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Carros | testes
Honda Fit EX 1.5 16v
Maro 2005

Honda Fit EX 1.5 16v

Embalado para viagem: os que criticavam a falta de vivacidade do compacto ficaram sem assunto

Por Marcelo Moura / fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Dizem que os nmeros no mentem jamais. Podem no mentir, mas enganam. Voc pagaria 3000 reais para trocar um Fit 1.4 por outro 1.5? Acho que no. Agora, voc pagaria 3000 reais para ganhar 31% de potncia? Para chegar a 100 km/h trs segundos mais cedo? Esses nmeros, sim, do a impresso certa. A de que o Fit, um carro cheio de espao para famlia e bagagem, agora tem embalo para cair na estrada.

O ganho de potncia do 1.4 para o 1.5, de 80 para 105 cavalos, se explica. Na verdade, o 1.4 quase 1.3 (tem meros 1339 cm3 de capacidade), enquanto o 1.5 1.5 mesmo (1496 cm3). O bloco do motor igual mas, com a troca do virabrequim, o curso dos pistes aumentou de 80 para 89,4 milmetros. Com a mudana, a capacidade volumtrica cresceu 12%. O cmbio o mesmo utilizado no 1.4, tanto na verso manual como nos carros equipados com o CVT.

Mas o novo motor no apenas maior. Como indica o pingo do "i" no novo emblema de porta-malas, este Fit, que veio equipado com cmbio CVT, tem sangue azul. A Honda trocou a tecnologia das duas velas por cilindro, usada no 1.4, pelo cabeote de 16 vlvulas com tecnologia VTEC (de Variable Timing and Lift Electronic Control, "controle eletrnico varivel de tempo e abertura"), que no caso deste Fit atua apenas nas vlvulas de admisso. O eixo do comando tem ressaltos pequenos e grandes, intercalados. Em velocidade de cruzeiro, o ressalto pequeno abre uma das vlvulas de admisso completamente e mal abre a outra. O motor funciona quase como se tivesse trs vlvulas por cilindro, com bastante torque e economia de combustvel. Mas, se o motorista reclamar por mais fora, o comando fica bravo. Os ressaltos grandes, que giravam em falso, entram em ao abrindo mais as vlvulas, e por mais tempo. Nada a ver com o antigo motor 1.5 VTEC do Civic, nem com o 1.7 VTEC do carro atual. Em comum, os trs tm o fato de serem importados do Japo. E de andarem bem.

Na pista de Limeira, o Fit conseguiu nmeros iguais aos do Polo 1.6, um carro que referncia, para ns e para a prpria Honda, pelo esprito vigoroso. Nas ruas de Perdizes e Vila Madalena, dois ladeirosos bairros de So Paulo, o Hondinha parecia um guri brincando no quintal. Sobe ganhando velocidade lugares pelos quais o burocrtico modelo 1.4 passa perdendo. No espere, porm, dirigir o Fit como se estivesse fugindo da polcia. Ele se recusa a isso, principalmente nesta verso automtica. Voc pisa fundo o acelerador e o carro reduz a marcha rpido, mas nunca de uma vez s. O cmbio CVT avisa o que vai fazer - o que importante, afinal voc est dirigindo com a colaborao de um estranho. Os freios tambm no qualificam o Fit EX como um esportivo. O pedal borrachudo, comunica-se com as rodas por telegrama.

Melhor dirigir com mais calma e apreciar o silncio interno. O isolamento admirvel, se voc lembrar que os bancos traseiros so um brinquedo de armar e que estamos sentados em cima do tanque de combustvel. Alis, o chacoalhar da gasolina seria um jeito de lembrar que carros precisam ir ao posto. Este Fit 1.5 faz a gente se esquecer disso: marcou 11,8 km/l no ciclo urbano de consumo, resultado melhor at que o do modelo 1.4 mecnico testado por ns.

Poderia convidar o motorista a apreciar as novidades que o Fit EX traz dentro da cabine, mas no h muito o que se ver. De novidade, ele ganhou volante forrado de couro, trava eltrica com controle remoto, um porta-trecos com tampa e alguns plsticos pintados de prata. S. Nenhuma luz de cortesia nos espelhos do pra-sol, banco de couro, sensor de chuva... Tudo parecido com a verso bsica LX, que custa 6635 reais menos.

O lado bom dessa simplicidade que o Fit fcil de usar. Comandos claros e botes grandes, um carro descomplicado e intuitivo. Mesmo o sistema modular dos bancos traseiros est longe de parecer um exame psicotnico. S no entendo por que o boto de bloqueio do vidro eltrico peca pelo excesso: trava no s as janelas de trs, mas tambm a do carona. Para no censurar a esposa, o marido acaba desligando o bloqueio, e expe a crianada ao risco. Mas que bom estarmos nos preocupando com um detalhe desses. O Fit o primeiro carro a ganhar, no mesmo ano, os ttulos "Melhor Compra" e "Os Eleitos" - sucesso de crtica e de pblico. Nossa grande reclamao sobre ele era a falta de potncia. No mais.

> Avaliao


Ficha tcnica

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 vlvulas, VTEC
Cilindrada: 1496 cm3
Dimetro x curso: 70 x 89,4 mm
Taxa de compresso: 10,0:1
Potncia: 105 cv a 5800 rpm
Torque: 14,2 mkgf a 4800 rpm

Cmbio
CVT, continuamente varivel, trao dianteira;
relao mxima: 0,407;
mnima: 2,367.
R 1,326 (mxima), 2,367 (mnima);
Diferencial, 6,88;
Rotao do motor a 100 km/h em D - 2500 rpm

Carroceria
Monovolume, 4 portas, 5 lugares
Dimenses: Comprimento, 383 cm; largura, 168 cm; altura, 153 cm; entreeixos, 245 cm
Peso: 1080 kg
Peso/potncia: 10,3 kg/cv
Peso/torque: 91,5 kg/mkgf
Volumes: Porta-malas, 380 l; tanque de combustvel, 42 l

Suspenso
Molas helicoidais e amortecedores pressurizados
Dianteira: McPherson
Traseira: Barra de toro

Freios
Hidrulicos, disco na dianteira, tambor na traseira e ABS

Direo
Eltrica, do tipo pinho e cremalheira;
dimetro de giro 9,4 metros;
3,5 voltas entre batentes

Rodas e pneus
Liga leve, aro 14; Bridgestone 175/65 R14

Principais equipamentos de srie
Airbag duplo, CD player, ar-condicionado, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, alarme, trava eltrica com controle remoto, freios ABS, vidros eltricos, retrovisores eltricos, coluna de direo regulvel em altura, volante com forrao de couro

Principais equipamentos opcionais
Pintura metlica ou perolizada

garantia
2 anos sem limite de quilometragem

Preo
52180 reais





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