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Carros | testes
Ford Focus Ghia 2.0 16V
Junho 2005

Ford Focus Ghia 2.0 16V

Mudana a 200 km/h: o motor Duratec apenas uma das boas novidades do Focus, que agora tem dupla personalidade

Por Paulo Campo Grande / fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Quem esperava ver nosso Focus, que feito na Argentina, com a mesma cara do modelo europeu que acabou de chegar segunda gerao, pode ir se conformando. A novidade por aqui o novo motor, sinal de que essa verso ainda ficar entre ns por um bom tempo. A Ford afirma que esse Focus "perfeitamente adequado ao nosso mercado". Mas ns no estamos sozinhos. Nos Estados Unidos, o Focus tambm continua o mesmo, embora l ele seja um modelo de entrada de mercado. Em relao ao motor, o nosso agora est alinhado com seus irmos ao redor do mundo.

Sai o 2.0 16V Zetec, que deixa de ser produzido, e entra o 2.0 16V Duratec. Mas as mudanas no ficam por a. A reboque do motor vieram novas caixas de marchas, freios redimensionados e ajustes na suspenso. A principal inovao da Ford no est no hardware, no entanto, e sim no software. A fbrica decidiu dar ao Focus dois temperamentos distintos. Um modo de conduo mais esportivo, voltado para o desempenho, quando equipado com cmbio manual. E uma conduo relaxada, que privilegia o conforto, reservada ao cmbio automtico. Para assegurar esses compromissos, a caixa manual conta com as duas primeiras marchas reduzidas (para possibilitar sadas mais fortes) e, na automtica, as trs primeiras so alongadas (para proporcionar trocas mais suaves e silenciosas).

O prprio motor recebeu ajustes diferentes para cada caso. A primeira mudana ocorreu no mapeamento da central eletrnica. Com o cmbio manual, a potncia do motor chega a 147 cavalos e o torque, a 19,06 mkgf. Com o automtico, a potncia vai a 140 cavalos e o torque a 19,01 mkgf. No cabeote, os comandos tambm so diferentes, assim como o nmero de bobinas de ignio, sempre com vistas a privilegiar o conforto ou o desempenho.

Nos demais sistemas, houve melhorias, mas foram as mesmas para as duas verses. Segundo a Ford, foi adotada uma nova bomba de presso na direo para garantir o nvel de esforo adequado tanto nas manobras de estacionamento quanto em velocidade. Na suspenso, as mudanas na calibrao das molas e dos amortecedores tiveram por objetivo uma melhor absoro das irregularidades do piso. E nos freios foram trocados os materiais de atrito, para aumentar a eficincia do sistema. Os pneus so os P7 da Pirelli, na medida 195/60 R15. Na verso manual, que vem com o motor mais potente, o pneu tem ndice V, para at 240 km/h. Na automtica temos o ndice H, para at 210 km/h. Por suas caractersticas de construo, os pneus de ndice V so ligeiramente mais duros que os H, o que os torna mais sensveis na interao com o piso, de acordo com o engenheiro Klaus Mello, responsvel pelo desenvolvimento.

Neste teste, dirigimos as duas verses do "novo" Focus. O hatch, que ns levamos para a pista, vinha equipado com cmbio manual. Com o Sedan, que era automtico, rodamos o suficiente para ter uma boa impresso. A diferena entre eles flagrante. Comea pelo som do motor, que mais ntido na cabine do manual e mais abafado na do automtico, e chega s reaes. O manual est sempre a postos para responder s solicitaes do acelerador, enquanto o automtico o faz de forma rpida, mas mais gradual. No conjunto, o Focus manual me lembrou o Golf. Os dois so hatches com dirigibilidade esportiva, embora o Focus seja menos alemo, ou seja, menos duro. O Focus Sedan eu comparo ao Corolla, porm mais macio ao rodar.

Na pista de testes, o Focus Hatch cumpriu a expectativa criada pelas alteraes. Ele acelerou de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atingiu a velocidade mxima de 201,9 km/h. Em relao ao Focus equipado com motor Zetec, a vantagem foi considervel. Avaliado em outubro de 2002, na verso sed, o antecessor fez 10,7 segundos na acelerao e chegou a 192,2 km/h. Na hora de parar, o atual desacelerou de 80 a 0 km/h em apenas 28 metros e suas mdias de consumo foram igualmente boas: 8,9 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.

Alm de duas carrocerias e cmbios, o Focus 2.0 16V Duratec apresentado com duas verses de acabamento, GLX e Ghia, em 17 pacotes de equipamentos. As duas unidades que a Ford nos enviou eram da top de linha Ghia, que a mais completa, e as nossas ainda traziam itens opcionais. Como as mais vendidas costumam ser as mais simples, vale dizer que na verso GLX o Focus j bem servido. Ele vem com ar-condicionado, trio eltrico, CD player, banco do motorista com regulagem de altura e volante com ajuste em altura e profundidade.

