Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Corolla
  • Up
  • Logan
  • HB 20
  • Prisma
  • Novo Ka
  • Golf VII
  • Focus
  • Tracker
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | testes
S10 Executive 4x4
Setembro 2005

S10 Executive 4x4

Movimento discreto: a S10 entra na era eletrnica dos turbodiesel com leves alteraes no visual e nenhuma no preo

Por Adriano Griecco / fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Por que a S10 com o motor turbodiesel eletrnico demorou tanto? Depois de patinar nas vendas, perder a liderana no mercado de picapes mdias e cair para a terceira colocao - atrs de Hilux e L200 -, a GM finalmente colocou a nova S10 no mercado. Segundo o prprio fabricante, no houve atraso no projeto de reestilizao da S10 e tudo ocorreu dentro do cronograma de lanamentos, incluindo o desenvolvimento do novo turbodiesel - que levou um ano e meio.
Pelas fotos, voc pode perceber que a GM mexeu pouco na S10. Sem grandes investimentos, a fbrica fez o necessrio para adaptar a picape atual legislao de emisses e dar novo flego ao seu visual - modificaes essas que tambm se estendem Blazer.

A explicao para essa sutileza estilstica chega em meados de 2007, na forma de uma totalmente renovada S10 (veja quadro na pgina seguinte).
Nenhum dos componentes envolvidos nas alteraes - cap, pra-lamas dianteiros e tampa traseira - sofreu qualquer alterao em seu processo de estamparia. A revitalizao no visual da S10 veio por meio de "acessrios". Um novo pra-choque dianteiro, grade em formato de cruz com o logotipo da marca estampado ao centro, mscaras escuras nos faris da verso Executive e uma indita entrada de ar funcional sobre o cap. Na traseira, alm dos logotipos que identificam o novo motor eletrnico e a indicao da presena do diferencial autoblocante (Trac-Lock), a S10 ganhou novas lanternas e uma faixa decorativa que corta a tampa e traz a inscrio Chevrolet. Para completar, rodas de liga leve e adesivos pretos na coluna central. Ficou bom. As alteraes levantaram um pouco o nimo da S10. Mas so tmidas quando comparadas ao visual da nova Hilux, a atual lder do mercado.

No interior, as modificaes esto bem aos olhos do motorista. O painel no apresenta novidades, mas a moldura onde vo fixados os mostradores, que estriam um novo grafismo, ganhou pintura prateada. Os bancos receberam novos revestimentos para a linha 2006 e na verso Executive so de couro, com o mesmo padro dos automveis da marca. No mais, a mesma S10 que voc conhece. A boa distribuio dos comandos permanece, assim como o padro de acabamento, que poderia utilizar materiais de melhor qualidade no painel.

A maior novidade na S10 mesmo o motor. Ao contrrio das rivais, a GM no mexeu em sua cilindrada - por opo prpria, j que a MWM tem pronto e em produo um motor de 3 litros, common-rail, da mesma famlia que o 2.8 Sprint utilizado pela S10. Do antigo 2.8 foram mantidos bloco, virabrequim, cabeote e bielas, mas h um novo sistema de injeo. Alm de uma segunda bomba de combustvel, que eleva a presso da linha de combustvel para 1350 bars, a fbrica adotou o common-rail e novos bicos injetores. Paralelamente a isso, os pistes tiveram a cabea redesenhada para otimizar a cmara de combusto e a queima do diesel. assim que a GM recebe o motor, pronto para instal-lo na S10. Os tcnicos da montadora ficaram responsveis por desenvolver a calibrao do sistema de injeo e tambm os sistemas de admisso e de refrigerao do conjunto.

