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Carros | testes
Troller T4-M 2.8 turbodiesel
Janeiro 2005

Troller T4-M 2.8 turbodiesel

Na rua, na pista e na fazenda com o t4-M, o mais recente voluntrio da ptria

Por Marcelo Moura | fotos Andr Penner
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

"Se voc jipe, brasileiro, maior ou menor de 18 anos, aliste-se. O servio militar espera por voc." A Troller assistiu ao anncio e viu que podia ter futuro na carreira militar. Levou um ano e meio se preparando, e o que era T4 virou T4-M. Depois de 30000 quilmetros de testes, foi homologado pelo Exrcito como um legtimo VTNE (veculo de transporte no-especializado). Agora ele fica espera de convocao e, enquanto isso, ser vendido para o pblico civil. O preo deve ficar em 65000 reais, 3000 acima do modelo normal. Para comemorar a aprovao no Exrcito e nos preparar para o modelo de rua, levamos esse voluntrio da ptria para alguns testes de esforo fsico na nossa pista. Ah, e claro: a ttulo de batismo, o calouro foi jogado num mar de lama.

A preparao para entrar no Exrcito vai muito alm da pintura fosca verde-oliva. At agora, o Land Rover Defender era o nico jipe homologado no pas. Em breve, ser a vez do Agrale Marru. So exigidos equipamentos como pra-choques fortes o bastante para se pendurar o carro por ali, acelerador extra (de acionamento manual), suporte para fuzil, freio de mo capaz de segurar o carro em ladeiras com inclinao de 40% (enquanto o Troller normal estaciona nos 20%)... At a padronagem dos bancos, com camuflagem, especificada (este jipe est com forrao diferente, destinada ao Exrcito do Kwait). Tambm existem parmetros de desempenho a serem alcanados. Sabe aquela entrada triunfal do jipe Hummer na Guerra do Golfo, quando ele era lanado do helicptero? Pois esse Troller faz coisa parecida. "Ele est pronto para quedas de 5 metros de altura", diz Clcio Eloy, diretor de negcios da Troller. "Ainda vamos testar se ele capaz de descer de pra-quedas."

Na rua, na pista e na fazenda, molas e amortecedores agentam bem o tranco, sem traumas. Barulho, se tanto, era o bater da tampa da caixa de ferramentas, presa ao lado do banco traseiro. Ela fica no lugar do quinto passageiro e exigncia do Exrcito brasileiro para carros que levam o radiocomunicador. A carroceria admiravelmente rgida - uma surpresa para quem tem preconceito contra carros de plstico e fibra de vidro. Os oito anos de mercado, vividos entre ralis e trilhas, deram maturidade ao jipe cearense. No solo irregular, a roda se estica ao fim do seu curso - 19 centmetros na dianteira, 21 na traseira - e o carro no range.

E olha que, do ponto de vista estrutural, a carroceria do T4-M quase to simples quanto uma banheira. As portas so removveis, numa exigncia do Exrcito, para facilitar o entra-e-sai dos recrutas. O pra-brisa pode ser baixado sobre o cap e o santantnio, retirado - assim o carro pode ficar 80 centmetros mais baixo, recurso til quando transportado em navios e helicpteros. Isso mudar nos jipes civis, pois, por fora da lei, o santantnio precisa ser fixo. Tudo bem, afinal o pblico prefere o jipe com capota rgida. "Pouqussima gente compra o teto de vinil", diz o diretor da Troller. "O ladro s precisa de um estilete para entrar na cabine." Nem isso. Basta abrir a janela (que de enrolar) e destravar a porta por dentro.

Mesmo que morssemos numa ilha de tranqilidade, a capota de lona seria ruim. S algum acostumado com tanques de guerra seria capaz de elogiar a visibilidade das janelas de plstico. Mudar de faixa no trnsito uma questo de ligar a seta com antecedncia e contar com o respeito que os 2 metros de altura e a pintura verde-oliva impem. Funciona: na cidade, nada to vistoso quanto um carro camuflado. Alm de atrapalhar a viso, a capota, ao sabor do vento, faz uma barulheira danada. Jorge Luiz Alves, o Jorginho, nosso auxiliar de testes, teve dificuldade para medir o nvel de rudo. Na estrada, falar com o carona exige confirmao. Do tipo: "Ainda bem que esse carro no tem rdio, copiou?!" "O qu?! Repete!!!"

