Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Up
  • Onix
  • Duster
  • HB 20
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Golf
  • Focus
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | testes
Dodge Ram 2500 Cabine Dupla
Janeiro 2005

Dodge Ram 2500 Cabine Dupla

Importada oficialmente, a picape Dodge top de linha vem ao encontro dos fs da marca no Brasil

Por Paulo Campo Grande | fotos Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

De fato, as picapes Dodge no chegaram a abandonar o pas. Mesmo depois que a Dakota deixou de ser fabricada por aqui, h trs anos, elas sempre deram o ar da graa nas lojas dos importadores independentes. Os utilitrios da marca tiveram cidadania brasileira em duas fases: de 1969 a 1976 e de 1998 a 2001. Agora, de olho no histrico nicho fiel de clientes, a DaimlerChrysler elegeu estrategicamente a picape Ram para trazer a marca Dodge de volta ao pas.

A Ram no tem concorrentes nem na linha nacional nem entre os modelos importados oficialmente. Suas rivais so outras picapes estrangeiras, como a Chevrolet Avalanche e a Ford Super Duty, trazidas em pequeno volume pelas lojas independentes. Entre a concorrncia "local", a que mais se aproxima a Ford F-250 fabricada na Argentina. Mas h significativas diferenas entre elas. Enquanto a Ram 2500 custa 150000 reais, equipada com motor de 330 cavalos e tem 578 centmetros de comprimento, a F-250 XLT, top de linha, sai por 105660 reais, conta com motor de 180 cavalos e mede 531 centmetros.

O que mais chama ateno na Dodge Ram o tamanho. primeira vista (e ao primeiro contato), ela parece mais um caminho. Para chegar cabine preciso vencer um degrau de 24 centmetros. Por isso o estribo, o nico opcional disponvel no Brasil, um item bem-vindo.

Assim como a ala instalada na coluna dianteira, que ajuda na hora do alpinismo involuntrio. Uma vez ao volante, o motorista precisa se acostumar a ver o mundo do alto. A visibilidade panormica frente. Para trs, porm, os retrovisores no cobrem toda a rea, principalmente abaixo dos pra-choques.

Depois que a convivncia se estabelece, a Ram se revela um veculo gostoso de dirigir. Apesar de todo o tamanho e peso (so 3073 quilos), a dirigibilidade boa, ajudada pela rigidez do chassi hidroformado. A direo leve, do tipo esferas recirculantes, torna as manobras fceis. E a suspenso, macia a ponto de enganar o motorista em relao velocidade que o carro desenvolve, garante o conforto a bordo.

A Ram no nega a origem norte-americana, no que diz respeito calibragem macia da suspenso. Mas, na pista de testes, ela nos pareceu mais segura que um Jeep Grand Cherokee, por exemplo. Apesar de confortvel, o conjunto demonstrou equilbrio nas frenagens, arrancadas e curvas, tanto no asfalto quanto na terra. A suspenso da Ram de eixo rgido, na frente e atrs, com braos sobrepostos na dianteira e feixe de molas semi-elpticas na traseira.

O motor 5.9 turbodiesel de seis cilindros em linha no to dcil quanto o V10 do Touareg testado na edio extra de QUATRO RODAS, em dezembro. Ele vibra mais e produz rudo em maior intensidade. Mas ainda assim foi bem isolado acusticamente e entrega fora por atacado. So 330 cavalos de potncia a 2900 rpm e 83 mkgf de torque a 1600 rpm. Graas a ele, a Ram acelerou de 0 a 100 km/h em nada mais que 10,6 segundos. A mxima no foi medida, pois ficamos com a picape por apenas um dia. E a fbrica tambm no tinha essa informao.

