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Carros | testes
Hyundai Tucson GLS 2.7
Dezembro 2005

Hyundai Tucson GLS 2.7

Ameaa coreana: as qualidades do utilitrio esportivo que artilheiro no campo do adversrio

Por Paulo Campo Grande / fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Enquanto as marcas americanas vem sua participao encolher em seu prprio mercado, as asiticas comemoram sucessivos gols no campo do adversrio. Depois das japonesas, so as coreanas que mais incomodam. Um dos modelos que vm agradando a torcida nos Estados Unidos o Hyundai Tucson. Ironicamente, trata-se de um utilitrio esportivo, uma inveno americana. O xito do Tucson se deve em grande parte ao preo atraente. L, ele custa entre 18000 e 23000 dlares, enquanto um concorrente como o Ford Escape vai de 19000 a 29000 dlares. Lanado no Salo de Chicago de 2004, o Tucson chegou ao Brasil em 2005. Aqui ele oferecido em duas verses, 2.0 Diesel manual ou automtica e 2.7 V6 GLS automtica (com dois pacotes de equipamentos), e seu preo varia de 79500 reais a 128000 reais. Considerando-se que uma Blazer Executive 2.8 4x4 diesel, bsica, custa 122639 reais, ele tem uma tima relao custo-benefcio.

Silncio a bordo
No s no preo que o Tucson uma opo de compra interessante. Ele tem vrias qualidades para agradar o consumidor. A verso mostrada aqui a top de linha 2.7 V6, que vem completa. Seu acabamento superior ao de muitos utilitrios esportivos de luxo, como o Grand Cherokee, por exemplo. O painel de material flexvel, imitando couro, o console central de alumnio e os bancos de couro sinttico. Os mais exigentes podero dizer que faltam ao Tucson sensores de estacionamento e de chuva. Mas, com exceo desses itens e de outros ainda muito caros, como cruise-control ativo ou suspenso inteligente, ele conta com recursos nem sempre reunidos em modelos de seu segmento. Ele traz como itens de srie desde airbags frontais e laterais at freios ABS, com EBD e controle de trao. O ar-condicionado digital e o cmbio automtico tem a opo das trocas manuais. A trao 4x4 permanente tem bloqueio eletrnico da caixa de transferncia.

Outra indicao de que o Tucson tem sofisticao acima da mdia o nvel de silncio a bordo. A 80 km/h medimos 58,4 decibis na cabine (dBA), ao passo que um modelo de luxo como o recm-lanado Vectra 2.0 automtico, testado por ns na edio de novembro, registrou 60,4 dBA. Mas o mais curioso observar o funcionamento de alguns dispositivos cujo rudo no medido em nosso teste. Com exceo do limpador do pra-brisa, que barulhento como o de um carro popular, todos os demais sistemas so discretos como em um sed de luxo, da categoria de um Mercedes ou BMW.

A abertura e o fechamento das portas via controle remoto quase inaudvel. Os vidros eltricos sobem com o mnimo rudo e at a gravao das memrias de estaes de rdio discreta. O ar-condicionado, se a ventilao estiver em velocidades mais altas, incomoda. Mas para isso os coreanos tm a desculpa de atender ao consumidor americano, o qual, se no ouvir o ventilador, pensa que o sistema no est funcionando (quem me disse isso no foi ningum da Hyundai tentando me convencer das virtudes do carro, mas um tcnico de outra fbrica especializado no assunto).

Sem fazer alarde, o motor 2.7 V6 do Tucson mostra boas credenciais. Tem bloco de alumnio, cabeotes multivlvulas e comandos de vlvulas e coletores de admisso variveis. Ele gera 175 cavalos de potncia e 24,6 mkgf de torque. Como o Tucson pesa 1690 quilos, tem trao 4x4 permanente e cmbio automtico, suas reaes ficam prejudicadas no trnsito, o que tambm se verificou na pista de testes. Nas provas de acelerao, ele fez o tempo de 12,6 segundos. Esse desempenho comparvel ao de um Toyota Corolla 1.8 Xei, que, em nossa edio de novembro, acelerou em 12,7 segundos.

O comportamento dinmico, avaliado no trnsito, na pista de teste e em estrada de terra, agradou. A direo precisa e a suspenso atua com suavidade. Nas curvas a carroceria inclina, como todo utilitrio esportivo. A rigidez da carroceria parece adequada. No uso dirio a estrutura se mantm firme, sem fazer aqueles estalos tpicos de toro ao encontrar algum desnvel.