Mesmo desempenho
O novo 2.8 Eletronic apenas 5 cavalos mais potente que o anterior. O ganho em torque tambm foi discreto: passou dos 33,9 mkgf para os atuais 34,7. Com essa diferena, a GM no precisou mexer nas relaes de marchas ou do diferencial. Na prtica, o desempenho permanece o mesmo. Em acelerao, a picape precisou dos mesmos 15,4 segundos para chegar aos 100 km/h, se comparada verso Executive, medida na edio de setembro de 2004. E, nas retomadas, seus nmeros ficaram bem prximos. O ganho com o novo motor aparece mesmo no consumo - at porque a menor emisso de poluentes s pode ser aferida no laboratrio. Na cidade, a S10 percorre 9,3 km/l, um nmero 8% melhor em relao ao consumo da verso anterior. Na estrada, a mdia melhorou dos anteriores 13,3 km/l para 14,1 km/l.

Alm do motor, outra novidade o Trac-Lock, um diferencial blocante que uma evoluo do antigo Posi-Traction, que equipou a S10 at 1999. Sua funo transferir mais fora roda que traciona quando a outra perde aderncia na hora de sair do atoleiro. Para diminuir a rolagem da carroceria, os engenheiros optaram por deixar mais duros os amortecedores - agora pintados de amarelo para se diferenciar dos anteriores. Essa opo de calibrao do conjunto surgiu na S10 Sertes, uma srie especial lanada no ano passado com amortecedores Bilstein de competio, que tinha melhor dirigibilidade que as verses comuns. Apesar da nova calibrao, o comportamento da S10 no mudou muito em relao anterior. Em curvas a carroceria continua a se inclinar e em terrenos irregulares a suspenso poderia filtrar mais as imperfeies. Que o digam os ocupantes de trs.

Se a profundidade rasa das modificaes pode decepcionar os fs da picape, as boas novas com relao ao preo podem reavivar os nimos. No haver alterao de preo em relao S10 anterior. A verso Executive continua custando os mesmos 97693 reais, apesar de todas as novidades. um valor que est no mesmo patamar das verses top de Ranger, L200 e Hilux. Outra boa nova o lanamento da verso Advantage, com motor a gasolina 2,4 litros. a verso de entrada da S10, que sai por 49990 reais. At ento, a verso mais barata da picape custava 58300 reais. Esse preo faz parte da estratgia para reconquistar a liderana do mercado, segundo a GM. S no se pode esquecer que 95% do mercado dominado pelas picapes mdias com cabine dupla e motor turbodiesel.
na pista do futuro
Tailndia. de l que vem a Isuzu D-Max, base da futura S10. Os planos de substituio j sofreram adiamentos, mas o sucesso da Hilux pode ter acelerado o processo. Um engenheiro da GM aposta que ela chegar em 2007. A Isuzu D-Max foi lanada na Tailndia em 2003 e, em menos de um ano, vendeu 100000 unidades. Inspirada na mesma D-Max, a Toyota criou a Hilux. As duas tm painel mais prximo dos carros de passeio. A vinda da D-Max uma retribuio. Em 1996, ns demos uma picape aos tailandeses - a S10, batizada de Isuzu Hombre.

S10 Executive
R$ 97693
A linha 2006 da S10 chega com novos motor e diferencial e nova calibragem dos amortecedores. Tudo isso companhado de alteraes no visual
SUSPENSO
A GM utilizou uma calibrao mais rgida nos amortecedores, mas no resolveu problemas como trepidao e falta
de estabilidade

RAZOVEL
AO VOLANTE
A direo continua leve. Com o motor eletrnico, os nveis de rudo interno melhoraram

BOM
CARROCERIA
A reestilizao no envolveu novas peas e estamparia. A GM utilizou acessrios como a entrada de ar sobre o cap para rejuvenescer a picape

BOM
POWERTRAIN
A cilindrada continua a mesma e o ganho de potncia foi de apenas 5 cavalos. Com isso o desempenho no mudou. J o consumo melhorou

BOM

MERCADO
Neste ms chega tambm a Frontier
com motor eletrnico e sem novidades visuais. Nessas condies, a Hilux deve continuar lder

BOM

Ficha tcnica

Bolso
Com a nova S10, a GM quer voltar a brigar pela liderana do mercado. Por isso, manteve o mesmo preo em suas verses

