Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Sandero
  • Vezel
  • Novo Fox
  • Duster
  • HB 20
  • Golf
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Saveiro cab dupla
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | testes
VW SpaceFox: a cauda da raposa
Maro 2006

VW SpaceFox: a cauda da raposa

A perua chega com munio para ocupar o tradicional espao das peruas compactas VW

Por Paulo Campo Grande / fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

A tradio da Volkswagen no segmento de peruas antiga. Os mais "experientes" devem se lembrar da Variant, de forte presena nas garagens das boas famlias nos anos 70. Na dcada seguinte foi a vez de a Parati se tornar carro oficial de jovens e casais, com ou sem filhos. Aos 24 anos, ela continua na ativa, com a excelente marca de 677000 unidades comercializadas desde o lanamento no fim de 1982 at dezembro de 2005. Mas j no tem o vio dos primeiros anos e h muito deixou de ser to interessante e cobiada.

A SpaceFox, que chega este ms s concessionrias, tem a responsabilidade de recuperar o prestgio da Volkswagen no segmento. Com design atualizado e projeto que mistura caractersticas de automvel e de minivan, ela tem tudo para se sair bem, como indica este teste de estria. O que poderia arrefecer o entusiasmo dos pretendentes o preo. Mas, se ficar em torno dos 45000 reais, como afirmam fontes da fbrica, isso no dever ocorrer.

A principal novidade da perua Fox est na traseira espichada. Quem previa apenas o prolongamento do teto do Fox e a adio de mais uma coluna lateral vai se admirar com o trabalho da fbrica. Assim como o Fox, a SpaceFox foi toda desenvolvida por brasileiros, embora v ser fabricada na unidade da VW em Pacheco, na Argentina.

Design inovador A primeira surpresa visual. Sendo o Fox um monovolume, era de se esperar que a SpaceFox sasse com o perfil de uma minivan como a Meriva, por exemplo. Mas ela tem as propores de uma legtima perua. O departamento de design - sob a batuta de Luiz Veiga, que hoje trabalha para a VW na Alemanha - resolveu com brilho a cada do teto e a extenso das laterais. A tampa traseira tem desenho envolvente, com linhas curvas que se estendem at as laterais da carroceria, dando a impresso de que a traseira menor. Do ponto de vista lateral, o caimento do teto vem acompanhado de um vinco na linha das maanetas, que comea discreto a partir da metade da porta traseira e se impe at o encontro da lanterna. Assim, ele divide a lateral e faz com que o carro parea mais baixo do que . Lembra a propaganda? "Fox. Voc nunca viu um compacto com o teto to alto assim."

Mas as novidades no se restringem traseira. A SpaceFox chega com a frente igual do Fox Exportao, com a grade em V, que a VW passou a adotar em toda a sua linha a partir da quinta gerao do Golf, lanada em 2003. Breve, essa frente estar tambm no carro vendido aqui. Pode no parecer, mas ele j tem dois anos e meio de mercado e est prestes a receber um face-lift. No se espante se essa novidade for apresentada no Salo do Automvel de So Paulo, em outubro deste ano.

Duas verses Internamente, a SpaceFox herda tambm o painel do Fox Exportao, com porta-luvas e acabamento em dois tons de cinza. A melhor notcia, no entanto, a troca do material de revestimento das portas. As placas continuam sendo de plstico, mas ganharam nova textura e so mais bonitas e agradveis ao toque. A maaneta que imita titnio d um ar de sofisticao, ainda que seja s uma imitao. A SpaceFox chega em duas verses de acabamento, Plus e Comfortline. A mostrada aqui a Comfortline equipada, que certamente vai custar bem mais que os 45000 reais previstos para a verso bsica. Ela traz rodas de liga, ar-condicionado e trio eltrico de srie, alm de freios ABS, duplo airbag e CD player com MP3, como opcionais. A verso mais simples e barata ser a Plus, em que todos esses itens so opcionais. Bancos de couro, ainda que sinttico, por 45000 reais? S se voc acredita em duende...

