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Carros | testes
Renault Clio 1.0 16V Hi-Power
Maro 2005

Renault Clio 1.0 16V Hi-Power

Litro bem servido: na evoluo do motor 1.0 16V o Clio ganhou mais flego e disposio com os 76 cavalos

Por Paulo Campo Grande / fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Apesar dos bons resultados da indstria no ano passado (com o crescimento de 20,7% na produo), as fbricas de automveis devero aliviar o p no acelerador dos lanamentos para este ano. A maioria das novidades previstas se resume a pequenas mudanas na linha atual. Um exemplo a Renault. A marca vai fazer apenas um lanamento importante, que o Mgane Sedan II, e promover atualizaes nos modelos j conhecidos. O Clio foi o primeiro a receber aperfeioamentos. Ele chegou como linha 2005, em setembro de 2004, com alteraes visuais e de equipamentos. Mas em dezembro ganhou motor 1.6 flexvel e agora vem com alteraes no 1.0 16V, que ficou mais potente.

O Clio 1.0 16V que chegou s lojas em meados de fevereiro traz como novidade 76 cavalos de potncia, 6 a mais do que entregava antes. O torque tambm cresceu, embora em menor proporo. Foi de 9,5 para 9,7 mkgf. Em relao concorrncia, o Clio se equipara ao Gol Plus 1.0 16V, com exatamente os mesmos potncia e torque. As melhorias no encareceram o modelo, que continua a custar 37530 reais na verso Privilge, mostrada aqui.

Para conseguir esse aumento de fora, a engenharia de motores da fbrica fez diversos ajustes. Como primeira providncia, retrabalhou o sistema de admisso, para deixar o motor respirar melhor. O coletor de admisso foi redesenhado para permitir maior vazo e velocidade do fluxo da mistura ar/combustvel. Por conta disso, a tomada de ar e o filtro foram trocados por outros de dimenses maiores. E a cabea dos pistes foi redesenhada. A taxa de compresso subiu de 9,8:1 para 10:1.

A central eletrnica tambm nova. A mudana inclui no s o mapeamento, mas tambm a pea que antes era fornecida pela Magneti Marelli e agora vem da Siemens. Segundo a Renault, essa troca faz parte do alinhamento de seu processo produtivo e de seu parque de fornecedores aos utilizados pela Renault em todo o mundo. O motor 1.0 nacional gmeo idntico do 1.2 que equipa o Clio na Frana.

Examinando as curvas de torque e potncia do motor antes e depois das mudanas, nota-se que o torque cresceu cerca de 2% em todos os regimes. O desenho da nova curva quase o tempo todo paralelo ao da antiga. No caso da potncia, a nova curva tambm ficou mais elevada, mas ela s se distancia da antiga a partir de 3500 rpm.

Na prtica, para quem tem um Clio 1.0 16V de 70 cavalos, como o fotgrafo Marco de Bari, os benefcios so nitidamente identificveis. Depois de dirigir o modelo, Bari voltou para a redao surpreso com as mudanas. "Ficou bem espertinho", disse. A comprovao veio da pista de testes. O Clio 1.0 16V novo, que agora se chama Clio 1.0 16V Hi-Power, superou o anterior (testado em janeiro de 2004) em todas as provas realizadas. Na acelerao de 0 a 100 km/h, o tempo baixou de 19,5 para 18,5 segundos. Nas retomadas de 80 a 120 km/h, em quinta marcha, caiu de 32,2 para 29,5 segundos.

No teste de consumo, outra boa surpresa. Apesar de andar mais, o Clio manteve o padro de consumo conseguido pela verso anterior. Nas simulaes de uso na estrada, ele fez a mdia de 14,7 km/l, contra os 14,9 km/l obtidos em janeiro de 2004. Na cidade houve uma melhora. De 9,2 km/l, a mdia subiu para 11,5 km/l. Mas bom que se diga que os ensaios de ciclo urbano da revista foram ligeiramente alterados a partir da edio de agosto de 2004, fato que pode comprometer as comparaes.

Alm do motor, a Renault no mexeu em nenhuma outra parte do Clio. O cmbio manteve as relaes de marchas inalteradas e os sistemas agregados, como o de refrigerao, so os mesmos.

No acabamento, o Clio conservou o bom padro de qualidade e, no comportamento, continua sendo um carro gostoso de dirigir, apesar dos tradicionais problemas na ergonomia. A suspenso macia e um tanto permissiva. Torna o Clio confortvel, mas deixa-o inclinar nas curvas.

At o fim do ano, a Renault vai apresentar mais novidades na linha Clio. Esse mesmo motor 1.0 16V dever passar por novo desenvolvimento e se tornar flexvel, para rodar tanto com lcool quanto com gasolina, assim como o 1.6. A renovao do esprito no significa mudana de aparncia. A nova gerao, que ser lanada na Europa em 2006, ainda no tem data para chegar por aqui.

> Ficha comparativa

Ficha tcnica

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V
Cilindrada: 999 cm3
Dimetro x curso: 69 x 66,8 mm
Taxa de compresso: 10,0:1
Potncia: 76 cv a 6000 rpm
Torque: 9,7 mkgf a 4250 rpm

Cmbio
Manual de 4 marchas, trao dianteira
I. 3,72; II. 2,05; III. 1,40; IV. 1,03. R, 3,54; Diferencial, 4,93;
Rotao do motor a 100 km/h em 5 - 3500 rpm

Carroceria
Dimenses: Comprimento, 377 cm; largura, 164 cm; altura, 142 cm; entreeixos, 247 cm
Peso: 880 kg
Peso/potncia: 11,6 kg/cv
Peso/torque: 90,7 kg/mkgf
Volumes: Porta-malas, 255 l; tanque de combustvel, 50 l

Suspenso
Amortecedores hidrulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora
Dianteira: Independente, tipo McPherson
Traseira: Barra de toro

Freios
Disco na dianteira e tambor na traseira

Direo
Hidrulica, do tipo pinho e cremalheira;
3,5 voltas entre batentes;
10,3 m de dimetro de giro

Rodas e pneus
Liga leve, aro 14; Firestone Firehawk 700, 185/60 R14 82 H

Principais equipamentos de srie
Duplo airbag, alarme, ar-condicionado, computador de bordo, faris de neblina, sistema de som com CD player e comando satlite, volante com ajuste de altura, rodas de liga leve e volante revestido de couro

Principais equipamentos opcionais
Pintura metlica, trio eltrico, chave com comando por radiofreqncia, bloqueio de ignio

garantia
1 ano sem limite de quilometragem

Preo
37530 reais





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