Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Sandero
  • Vezel
  • Novo Fox
  • Duster
  • HB 20
  • Golf
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Saveiro cab dupla
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | testes
Brilliance FRV Cross
Fevereiro 2011

Brilliance FRV Cross

Marca estreia por aqui numa praia bem brasileira: a dos utilitrios leves

Por Gustavo Henrique Ruffo | Fotos: Christian Castanho
Lista de matrias por data:

TAMANHO DA LETRA  

A Brilliance ficou conhecida por ter sido a primeira marca chinesa a vender seus carros na Europa, o que no pouca coisa. Por aqui, tentar se firmar pela boa aparncia de seus produtos e pelo nvel generoso de equipamentos. Trazidos pela CN Auto, os primeiros Brilliance a chegar sero o hatch FRV, os seds FSV e Splendor e a verso aventureira FRV Cross. Com 52 mm a mais de vo livre do que o FRV, o Cross deve comear a ser vendido no final de abril por um preo estimado em 48 000 reais. Pouco mais barato do que a maior parte de seus concorrentes, todos nacionais. Talvez pouco demais.

A questo simples aritmtica. O FRV Cross bonito e bem equipado, mas pouco menos de 3 000 reais mais barato que o Renault Sandero Stepway mais completo. Com descontos de mercado, o Stepway custaria a mesma coisa que o Brilliance, um importado de uma marca ainda desconhecida por aqui. O histrico mostra que o brasileiro pode cultuar a imagem de aventureiro, mas no gosta de aventuras em se tratando de negcio. Sem apelos muito fortes de preo, marcas novas no mercado demoraram anos para se estabelecer. o tempo que um produto leva para provar (ou no) se tem boa qualidade.

O carto de visita do FRV Cross seu estilo, criado pelo italiano Giorgetto Giugiaro, pai do primeiro Fiat Uno, do VW Passat de 1974, do Lamborghini Gallardo e do BMW M1. O bero garante um estilo agradvel aos olhos, quase esportivo, criando uma expectativa a que o motor no atende. Com 1 495 cm, 102 cv e 13,8 mkgf, ele seria mais que suficiente em um veculo pequeno e leve, abaixo de 1 000 kg, mas o Cross pesa 1 210 kg. Tudo isso associado ao cmbio manual de cinco marchas longas rende um 0 a 100 km/h de 19,2 segundos. um tempo pior que o de todos os 1.0 que avaliamos recentemente. O Renault Logan 1.0 16V, por exemplo, leva 17,9 segundos. Curiosamente, o modelo automtico do FRV Cross tem motor tambm 1.5, porm mais forte. A origem dos motores diferente: enquanto o do automtico tem DNA da Mitsubishi, o do manual teria sido desenvolvido pela prpria Brilliance, segundo a CN Auto.

Assim o Brilliance manual sofre para encarar subidas ngremes (exigindo primeira marcha em muitas delas), para ultrapassar e retomar velocidade. J que usamos o sed da Renault como referncia, podemos dizer que o FRV Cross foi pior que o Logan 1.0 em duas das trs retomadas. Como o carro ainda no est venda, esperamos que a CN Auto importe um modelo com motor mais forte ou com cmbio de marchas mais curtas. De preferncia com as duas solues.

Por fora, alm das molduras de plstico nos paralamas, das rodas de liga (inclusive estepe) e da pintura "saia e blusa" (preta em cima, chumbo embaixo), o que chama a ateno so os discos de freio nas quatro rodas, que passam a sensao de que o carro freia melhor do que seus rivais com tambores na traseira. No o caso. O FRV fica na mdia dos aventureiros, muitos dos quais utilizam pneus de uso misto, com aderncia pior no asfalto que pneus comuns. Em situaes cotidianas, o Brilliance parece demorar a frear, sensao causada pelo curso longo do pedal. Porm os nmeros de teste no corroboram essa impresso.

Ao ganhar velocidade, ele enfrenta as curvas com firmeza, s que a suspenso sofre com piso ruim. Pode at ser caracterstica de projeto, mas as pancadas secas que ele transmite em buracos so muito fortes, como se os amortecedores estivessem sem ao. No esto, como comprova o comportamento em curvas, mas podem ficar, se as pancadas continuarem fortes.

Por dentro, alguns detalhes devem ser relevados, pois o carro avaliado de homologao. A CN Auto promete vender um FRV mais bem feito, sem as rebarbas nas junes de peas plsticas das portas, as falhas de costura nos bancos ou os plsticos sensveis a riscos vistos no veculo testado. Descontados esses pecados, o carro parece bem construdo. O interior preto e cinza de bom gosto e o plstico que imita madeira no unanimidade, mas tem boa aparncia. O painel, de iluminao laranja, amigo do motorista, em especial noite. S fazem falta o volante com regulagem de distncia (e maior amplitude de regulagem de altura) e computador de bordo. O som, com tela sensvel ao toque, trazia um navegador (chins, mas que poderia ser adaptado ao Brasil) e cmera de r. Este item ser opcional, assim como bancos de couro. O banco do motorista, alis, tem duas regulagens de altura: uma para as coxas e outra para o quadril. Atrs, quem viajar com um motorista alto ter conforto suficiente para no reclamar de joelho espremido.

Como se v, a Brilliance chega querendo contrariar a fama de problemas de qualidade que muitos produtos chineses enfrentam. Se conseguir, s restar marca manter outra fama chinesa, a de preos baixos. So nesses os pontos que ela deve se apoiar para ser uma competidora de peso no Brasil.



DIREO, FREIO E SUSPENSO
Com discos nas quatro rodas, o Brilliance demora a frear. Culpa do peso. A suspenso, ainda que firme, bate muito no piso brasileiro.
★★★

MOTOR E CMBIO
O motor 1.5 de comando varivel de vlvulas bom, mas sofre com um carro de 1210 kg. Para complicar, as marchas so longas demais.
★★★

CARROCERIA
Desenhada por Giorgetto Giugiaro, ela bem resolvida, sem excessos ou linhas fora do lugar.
★★★

VIDA A BORDO
Sobra espao dentro do FRV Cross, tanto na frente quanto atrs. O porta-malas, de 314 litros, est na mdia do segmento, mas poderia ser maior. Acabamento precisa melhorar.
★★★

SEGURANA
Este Brilliance vem com ABS, airbags e discos nas quatro rodas.
★★★★

SEU BOLSO
Completo, mas desconhecido do pblico, o FRV Cross poderia custar menos para atrair mais interessados.
★★★



OS RIVAIS

Renault Sandero Stepway


Tambm espaoso, ele custa 50 790 reais em sua verso mais completa, mas pode ser comprado com desconto.

Volkswagen CrossFox


Menor que os concorrentes, o "utilitrio leve" da marca alem tambm o mais caro: completo, custa 56 765 reais.



VEREDICTO

A Brilliance oferece no FRV Cross espao interno e uma lista de equipamentos generosa. S que o carro precisar melhorar desempenho e preo (ainda estimado) para se tornar opo concorrncia j estabelecida.





» FOTOS


Publicidade