At o fechamento desta edio, a Ford ainda no havia divulgado os preos do Focus. Segundo o gerente de produto, Eduardo Chocron, a empresa estudava a possibilidade de manter os preos praticamente inalterados. Hoje, um Focus Hatch 2.0 16V Ghia custa 57210 reais.

Internamente, a nica novidade o grafismo dos instrumentos. Nos demais itens o Focus continua com o mesmo bom padro de acabamento, a ergonomia bem resolvida e a agradvel posio de dirigir. As linhas do Focus, que tinham o objetivo de surpreender nos primeiros anos aps o lanamento no fim do ano 2000, hoje parecem clssicas. O revolucionrio amadureceu, mas ficou mais nervoso. Uma boa notcia para seus partidrios.

Os nmeros da pista de teste

Ford Focus Ghia 2.0 16V
A O V O L A N T E
Direo
Suspenso
O volante do Focus tem boa empunhadura e o sistema de direo rpido, o que torna a conduo agradvel. A suspenso ficou mais macia, na nova verso, mas continua conversando com o motorista de forma segura.
V IDAABO R D O
Conforto
motorista
Conforto
passageiro
Nvel de rudo
Equipamentos
O espao interno e a ergonomia so dois dos pontos fortes do carro. O pacote de equipamentos de srie completo. Mas o nvel de rudo interno aumentou, em funo do motor mais bravo, que vibra mais e ronca mais alto.
C A R R O C E R I A
Arq. Interna
Acabamento
Porta Malas
Tecnicamente o Focus bem-resolvido. Ele oferece conforto compatvel com sua categoria e acabamento de qualidade. O que pega o estilo desatualizado.
M O T O R & T R A N S M I S S O
Acelerao
Velocidade
mxima
Cmbio
A engenharia atingiu o objetivo de projetar dois perfis de comportamento para o carro, em funo da dupla calibragem do motor e das duas caixas de cmbio.
SEGURANA
Retomada
Frenagem
Visibilidade
O Focus se saiu bem nas retomadas e nas frenagens. ABS e airbags so opcionais. E a carroceria conta com zonas deformveis e clula de sobrevivncia.
M E R C A D O
Custo/benefcio
O Focus pode no ser a ltima palavra em matria de estilo, mas, com exceo de Peugeot 307 e Fiat Stilo, os demais concorrentes, como VW Golf e Chevrolet Astra, esto igualmente - ou mais - desatualizados.
Veredicto

LEGENDA:
timo muito bom bom razovel fraco


Avaliao do nosso jornalista

Ford Focus Ghia 2.0 16V
velocmetro
60 km/h
erro
57.3 km/h
-4.5%
80 km/h
erro
76.3 km/h
-4.6%
120 km/h
erro
114.8 km/h
-4.3%
acelerao
0 - 100 km/h
10.0 s
0 - 1000 m

31.2 s
170.7 km/h

retomada
40 - 80 km/h em 3
7.4 s

60 - 100 km/h em 4

10.8 s
80 - 120 km/h em 5
17.2 s
velocidade mxima
162.7 km/h


consumo
urbano 8.9 km
rodovirio 12.9 km/l


frenagem
60 km/h a 0 17.0 m
80 km/h a 0 28.0 m
120 km/h a 0 69.3 m


rudo
Ponto morto 39.7 dB
1 em rotao mxima 71.3 dB
D a 80 km/h 60.5 dB
D a 120 km/h 67.2 dB


Condies do teste
temperatura mdia no dia 29 C
presso atmosfrica 760 mm/hg
umidade do ar 44 %
altitude 660 m

Ficha tcnica

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V
Cilindrada: 1999 cm3
Dimetro x curso: 87,5 x 83,1 mm
Taxa de compresso: 10,0:1
Potncia: 147 cv a 6000 rpm
Torque: 19,06 mkgf a 4250 rpm

Cmbio
Manual de 5 marchas, trao dianteira;
I.3,55; II. 2,05; III. 1,28; IV. 0,95; V. 0,76. R 3,45; Diferencial 4,07;
Rotao do motor a 100 km/h em 5 marcha - 3100 rpm

Carroceria
Dimenses: Comprimento,
415 cm; largura, 199 cm; altura,
148 cm; entreeixos, 261 cm
Peso: 1231 kg
Peso/potncia: 8,3 kg/cv
Peso/torque: 64,6 kg/mkgf
Volumes: Porta-malas, 350 l; tanque de combustvel, 55 l

Suspenso
Independentes, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores hidrulicos
Dianteira: McPherson
Traseira: Multilink

Freios
Hidrulico, disco na dianteira e tambor na traseira

Direo
Hidrulica, tipo pinho e cremalheira,
3 voltas entre batentes

Rodas e pneus
Alumnio, aro 15; Pirelli P7 195/60 R15

Principais equipamentos de srie
Ar-condicionado, trio eltrico, CD player, volante ajustvel em altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, duplo airbag, ABS, controle de udio no volante

Principais equipamentos opcionais
Piloto automtico, teto solar eltrico e bancos de couro

garantia
1 ano sem limite de quilometragem (ou trs anos pelo programa Ford Mobility)

Preo
57210 reais (estimado)





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