O espao interno o mesmo que o do Fox. Ou seja, quatro adultos viajam com conforto. O ganho foi no porta-malas, cuja capacidade aumentou de 260 para 430 litros com o banco traseiro na posio normal, chega a 527 litros com o banco avanado e acomoda 951 litros se o assento estiver rebatido. A SpaceFox traz os mesmos porta-trecos espalhados pela cabine do Fox, com porta-copos nas laterais das portas e gaveta sob o banco do motorista e duas tomadas 12V, uma na frente e outra no porta-malas. A posio de dirigir idntica, assim como o painel de instrumentos. O console foi redesenhado, com a chegada do porta-luvas, mas a diferena sutil. Saiu o porta-CDs da parte inferior e entrou um friso prateado na superior. Os botes do ar-condicionado no acompanharam a linha de exportao, que tem comandos independentes para temperatura, ventilao e sadas de ar. Em nosso Fox, as duas primeiras funes so ativadas por botes sobrepostos, de operao mais complicada. E o seletor de sada de ar tem o grafismo confuso.

Olha o nvel

Outro detalhe do Fox que se repete na Space a localizao da alavanca de ajuste de altura do assento do motorista, de srie nas duas verses. Como fica instalada do lado esquerdo do banco e em posio elevada, quase sempre o motorista esbarra a perna na alavanca, tirando o assento do nvel ajustado anteriormente, ao entrar e sair do carro. Isso no impede que a posio de dirigir seja encontrada com facilidade. Os principais instrumentos esto mo e a visibilidade boa. A verso avaliada trazia o volante revestido de couro legtimo, mas o peso e o giro de trs voltas entre batentes no mudaram. O cmbio tambm apresenta os mesmos bons engates encontrados no Fox.

Segundo a VW, a ateno dispensada ao visual da SpaceFox est no fato de o design ser a principal razo de compra entre os donos de peruas, de acordo com pesquisas de mercado. Mas no a nica. Conforto, desempenho, status, reconhecimento da marca e dirigibilidade vm a seguir, nessa ordem.

Por conta do crescimento da carroceria e do aumento do peso na traseira (60 quilos a mais), a engenharia tambm teve que arregaar as mangas e promover alteraes importantes no projeto original. A primeira providncia foi redimensionar a suspenso traseira. A SpaceFox recebeu o eixo traseiro do CrossFox, que tem capacidade de toro 30% maior que o do Fox, de acordo com a fbrica. "A necessidade de um eixo traseiro mais resistente para evitar que veculos mais pesados inclinem excessivamente nas curvas", afirma o gerente de engenharia Jos Loureiro. Ao reforar a suspenso traseira, porm, os engenheiros precisaram contrabalanar a dianteira, que recebeu novas cargas nas molas e nos amortecedores. A SpaceFox usa eixo de toro com braos longitudinais, na traseira, e sistema McPherson, na dianteira, que proporcionam um rodar firme, quase duro em alguns momentos. timo para a dirigibilidade, nem tanto para o conforto. Em outras palavras, a SpaceFox tem mais chance de agradar o jovem, que gosta de dirigir esportivamente, que o pai de famlia, que deseja uma perua com rodar macio para a turma relaxar em longas viagens. Os pneus 195/55 R15, de srie, tambm ajudam a assentar a SpaceFox. No Fox eles so 175/65 R14.

Fio de cabelo O motor o EA 111 1.6 Total Flex, o mesmo do Fox. E, pelo menos por enquanto, a nica opo disponvel. Com 103 cavalos de potncia e 14,5 mkgf de torque, com lcool, ele parece dar conta do recado. Na pista de testes, a SpaceFox acelerou de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e chegou mxima de 174 km/h, nmeros satisfatrios para um veculo de sua categoria. Se alinhasse com um Fox, o motorista da SpaceFox precisaria da sorte do Schumacher ou ento contar que o rival tivesse o azar de Barrichello. Isso porque o Fox se saiu ligeiramente melhor quando testado por ns. Ele fez 11,9 segundos na acelerao de 0 a 100 km/h e 174,2 km/h na velocidade mxima (um fio de cabelo frente, mas suficiente para receber a bandeirada). Nas medies de consumo, item importante para qualquer perfil de consumidor, outra vez a SpaceFox no fez feio. Enquanto o compacto Fox fez as mdias de 9,1 km/l, na cidade, e 14,3 km/l, na estrada, com gasolina, a SpaceFox conseguiu, respectivamente, 9,0 km/l e 12,3 km/l.