No foi apenas por seus lindos faris de policarbonato que o Tucson conquistou o maior e mais exigente mercado do mundo. No Tucson, a Hyundai ampliou as qualidades que os consumidores haviam aprovado no Santa Fe, outro utilitrio, maior que o Tucson, que teve um sucesso surpreendente quando desembarcou nos Estados Unidos em 2001. As marcas americanas que se cuidem, porque a segunda gerao do Santa Fe est quase pronta. A estria est prevista para o segundo semestre de 2006, j como linha 2007

Completo
R$ 128000
Com preo de carro nacional e equipamentos de importado, o Tucson tem garantia de quatro anos - a maior do mercado.
vale mais
Nos Estados Unidos os descontos fazem parte da poltica das fbricas. Uma boa medida de aceitao dos carros o valor desse incentivo. Segundo o jornal especializado Automotive News, em novembro, modelos como Jeep Grand Cherokee e Chevrolet Trail Blazer estavam com bnus de at 4500 dlares, enquanto o Hyundai Tucson no tinha mais que 1000 dlares de "choro" nas verses 2005.

Ficha tcnica

Bolso
Segundo o Grupo CAOA, que representante da Hyundai no Brasil, at meados de 2006, a rede de concessionrias vai chegar a 80 pontos em todo o Brasil

Preo do carro bsico R$ 128.000
Garantia 4 anos sem limite de km
Nmero de concessionrias 41
Consumo cidade/estrada (km/l) 6,9 / 10,1
Tanque de combustvel/autonomia (l)/(volts) 58 / 585
Conforto
O banco do motorista tem ajuste lombar e de altura (com controle da inclinao do assento) e ainda descansa-brao que tambm regulvel em altura

Ar-condicionado/direo hidrulica s / s
Rodas de liga leve/pintura metlica s / s
CD player/brake-light s / s
Vidros / travas eltricas s / s
Espelhos/teto solar eltrico s / s
Aeroflio/spoiler/saias laterais
- / - / -
Pra-choques/retrovisores da cor do veculo - / -
Parktronic/piloto automtico - / s
Limpador/lavador/desembaador traseiro s / s / s
Direo regulvel (altura/profundidade) s / -
Segurana
ABS/BAS/EBD s / - / s
Controle de trao/estabilidade s / -
Airbags (frontais/laterais/cabea) s / s / s
Alarme/imobilizador/controle de abertura - / s / s
Desempenho
O Tucson parou com equilbrio e suavidade. Sua desacelerao foi progressiva e os espaos de frenagem, curtos

0-100 km/h (s) 12,6
0-1000m (s) 34,2
3a 40 a 80 km/h (s) 5,5
4a 60 a 100 km/h (s) 7,3
5a 80 a 120 km/h (s) 9,5
Velocidade mxima (km/h) 180
Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m) 65,6 / 28,1 / 15,9
Rudo interno PM/RPM mx (dB) 39,8 / 61,8
Rudo interno 80/120 km/h (dB) 58,4 / 64,5
Velocidade real a 100 km/h (km/h) 96,0
Ficha tcnica
Motor/posio dianteiro / transversal
Construo/cilindrada (cm3) V6 / 2968
Dimetro/curso (mm) 86,7 / 75
Taxa de compresso 10:1
Potncia (cv a rpm) 175 a 6000
Torque (mkgf a rpm) 24,1 a 4000
Cmbio (tipo/marchas/trao) automtico / 4 / 4x4
Direo (tipo/n voltas) hidrulica progressiva / 3 voltas
Suspenso dianteira independente tipo MacPherson
Suspenso traseira independente tipo dual-link
Freios (tipo/dianteiro/traseiro) hidrulico / disco ventilado / disco
Pneus 235/60 R16
Dimenses
Comprimento/entreeixos (cm) 432 / 263
Altura/largura (cm) 173 / 183
Porta-malas (litros) 644
Peso (kg) 1690
Peso/potncia total (kg/cv) 9,6
Peso/torque total (kg/mkgf) 70,1
Dimetro de giro (m) 10,8
condies do teste
TTemperatura: 28,5 C
Presso atmosfrica: 756 mmHg
Altitude: 660 m
Umidade relativa: 48%
Notas finais
Suspenso bom
Ao volante muito bom
Carroceria muito bom
Powertrain muito bom
Mercado muito bom

TOTAL muito bom
veredicto
O Tucson surpreende positivamente pelo nvel de acabamento e de equipamentos. Seu preo o torna competitivo mesmo diante de modelos nacionais, e a garantia de quatro anos a mais longa do mercado. No que diz respeito ao desempenho, seu motor desenvolve melhor na estrada, depois que o carro embala. No trnsito, ele tem desempenho mediano.
Os rivais

Kia Sportage 2.7 4x4 Entre os importados, o concorrente mais direto o Sportage, que produzido pela Kia, marca do grupo da Hyundai. No por acaso, os dois so muito semelhantes. O Sportage bsico chega ao Brasil por 124990 reais.

Chevrolet Blazer Executive Dos SUV nacionais, a Blazer a que mais se aproxima do Tucson no que diz respeito ao preo. Custa 122639 reais. Mas h tambm os Toyota Hilux SW e Nissan Xterra, que disputam o mesmo consumidor.





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