Agora o Sentra está de volta pelas mãos da própria Nissan, que traz o modelo fabricado no México. O Sentra chega aqui na forma da geração apresentada em 2002 e sob a bênção do acordo bilateral entre Brasil e México, o que significa preço de carro nacional. Segundo a Nissan, por enquanto haverá apenas uma versão, a GXE, que vem com motor 1.8 16V, câmbio automático e generoso pacote de equipamentos, por 58 000 reais.

O estilo do Sentra é conservador. Nas laterais, lembra o Toyota Corolla de duas gerações anteriores. A dianteira, com a grade dividida ao meio, adota o visual presente nos lançamentos mais recentes da marca, assim como nos carros da parceira Renault. A traseira parece inspirada nos americanos de luxo, como o Lincoln Town Car, por exemplo, com a tampa do porta-malas abaulada e as lanternas em forma de triângulo com os lados arredondados.

Internamente, o Sentra tem ares mais jovens. Mas o acabamento deixa a desejar. Há muito plástico com texturas que desagradam ao olhar e ao toque. O revestimento dos bancos, de veludo navalhado, impressiona bem melhor. Mas a espuma de baixa densidade do assento cede com o peso do corpo. O motorista conta com ajuste de altura, mas ainda assim a posição de dirigir fica prejudicada.

Em nosso teste, o Sentra demonstrou maiores qualidades mecânicas que visuais e de acabamento. Seu motor foi aclamado como um dos mais limpos à venda nos Estados Unidos, classificado como PZEV (Partial Zero Emission Vehicle), ou veículo com níveis de emissões parcialmente iguais a zero, pelo site GreenerCars.com, um guia ambiental on-line que classifica automóveis, picapes e utilitários esportivos. Nesse catálogo, o Sentra figura ao lado de outros dois modelos equipados com motores convencionais - Honda Civic 1.7 GX e Mazda 3 2.0 - e dois que usam motores híbridos - Toyota Prius e Honda Civic Hybrid.

O motor 1.8 de quatro cilindros do Sentra tem 16 válvulas e comando de válvulas variável. Ele gera 115 cavalos de potência e 15,8 mkgf de torque. Na pista, o Sentra acelerou de 0 a 100 km/h em 13,0 segundos e retomou de 60 a 100 km/h em 7,4 segundos. É um desempenho bom. Mas, comparando com seu principal concorrente nacional, o Toyota Corolla, poderia ser melhor. O Corolla com motor 1.8 16V de 136 cavalos, que foi testado na edição de setembro de 2003, acelerou em 11,6 segundos e retomou em 6,8 segundos. Além disso, o sedã da Toyota foi mais econômico. Nos testes de consumo, enquanto o Sentra ficou com as médias de 8,4 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada, o Corolla atingiu respectivamente 9,8 e 13,9 km/l. O Sentra faria melhor figura se seu câmbio de quatro marchas e overdrive tivesse reações mais rápidas e aproveitasse melhor a força do motor. No uso diário, suas trocas suaves agradam, mas em uma viagem sente-se falta de respostas.

Outro sistema do Sentra que impressiona pela suavidade é a suspensão. O Sentra roda macio e confortável, sem no entanto dar moleza para as curvas. A suspensão absorve bem as imperfeições e transmite confiança, embora um curso mais longo fosse bem-vindo. Ao passar por uma lombada sem reduzir a velocidade, o Sentra mergulhou a dianteira, ao sair do obstáculo, sem raspar a parte de baixo. Mas em outra situação, quando a roda caiu em um buraco, sentimos o impacto forte transmitido da suspensão para a carroceria.

O pacote de série é completo. O Sentra conta com ar-condicionado, duplo airbag, trio elétrico, CD player, rodas de liga leve e freios ABS, entre outros itens de série. Comparativamente, a versão XEi do Corolla, que custa 57971 reais, não tem ABS. Mas existem ainda as outras opções do mercado. Com pacotes semelhantes e câmbio automático, o Civic LXL 1.7 16V tem preço sugerido de 53855 reais. O Astra Elegance Sedan 2.0 sai por 55760 reais e o Focus Sedan GLX 2.0, por 57950 reais.

Para quem pensa em trocar de carro, a oferta é um bom problema. E no futuro próximo haverá ainda mais novidades. A Peugeot vai importar o 407 e depois, em 2006, o Mégane II começa a ser produzido no Brasil. Esses dois modelos também estarão no Salão do Automóvel.


> Avaliação

Ficha técnica

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas
Cilindrada: 1769 cm3
Diâmetro x curso: 80 x 88 mm
Taxa de compressão: 9,5:1
Potência: 115 cv a 5600 rpm
Torque: 15,8 mkgf a 4400 rpm

Câmbio
Automático de 4 marchas, tração dianteira;
I. 2,86; II. 1,56; III. 1,00; IV. 0,69; Ré 2,31; Diferencial 3,83;
Rotação do motor a 100 km/h em 5ª - 2400 rpm

Carroceria
Sedã, 4 portas, 5 lugares
Dimensões: Comprimento, 451 cm; largura, 171 cm; altura, 148 cm; entre-eixos, 253 cm
Peso: 1211 kg
Peso/potência: 10,5 kg/cv
Peso/torque: 76,6 kg/mkgf
Volumes: Porta-malas, 328 l; tanque de combustível, 50 l

Suspensão
Amortecedores hidráulicos, molas helicoidais, barra estabilizadora e braços transversais
Dianteira: McPherson
Traseira: Barra de torção articulada

Freios
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS

Direção
Hidráulica, pinhão e cremalheira; diâmetro de giro 10,2 metros; 3 voltas entre batentes

Rodas e pneus
Liga leve, aro 15; Bridgestone Potenza 195/60 R15 87H

Principais itens de série
Ar-condicionado, duplo airbag, cintos de segurança com limitador de força na dianteira, trio elétrico, volante com ajuste de altura, ABS, faróis de neblina, brake-light, alarme e CD player

Garantia
2 anos sem limite de quilometragem

Preço
58000 reais





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