Na hora de frear, a SpaceFox se saiu melhor. Vindo a 80 km/h, ela precisou de 27,6 metros para parar, enquanto o Fox gastou 28,7 metros. Para um piloto, essa vantagem poderia fazer a diferena, permitindo freadas mais dentro das curvas do circuito. Mas para um motorista comum o benefcio muito mais importante. Afinal, frear em um espao que 1,1 metro menor pode evitar um acidente de graves conseqencias.

Maratona A fbrica percorreu uma maratona de testes rodando 600000 quilmetros em estradas de asfalto boas e ruins, passando por caminhos de terra e no trnsito urbano de diferentes cidades brasileiras e argentinas, nas mais variadas condies climticas, para desenvolver a SpaceFox. Foram cinco meses de ensaios para que a perua recebesse aprovao, segundo a engenharia.
A VW estima que 60% da produo da SpaceFox seja vendida no Brasil. O restante fica com a Argentina e o Mxico. Mas a SpaceFox poderia chegar Europa, onde j existe o Fox. Segundo a fbrica, no existe nenhum entendimento nesse sentido. Mas tudo uma questo de se avaliar o mercado. O Fox foi substituir o Lupo e a menor perua disponvel na linha VW alem atual a perua Golf, bem maior que a SpaceFox, o que a torna uma opo para os segmentos inferiores.

Por aqui, a famlia no deve ficar s nisso. A dvida da fbrica para com o mercado daqui para a frente no segmento de picapes. Oficialmente, a VW diz que o projeto de uma picape derivada do Fox foi arquivado. Mas como, se a Saveiro j est pedindo aposentadoria?

Tamanho documento
Perua ou minivan? Como a SpaceFox se prope a oferecer o melhor dos mundos, misturando caractersticas de automvel e de minivan, reunimos as medidas internas das opes do mercado para voc comparar. Os nmeros foram fornecidos pelos fabricantes e os destaques de cada item aparecem em negrito.

medidas internas* SpaceFox Palio
weekend
Idea Meriva Fit
Dist. pernas dianteira (A) 102 106 100 102 106
Dist. pernas traseira (B) 96 83 95 99 86
Dist. lateral dianteira (C) 134 134 140 138 134
Dist. lateral traseira (D) 133 131 136 137 128
Dist. entre bancos (E) 79 70 72 84 93
Altura dianteira (F) 99 98 101 102 100
Altura traseira (G) 97 96 99 99 96

porta malas**
Volume
(mn./mx.altura vidro) (H)
430/951 460/890 380/890 390/890 353/1321
Carga (I) 485 500 400 475 385
* centmetros ** litros/quilos

Palavra de especialista

Depois de analisar as fotos da SpaceFox, o designer Robert Cumberford, editor de design da revista americana Automobile, achou-a bem resolvida. Segundo ele, o projeto no chega a ser empolgante, mas tem elementos que revelam cuidado do design no que diz respeito s linhas e aos volumes.

Pontos positivos
:
1.O prolongamento do V da grade, que percorre o cap, passa pela coluna A e segue pelo teto, sugere que o carro mais longo do que de fato .

2. Na traseira, o aeroflio projetado para fora da rea envidraada tem bom efeito visual e faz sombra no compartimento da bagagem.

3. A forma das lanternas mais interessante que a da Passat Variant, sua fonte de inspirao.

Pontos negativos:
4. As rodas, mesmo sendo aro 15, ficaram muito pequenas no conjunto da carroceria.

5. O prolongamento dos vidros laterais dianteiros, onde esto fixados os retrovisores, forma pontos cegos muito grandes.

6. O espao para a placa dianteira briga com o V da grade.





» FOTOS


Publicidade