O T4-M no asfalto um peixe fora d'gua. A direo imprecisa exige correes nas retas e, nas curvas, o carro precisa de bastante espao para dar uma volta completa: 12 metros. E no asfalto de Limeira, me conta Jorginho, o freio (sem ABS) no chegou a ser seguro e gradual: "Ele difcil de domar. Demora a agir e depois d uma travada". Para se ter uma idia, saiba que nosso teste feito em duas passagens. Geralmente as distncias so prximas, mas dessa vez houve diferena de 10,6 metros entre as medies a 120 km/h. De todo jeito, as melhores marcas (que so as consideradas) pem o T4 em igualdade com o Land Rover Defender 110, testado em janeiro de 2003.

Mas em duas coisas este jipe vai bem no asfalto: motor e suspenso. um jipe firme, sem ser desconfortvel, e essa qualidade fica realada quando se descobre do que ele capaz na terra. E o Troller tem arrancada digna de carro de passeio: 0 a 100 km/h em 18,9 segundos, junto com o Corsa Sedan 1.0. A condecorao por bravura vai para o motor turbodiesel Sprinter 2.8, da MWM. Ele basicamente o mesmo das picapes S10 e Frontier, e isso garante manuteno simples mesmo longe dos 53 postos de assistncia tcnica da Troller. Simples tambm a trao 4x4, com roda-livre de acionamento manual e alavanca no cho. No T4 o acionamento eltrico, mas o sistema manual ainda o mais confivel. Tudo nesta verso assim, rstico. O painel de plstico foi trocado por outro de chapa, sem sadas de ventilao. Mas ganha um qu de cabine de avio com a chave do tipo Nato (sigla em ingls para a Organizao do Tratado do Atlntico Norte). uma chave geral padronizada entre veculos militares, que comanda a parte eltrica. Para despistar inimigos, possvel desligar instrumentos que formem campo magntico muito perceptvel a radares e trocar os (bons) faris por pequenos fachos de luz, voltados para o cho. Fazem parte do "sistema de iluminao militar" o farol e as lanternas aparentemente tampados. Mas isso de uso do Exrcito e, claro, ficar fora da verso de rua.

O que qualquer jipe T4-M vai ter, a Troller promete, so as chapas que protegem motor, transmisso e tanque de combustvel. Esses escudos debaixo do carro, mais a suspenso reforada, do ao motorista salvo-conduto para ignorar buracos no terreno e mergulhar na lama sem d. ngulos de entrada e sada (sem o reboque) e vo-livre so iguais aos do modelo civil, que j bom. Com o snorkel o carro capaz de ficar com gua pela metade da porta, a 1 metro de profundidade. A vedao das portas suficiente para defender a cabine da lama, enquanto o lado de fora da carroceria verde-oliva fica irreconhecvel. Carro imundo e alma lavada - combinao gostosa.

>Avaliao

Ficha tcnica

Motor
Dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 12 vlvulas, turbodiesel, intercooler
Cilindrada: 2796 cm3
Dimetro x curso: 93 x 103 mm
Taxa de compresso: 19:1
Potncia: 114 cv a 3200 rpm
Torque: 32,7 mkgf a 1800 rpm

Cmbio
Manual de 5 marchas, com 4x4 e reduzida, trao traseira;
I. 4,08; II. 2,29; III. 1,47; IV. 1,00; V. 0,81. R 3,68; Reduo 2,48 Diferencial, 4,09;
Rotao do motor a 100 km/h em 5 - 2400 rpm

Carroceria
Dimenses: Comprimento, 409 cm; largura, 208 cm; altura, 200 cm; entreeixos, 241 cm
Peso: 2190 kg
Peso/potncia: 19,2 kg/cv
Peso/torque: 67,0 kg/mkgf
Volumes: Porta-malas, 130 l; tanque de combustvel, 72 l

Off-road
ngulo de ataque, 56o;
ngulo de sada, 42o;
capacidade de rampa, 45o;
inclinao mxima, 45o;
submerso, 100 cm;
vo livre, 22 cm

Suspenso
Dianteira e traseira por eixo rgido com barras tensoras longitudinais e barra Panhard, molas helicoidais e amortecedores hidrulicos

Freios
Disco ventilado na dianteira, slido na traseira

Direo
Hidrulica, tipo esferas recirculantes;
dimetro de giro, 12 metros;
3,8 voltas entre batentes

Rodas e pneus
Ao, aro 16; Pirelli Scorpion Mud, 235/85 R16

Principais equipamentos de srie
Chave Nato, grade de proteo para faris e lanternas, picareta, p, tomada eltrica externa para reboque, quebra-mato, acelerador manual, suporte corta-fio (contra arame farpado), galo de 20 litros

Principais equipamentos opcionais
Bateria extra, caixa de ferramentas, suporte para antena de radiocomunicador

garantia
1 ano (para consumidor)

Preo
65000 reais (estimado)





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