Preo do carro bsico R$ 97693
Garantia 2 anos sem limite de km
Nmero de concessionrias 535
Consumo cidade/estrada (km/l) 9,3 / 14,1
Tanque de combustvel/autonomia (l)/(km) 67 / 944,7
Conforto
A verso Executive a top de linha. Vem completa de srie e s oferece pintura metlica ou perolizada como opcional

Ar-condicionado/sensor de chuva s / -
Rodas de liga leve/pintura metlica s / o
CD player/controle de descida s / -
Cmbio automtico/piloto automtico - / s
Vidros/espelhos/travas eltricos s / s / s
Suspenso regulvel em altura -
Diferencial blocante/trao reduzida s / s
Parktronic/computador de bordo - / s
Bancos (couro/eltrico/aquecido) s / s / -
Direo regulvel (altura/profundidade) s / -
Segurana
Mesmo com ABS, a S10 transmite insegurana durante as frenagens, por balanar demais

ABS/BAS/EBD s / - / -
Controle de trao/estabilidade - / -
Airbags (frontais/laterais/cabea) s / - / -
Alarme/imobilizador/controle de abertura s / s / s
Desempenho
Com o novo motor eletrnico, a S10 ganhou 5 cavalos, mas manteve o desempenho. Ao menos a picape melhorou suas marcas de consumo

0-100 km/h (s) 15,4
0-1000m (s) 36,9
3 40 a 80 km/h (s) 6,7
4 60 a 100 km/h (s) 9,5
5 80 a 120 km/h (s) 17,5
Velocidade mxima (km/h) 173
Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m) 74,3 / 33,4 / 17,7
Rudo interno PM/RPM mx (dB) 46,7 / 74,8
Rudo interno 80/120 km/h (dB) 66,8 / 70,5
Velocidade real a 100 km/h (km/h) 94,8
Ficha tcnica
Motor/posio dianteiro / longitudinal
Construo/cilindrada (cm3) 4 cilindros em linha / 2799
Dimetro/curso (mm) 93 / 103
Taxa de compresso 17,8:1
Potncia (cv a rpm) 140 a 3500
Torque (mkgf a rpm) 34,7 a 1800
Cmbio (tipo/marchas/trao) manual / 5 / 4x2; 4x4
Direo (tipo/n voltas) hidrulica / 3 voltas
Suspenso dianteira independente com braos articulados
Suspenso traseira independente tipo McPherson
Freios (tipo/dianteiro/traseiro) hidrulico / disco / tambor
Pneus 235/70 R16
Dimenses
Comprimento/entreeixos (cm) 526 / 312
Altura/largura (cm) 173 / 204
Peso (kg) 1815
Peso do veculo testado (kg) 1860
Peso/potncia (kg/cv) 13,3
Peso/torque (kg/mkgf) 53,6
Dimetro de giro (m) 12,9
condies do teste
Temperatura: 21C
Presso atmosfrica: 755 mmHg
Altitude: 660 m
Umidade relativa: 38,5%
Notas finais
Suspenso Razovel
Ao volante Bom
Carroceria Bom
Powertrain Bom
Mercado Bom

TOTAL Bom
veredicto
A nova S10 chegou cinco meses depois de Ford Ranger e Toyota Hilux. E com menos novidades do que as rivais, principalmente no quesito visual. Para quem esperava uma renovada S10, a entrada de ar sobre o cap, a nova grade e os pra-choques redesenhados foram pouco. A opo por um motor mais fraco - apoiada no argumento de menor consumo de combustvel - aceitvel. Mas o desempenho da S10 inferior aos da Ranger e da Hilux, que tm 23 cavalos a mais.
Os rivais
Toyota Hilux Com projeto mais novo, dificilmente ser batida por suas pares

Nissan Frontier Assim como a S10, estria o motor eletrnico da MWM. E chega este ms s concessionrias

Mitsubishi L200 J est equipada com motor eletrnico - sem common-rail - que atende ao Euro III





» FOTOS


Publicidade