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Carros | testes
Volkswagen Gol Plus 1.0 Total Flex
Setembro 2005

Volkswagen Gol Plus 1.0 Total Flex

O mais popular, menos popular: Com o Gerao 4, a VW muda sua estratgia para o segmento de entrada

Por Adriano Griecco / fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Um campeo sempre visto com respeito. Dentro de casa, ento, nem se fala. E se o campeo em questo continuar mantendo o ttulo por quase duas dcadas? Por essas - e tambm por outras -, nem seria preciso dizer que o Gol desfruta de um tratamento diferenciado dentro da Volks. A VW afirma que a deferncia no se deve ao fato de ele ser o modelo mais vendido no Brasil nos ltimos 19 anos ou por ser o responsvel por metade das vendas da montadora no pas. Tampouco ser o recordista de vendas no pas, com 4,5 milhes de unidades comercializadas at hoje. O principal fator que diferencia o Gol dos outros modelos da Volks, segundo ela mesma, o fato de ele ser o smbolo da compra racional. Enquanto outros modelos agradam pelo estilo, pelo desempenho e at pelo status que oferecem, o Gol tem a misso de deixar satisfeita a legio de consumidores que sai para comprar um carro com o dinheiro contado.

Diante desse desafio, preo fator-chave. E, nessa frente de batalha, a montadora adotou uma estratgia ousada. Com a chegada do Gol Gerao 4, saem de linha o Gol Special (Gerao 2) e as atuais verses da Gerao 3. Com isso, a verso mais barata do Gol agora a City 1.0, com carroceria atualizada de duas portas, ao preo de 24200 reais - 1900 reais a mais que o antigo Special. A idia baixar custos com uma produo em maior escala. Para isso, fazer frente aos carros mais baratos de nosso mercado virou histria. A fbrica reconhece que seu portflio agora no tem mais vaga para um rival do Mille. Ao manter os preos anteriores para a nova linha, a ttica tentar desviar clientes das verses mais novas de Palio, Fiesta e Corsa para manter o bom desempenho nas vendas. uma aposta de risco? Sim, mas quase inevitvel. A Volks afirma que as magras vendas das verses mais baratas no compensavam o investimento em produo.

Por enquanto, a oferta do Gol ser feita por meio de cinco verses. A City, mais barata de todas, tem a misso de atender frotistas e motores 1.0 e 1.6 Total Flex. Depois vem o Gol Plus - modelo avaliado por ns, que custa 28630 reais -, uma nova verso que possui os mesmos equipamentos de srie e opcionais do Gol Power, a verso top de linha. O Plus s oferecido com o motor 1.0 Total Flex. J a verso Power oferece duas opes de motor, 1.6 e 1.8 Total Flex.

Novo visual
A Volkswagen incorporou a prtica de identificar alteraes mais significativas pelo uso do termo "Gerao". Assim foi com o Gerao 3 e agora com o Gerao 4. Mas vale dizer que, assim como na anterior, no se trata de fato de uma nova gerao, mas sim de uma reestilizao. O novo Gol mantm a plataforma, o conjunto mecnico e as dimenses - internas e externas. O uso do termo se ampara mais no mbito do marketing que no da engenharia. Se voltarmos no tempo e contarmos desde a data de lanamento do primeiro Gol, em 1980, com o motor a ar, esta sua sexta reestilizao. Mudanas de plataforma s aconteceram na segunda gerao do modelo, lanada em 1994.

Os primeiros esboos deste Gol surgiram h 36 meses, trs anos depois do lanamento da Gerao 3. Segundo Gerson Barone, chefe do departamento de design da Volkswagen, 12 profissionais trabalharam durante dez meses e produziram mais de 300 desenhos. Depois de uma seleo feita pelo prprio departamento, seis propostas seguiram para apreciao envolvendo outras reas da montadora. No 11 ms de gestao, a Volks promoveu uma clnica secreta com trs desenhos do modelo. Faltando 19 meses para o lanamento, numa reunio envolvendo todas as reas do projeto - engenharia, design, marketing e manufatura -, a presidncia da Volkswagen do Brasil e at membros da diretoria da matriz alem, as linhas do novo Gol foram finalmente definidas.

Na dianteira, o Gol ganhou faris mais altos e alongados, alm de novos pra-lamas para acomod-los. A grade frontal continua integrada ao pra-choque e, com as novas linhas do cap e com as do pra-choque, que recebeu novas entradas de ar, forma um desenho em forma de V, marca registrada de atuais modelos da marca na Europa, como Golf e Passat. Visualmente, o Gol parece respirar melhor, parece mais jovem, impresso reforada pelo visual da traseira. As lanternas perderam o tradicional formato triangular - agora tm linhas curvas - e invadem a tampa traseira, que incorpora o vidro com novo desenho. Seguindo o modelo j consagrado no Celta e no Fox, a vigia se sobrepe terceira coluna e avana at a lateral. Complementam o desenho traseiro um pequeno defletor na altura da capota e os novos pra-choques, que se assemelham aos do Fox. Visualmente, a famlia VW est cada vez mais unida.

