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Carros | testes
BMW X1 xDrive 28i
Abril 2010

BMW X1 xDrive 28i

O X1 demonstra na pista que possvel um SUV ser muito mais esportivo que utilitrio

Por Paulo Campo Grande | Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Pisa tudo, pisa tudo! No fosse a adrenalina, pediria para algum me beliscar para ter certeza de que no estava sonhando. Por meio de um rdio de comunicao, deixado no console do carro, um tcnico da BMW me instigava a acelerar o novo X1, em plena pista de Interlagos, uma atitude inesperada para um representante de qualquer marca com algum juzo, numa situao semelhante. Reforando o entusiasmo de meu instrutor e contrariando o costume das fbricas nessas ocasies, a pista estava limpa, sem chicanes ou outros artifcios para promover a reduo da velocidade. Pode provocar [a sada de traseira], dizia o funcionrio, quando eu saa do Mergulho e me aproximava da Juno.

O test-drive durou pouco (dei quatro voltas), mas foi divertido e esclarecedor o que era o objetivo da fbrica. Ao incentivar os jornalistas a acelerar, a BMW queria mostrar os recursos do X1. Na reta principal, o primeiro a aparecer foi o motor 3.0 de seis cilindros em linha e 258 cv, que depois, na pista de testes, fez o X1 acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. No fim da reta do autdromo, o X1 atingia 190 km/h, e isso dava a oportunidade de avaliar a eficincia dos freios que, em Limeira, pararam o carro de 80 km/h a 0 em 24,3 metros, uma marca digna de esportivo. O S do Senna, a seguir, serviu para ver como o carro obedece aos comandos da direo e tambm o trabalho da suspenso. O X1 tem estruturas com mltiplos braos na dianteira e duplo A na traseira. Para o equilbrio tambm contriburam a elevada rigidez torcional da carroceria e a diviso de peso na razo de 50% para cada eixo.

Nintendo Wii
O mesmo tcnico que mandava pisar fundo queria agora que eu observasse como o X1 faz curvas em alta velocidade sob controle. O local, no caso, era a curva do Sol, que vem depois do S. Esse ponto do autdromo eu aprendi a contornar deixando o carro escapar levemente de frente, de modo que ao fim da manobra ele j estivesse posicionado para acelerar na reta oposta. Mas, ao volante do X1, surpreendi-me ao notar que o carro seguia a trajetria definida pelo volante como se estivesse em um trilho.

A sensao a de pilotar o Nintendo Wii da minha filha, quando piso at o fim do curso do acelerador e cuido apenas do volante. Segundo a BMW, isso ocorre graas ao sistema de trao integral xDrive, que distribui eletronicamente o torque entre os eixos. Nas curvas, o xDrive manda maior volume de torque para o eixo traseiro para conseguir mais agilidade e evitar as sadas de frente. Depois, quando sai da curva, o sistema retorna imediatamente ao modo standard, em que a fora distribuda na proporo de 40% para a frente e 60% para trs. O xDrive se orienta pelos sensores do controle de estabilidade DSC (Dynamic Stability Control) para monitorar a aderncia e evitar que as rodas apresentem a menor tendncia a girar em falso, segundo a fbrica. E, se as rodas no giram em falso, no h escorregamento por isso o X1 no escapava na curva do Sol.

Mas a razo de existir do DSC, como seu nome diz, no apenas monitorar o comportamento do carro. Dependendo da situao, ele entra em cena para frear o carro (atuando diretamente nas rodas) ou reduzir o torque (por meio da central do motor) como ficou claro no miolo do autdromo, onde as curvas so mais fechadas e eu pude provocar o X1 a sair de traseira. Perceber o carro freando uma das rodas ou cortando o motor por iniciativa prpria no uma sensao agradvel. Mas, pelo menos, significava a garantia de que eu conseguiria cumprir a trajetria.