A transmisso 4x4 controlada eletronicamente e tem as opes de trao 4x2 traseira, 4x4 e 4x4 reduzida, com engates eletrnicos, acionados por meio de um boto no painel. Nas posies 4x4, a diviso do torque na razo de 45% para as rodas dianteiras e 55% para as traseiras. O cmbio automtico de quatro marchas tem a alavanca na coluna da direo. As relaes esto bem escalonadas e contam com um recurso chamado Tow Haul, que aumenta os intervalos entre as trocas para evitar as mudanas constantes (a desagradvel indeciso do cmbio que fica "caando marcha"), em trechos de serra, quando a picape estiver carregada ou levando atrelado algum reboque. A Ram tem capacidade de carga de 1000 quilos e pode rebocar at 5591 quilos.

A verso 2500 avaliada, com cabine dupla e caamba curta, oferece lugar para seis pessoas e 1634 litros de bagagem. Essa a nica verso disponvel - a prxima, ainda sem data de chegada, ser a cabine simples.

O acabamento simples. O painel de plstico, sem variao de formas e texturas ou aplicao de outros materiais. Em contrapartida, no faltam instrumentos como indicadores de presso do leo, temperatura do motor e carga da bateria. A Ram vem com computador de bordo, ar-condicionado, sistema de som Infinity - do festejado fabricante Harman/Kardon -, piloto automtico e banco eltrico para o motorista. O revestimento dos bancos de veludo e o dianteiro dividido em trs partes, permitindo que a poro central do encosto seja rebatida e vire um console com porta-copos, porta-garrafas e espao onde cabe um laptop. Atrs, o banco bipartido e tambm pode ser rebatido, dando espao para a bagagem que no se queira deixar de fora, na caamba. O acesso cabine facilitado pelo ngulo de abertura das portas, que de 85 graus.

Com a volta da Dodge, a DaimlerChrysler promete ampliar a rede de vendas e assistncia da marca no pas, embora ainda no quantifique o crescimento. Hoje so 14 lojas e 43 pontos de servio no Brasil e a previso vender 300 unidades da Ram por ano. Um nicho restrito. Mas de peso.

> Avaliao

Ficha tcnica

Motor
Dianteiro, longitudinal, 6 cilindros, diesel, turbo intercooler
Cilindrada: 5883 cm3
Dimetro x curso: 102,1 x 119,9 mm
Taxa de compresso: 17,2:1
Potncia: 330 cv a 2900 rpm
Torque: 83,0 mkgf a 1600 rpm

Cmbio
Automtico de 4 marchas, trao 4x4
I. 2,45; II. 1,45; III. 1,00; IV. 0,69. R, 3,27; Diferencial, 3,73;
Rotao do motor a 100 km/h em D - 1700 rpm

Carroceria
Picape cabine dupla, 4 portas, 6 lugares
Dimenses: Comprimento, 578 cm; largura, 202 cm; altura, 199 cm; entreeixos, 357 cm
Peso: 3073 kg
Peso/potncia: 9,3 kg/cv
Peso/torque: 37,0 kg/mkgf
Volumes: Capacidade de carga, 1000 kg; capacidade de volume na caamba, 1634 l; tanque de combustvel, 128 l

Suspenso
Dianteira: Eixo rgido com molas helicoidais, braos sobrepostos, barra estabilizadora e amortecores
Traseira: Eixo rgido com feixe de molas e amortecedores

Freios
Hidrulicos, disco nas 4 rodas e ABS

Direo
Hidrulica, do tipo esferas recirculantes;
dimetro de giro 14,9 metros;
2,75 voltas entre batentes

Rodas e pneus
Alumnio, aro 17; Michelin LTX/AS 265/70 R17

Principais equipamentos de srie
Airbags, CD player, ar-condicionado, computador de bordo, banco do motorista com ajustes eltricos, trio eltrico, coluna de direo regulvel em altura, espelhos retrovisores aquecidos e retrovisor interno fotocrmico

Principais equipamentos opcionais
Estribo

garantia
2 anos ou 50000 km

Preo
150000 reais





» FOTOS


Publicidade