No interior, o trabalho foi maior. Como conciliar o pleito dos consumidores que reclamavam de falta de espao interno, sem modificar a distncia entre os eixos? A soluo dos designers foi afastar o painel dos ocupantes. Seu desenho em nada lembra as geraes anteriores do Gol e tem sadas de ar que seguem o mesmo padro das do Celta. Com o sistema esfrico, elas so mais baratas por dispensar o mecanismo interno que fecha a passagem de ar e pela ausncia de alavancas para moviment-las. Na parte central do painel continuam os botes do ar-condicionado, o rdio e os botes do desembaador traseiro e do pisca-alerta, que so iguais ao da gerao anterior. Mas os acionadores dos vidros eltricos saram do console central e foram para as portas. A Volks mexeu tambm na parte inferior do painel. Onde antes ficavam um porta-trecos e dois porta-copos, h agora apenas um porta-copo. O joelho direito do motorista agradece por no bater mais no painel. As portas receberam novos revestimentos, com o plstico expandindo seus domnios sobre o cada vez mais rarefeito tecido, recurso j utilizado por Celta, Fox e Fiesta.

Do irmo mais novo
A novidade mais chamativa da cabine est no conjunto dos instrumentos. Seguindo a poltica de produo em alta escala, o Gol passa a utilizar os mesmos elementos combinados do Fox. Ficam em uma nica pea velocmetro, marcador de combustvel e conta-giros. Assim como no Fox, a leitura do pequeno conta-giros, que fica esquerda do velocmetro, ruim. A impresso de que o interior est mais arejado facilitada pela cor cinza-claro da parte de cima do painel, que, ao rebater a luz, aumenta a claridade. Para os passageiros do banco traseiro h apenas uma - e boa - novidade. Os vidros das janelas traseiras descem at embaixo. A Volks conseguiu a faanha mudando os pontos de fixao do mecanismo de levante. O ganho de espao na frente no foi socializado com os passageiros de trs, que continuam com seu quinho de espao apenas razovel para as pernas.

Mecanicamente, no h novidades. A verso testada por ns estava equipada com o motor 1.0 Total Flex, que tem 65 cavalos com gasolina e 68 com lcool. A participao da engenharia no desenvolvimento do Gol ficou mais intensa nos testes de campo, quando foi constatada uma deficincia na refrigerao, que pediu maiores entradas de ar no pra-choque. Como seria previsvel, o desempenho o mesmo. Um Gerao 3, medido em julho deste ano, precisou de 17,9 segundos para chegar aos 100 km/h. A nova verso foi dois dcimos mais lenta, uma diferena desprezvel, tendo em vista as variaes climticas e de produo. Abastecido com lcool, o rendimento melhora e o tempo cai para 17,5 segundos. Os nmeros de consumo tambm no sofreram alteraes. Com gasolina e rodando na cidade, o Gol faz 10,1 km/l. Na estrada essa mdia sobe para 13,8 km/l.

Ao volante, o Gol no mudou. Bem que ele podia ter recebido do Fox os bons engates do cmbio, no lugar dos movimentos menos precisos e ligeiramente diagonais da sua alavanca. Mas a robustez e a estabilidade proporcionada pela suspenso firme permanecem, para o bem da nao. A novidade vem de um opcional. Visando o mercado de frotistas e tambm os consumidores das regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que rodam em terrenos mais acidentados, a Volks oferece o Gol com uma suspenso 27 milmetros mais alta e recalibrada, com molas e amortecedores mais rgidos. Alis, a mesma configurao adotada nos antigos Gol Rallye e Parati Crossover e acrescenta 427 reais ao preo do Gol, podendo ser aplicada a qualquer verso. A direo conta com assistncia e tem respostas rpidas, ainda que o volante, com novo e atraente desenho, seja um pouco spero no trato.

A estratgia de tornar o mais popular dos carros nacionais um pouco menos popular, mais que um jogo de palavras, uma aposta no futuro. Que prev a chegada de um novo concorrente altura - baixa altura, diga-se - de Mille e Celta.