Antes de entrar no miolo, percorri a reta oposta, quando, devidamente orientado, conferi o funcionamento do cmbio automtico de seis marchas, que capaz de reduzir mais de uma marcha de uma s vez, de quarta para segunda, por exemplo, dependendo da forma como o motorista pisa no pedal do acelerador. De volta pista de testes, esse recurso foi til na medio das retomadas de velocidade. De 60 a 100 km/h, por exemplo, o X1 gastou meros 4,5 segundos.

Pena que no dia a dia o proprietrio do X1 no poder experiment-lo como em um circuito seletivo como o do autdromo de Interlagos. Mas bom saber que todos os recursos divertidos na pista se traduzem em segurana nas ruas.

Co rosnando
Com a ateno concentrada no comportamento do carro, mal pude reparar em outros aspectos, o que fiz depois, a caminho da pista de testes. primeira vista, o BMW X1 um carro difcil de enquadrar em uma das categorias conhecidas. Por fora, ele parece uma perua. Por dentro, um sed. A fbrica o classifica como SAV, Sport Activity Vehicle, o que seria diferente de SUV, Sport Utility Vehicle, embora ele seja irmo caula dos utilitrios esportivos X5 e X3. Seu design estranho, rene contornos suaves, como o das lanternas traseiras, e elementos agressivos, como a dianteira, com a dupla grade maior que a aplicada aos seds e na posio vertical que minha filha definiu como a expresso de um co rosnando, assim que viu o X1 na garagem.

Melhor que tentar definir o X1, porm, desfrutar o conforto interno, o acabamento e os equipamentos. A cabine oferece espao de sed mdio. O motorista o centro das atenes do projeto ergonmico, mas os passageiros no podem reclamar de falta de conforto. Os bancos dianteiros so eltricos e o encosto traseiro repartido em trs sees, na proporo de 40/20/40, que podem ser reclinadas de acordo com o gosto das pessoas e com a necessidade de espao no porta-malas, cuja capacidade comea em 420 litros e pode chegar a 1350 litros. Entre os equipamentos a bordo, arcondicionado digital automtico, computador de bordo, teto solar panormico, piloto automtico e sistema auxiliar de estacionamento com cmera traseira. O acabamento no painel de madeira legtima, mas o couro dos bancos sinttico.

A verso xDrive 28i mostrada aqui a topo de linha. Ela equipada com motor 3.0 de 258 cv e chega agora ao preo de 174 900 reais. Mas haver uma opo mais simples, a 18i, com motor 1.8 de 150 cv, que estreia em junho e custar 119 000 reais. Ser menos sofisticada e equipada. E provocar menos adrenalina que a 28i ao volante.



DIREO, FREIO E SUSPENSO
A direo segura, os freios so eficientes (mas barulhentos, quando o ABS entra) e a suspenso garante equilbrio.
★★★★

MOTOR E CMBIO
O motor entrega bom desempenho com baixo consumo. E o cmbio bem esperto.
★★★★★

CARROCERIA
O estilo no chega a ser hipntico, mas de perto mais bonito que nas fotos.
★★★★

VIDA A BORDO
Espao, porta-trecos, bancos reclinveis e mimos como teto solar fazem a vida a bordo mais bela.
★★★★★

SEGURANA
As leis da fsica no foram revogadas, mas o X1 ampliou os limites da segurana a bordo.
★★★★★

SEU BOLSO
Mais caro que o Volvo XC 60 e mais barato que o Audi Q5, ele ter uma verso de entrada ainda mais acessvel.
★★★★



OS RIVAIS



Audi Q5 2.0T FSI
Custa 205 000 reais. Equipado com motor 2.0 T, de 214 cv, mais sofisticado no acabamento e nos equipamentos.



Volvo XC60 Top
Maior que o X1, tem motor 3.0 V6 de 285 cv. Levou 5 estrelas quando foi avaliado por ns.



VEREDICTO

Seu visual no arrebatador, mas o X1 prdigo em virtudes, da versatilidade (por ser um utilitrio compacto) at o desempenho superior, passando pelo conforto e pela segurana. Seu preo competitivo.





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