SUSPENSO
No apresenta novidades - apenas
a opo da verso 27 milmetros mais alta

AO VOLANTE
A sensao a de que o Gol ganhou mais espao interno. Os comandos continuam exigindo esforo
extra do motorista

CARROCERIA
A reestilizao fez bem ao Gol. A frente continua discreta, mas a traseira ganhou ares de modernidade, como Celta e Fox

POWERTRAIN
O motor 1.0 Total Flex
bom na hora de abastecer. Quando exigido, falta disposio

MERCADO
A poltica de preos adotada agressiva. Mas a Volks deixa de competir no segmento mais barato de nosso mercado

Ficha tcnica

Bolso
A verso Plus nova. Nas mais baratas, como a City, a Volks manteve os preos da Gerao 3. Nas verses top de linha, a VW ainda abateu cerca de 400 reais

Preo do carro bsico R$ 28630
Garantia 1 ano sem limite de km
Nmero de concessionrias 590
Consumo cidade/estrada (km/l) (A/G) 8,1/10,6 / 10,1/13,8
Tanque de combustvel/autonomia (l)/(km) (A/G) 51 / 540,6/703,8
Conforto
A lista de equipamentos da verso Plus magra. Traz direo hidrulica, pra-choque da cor do carro e limpador, lavador e desembaador do vidro traseiro

Ar-condicionado/direo hidrulica o / s
Rodas de liga leve/pintura metlica o / o
CD player/ brake-light o / s
Vidros/travas eltricos o / o
Espelhos/teto solar eltrico o / -
Aeroflio/spoiler/saias laterais o / - / -
Pra-choques/retrovisores da cor do veculo s / o
Parktronic/computador de bordo - / -
Limpador/lavador/desembaador traseiro s / s / s
Direo regulvel (altura/profundidade) - / -
Segurana
ABS/BAS/EBD - / - / -
Controle de trao/estabilidade - / -
Airbags (frontais/laterais/cabea) - / - / -
Alarme/imobilizador/controle de abertura o / s / -
Desempenho
Com a mesma mecnica, o Gol manteve o desempenho da verso anterior. Sem o ABS, as rodas travaram com facilidade durante os testes

0-100 km/h (s) (A/G) 17,5 / 18,1
0-1000m (s) (A/G) 39,2 / 37,8
3 40 a 80 km/h (s) (A/G) 8,4 / 8,9
4 60 a 100 km/h (s) (A/G) 14,6 / 15,3
5 80 a 120 km/h (s) (A/G) 26,8 / 28,2
Velocidade mxima (km/h) (G) 149,1
Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m) 66,1 / 30,4 / 16,4
Rudo interno PM/RPM mx (dB) 52,6 / 70,2
Rudo interno 80/120 km/h (dB) 63,5 / 68,5
Velocidade real a 100 km/h (km/h) 94,3
Ficha tcnica
Motor/posio dianteiro / longitudinal
Construo/cilindrada (cm3) 4 cilindros em linha / 999
Dimetro/curso (mm) 67,1 / 70,6
Taxa de compresso 10,1:1
Potncia (cv a rpm) (A/G) 68 / 65 a 5750
Torque (mkgf a rpm) (A/G) 9,2 / 9,1 a 4500
Cmbio (tipo/marchas/trao) manual / 5 / dianteira
Direo (tipo/n voltas) hidrulica / 3 voltas
Suspenso dianteira independente tipo Mc Pherson
Suspenso traseira interdependente com brao longitudinal
Freios (tipo/dianteiro/traseiro) hidrulico / disco / tambor
Pneus 185/60 R16
Dimenses
Comprimento/entreeixos (cm) 393 / 247
Altura/largura (cm) 165 / 141
Peso (kg) 895
Peso do veculo testado (kg) 968
Peso/potncia (kg/cv) (A/G) 14,2 / 14,9
Peso/torque (kg/mkgf) (A/G) 105,2 / 106,4
Dimetro de giro (m) 10,8
condies do teste
Temperatura: 26 C
Presso atmosfrica: 708 mmHg
Altitude: 660 m
Umidade relativa: 40%
Notas finais
Suspenso : BOM
Ao volante : BOM
Carroceria : BOM
Powertrain : RAZOVEL
Mercado : BOM
veredicto
O Gol melhorou em alguns aspectos, principalmente no interior, onde o painel aumentou a sensao de espao para quem viaja na frente. O novo visual trouxe ares mais jovens ao Gol. A frente manteve a personalidade do compacto e a traseira, com as lanternas invadindo a tampa, agradou. Mesmo com as mudanas, a Volks manteve os preos da gerao anterior para as verses que continuaram em linha, como a City. Nessa configurao, o Gol deve manter o bom desempenho.

FINAL: BOM

OS RIVAIS
Fiat Palio Estreou um novo motor 1.4 Flex recentemente. Hoje tem mais verses que o Gol, incluindo a Fire, que utiliza a carroceria antiga

Ford Fiesta No representa perigo para o Gol. Alm de ser mais caro, no oferece uma verso 1.0 bicombustvel

Chevrolet Corsa As linhas do Corsa j no empolgam mais. Por isso mesmo, a GM pensa em mexer em seu modelo

Renault Clio Assim como o Gol, ganha retoques no visual e no interior





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