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Carros | testes
BMW 535i GT
Novembro 2010

BMW 535i GT

Grande como perua, mas igual a um hatchback: que a BMW no para de inventar moda

Por Gustavo Henrique Ruffo | Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Se voc tem 305.400 reais sobrando na conta e est entediado com o que se v por a em termos de carro, o personagem desta matria pode ser o remdio certo. Um carro de estilo esportivo, mas espaoso. Luxuoso, mas nada conservador. Tem um porta-malas grande, mas guarda distncia de seds ou peruas um hatch mesmo. Ainda no d para saber se a frmula encontrar os anseios e a carteira de grande nmero de consumidores, mas o caso que existe um carro que atende a requisitos pouco ortodoxos: o BMW 535i GT.

Visto de frente, ele no nega a famlia, a da Srie 5 que inclui seds, como o 550i e peruas, as Touring, ainda no oferecidas no Brasil , mas bastante diferenciado dos demais. A grade dianteira maior que a do sed, assim como os faris, mas de lado e de traseira que ele mostra melhor seu lado iconoclasta.

As portas no tm as colunas dos vidros e a traseira lembra a de um hatch, mais pela parte de trs truncada, com balano traseiro curto, que pela queda de teto acentuada aps a coluna B, mais de acordo com os cups. A tampa do porta-malas tambm contribui para seu jeito diferente do GT: ela se abre parcialmente (s sua metade inferior), para objetos pequenos e compras, ou por completo, para malas. E cabe mala nele: so 590 litros de capacidade, mais do que em muitas peruas. Por dentro, a rebeldia se faz presente no banco traseiro, que pode ser tripartido. Em vez da tradicional proporo 40/60, o GT tem bancos com a diviso 40/20/40, pois o miolo do encosto pode ser abaixado de maneira independente.

O problema do pioneirismo do GT que muitas de suas solues no so necessariamente as melhores. As portas sem coluna, ainda que belas, so difceis de fechar, exigindo mais fora (mesmo com os vidros abaixando levemente, para diminuir a presso). As largas colunas da tampa do porta-malas, que tem abertura eltrica, tornam a vigia traseira pequena demais, o que prejudica a visibilidade, pecado que neutralizado pela presena de cmera na traseira o que explica a boa nota da avaliao Cesvi de visibilidade na nossa ficha de teste. A culpa, nesse caso, no s das colunas, mas tambm do teto moda cup. O banco traseiro tripartido, por sua vez, torna o assento destinado ao terceiro ocupante pouco convidativo. Quem se arrisca a ocupar o lugar sofre com falta de espao e algum desconforto, uma vez que a parte central do assento mais dura e nada anatmica.

Com entre-eixos de 3,07 metros, maior que o do sed em 10 cm, o que no falta ao BMW GT espao interno. Os passageiros que usam os espaos corretos do banco traseiro (as extremidades) podem esticar as pernas mesmo com algum de mais de 1,80 metro ao volante, como se estivessem pisando fundo nos freios. Especialmente se o motorista estiver exagerando no acelerador, o que, no Srie 5 GT, fcil de acontecer.

Apesar de grandalho (5 metros de comprimento e 1,56 de altura) e pesado (1 940 kg), o GT tem nmeros de acelerao de carros pequenos e leves. Vai de 0 a 100 km/h, segundo nosso teste, em 6,8 segundos. 1,1 segundo mais rpido que o Honda Civic Si, sed de 4,49 metros e 1 322 kg. Um dos segredos para a faanha o motor N55, de seis cilindros em linha e 3 litros, configurao tradicional na BMW, mas com um ingrediente novo: turbo de dupla entrada, chamado de Twin Scroll, mais simples e confivel que os dois turbos pequenos que o seis-cilindros anterior, o N54, usava. E o N54 foi eleito o melhor motor de 2,5 a 3 litros do mundo em 2010. Em 2011, o ttulo deve ser do N55. Com a ajuda do turbo, o motor gera 306 cv e um torque de V8, com 40,8 mkgf. Isso era o que o BMW 540i, com um V8 4.4, conseguia em 1998.

O outro segredo do carro o cmbio, da ZF. automtico, o que deixar muitos apreciadores de conduo esportiva de nariz torcido at eles saberem que ela tem oito marchas e uma suavidade de trocas que lembra um CVT (transmisso continuamente varivel), que no d trancos porque no tem marchas para trocar. Talvez eles continuem de nariz torcido, mas s por hbito. O cmbio deste BMW no deixa nada a desejar para nenhum pblico.

Ainda que tenha nmeros expressivos de desempenho, o GT tem um rodar mais voltado para conforto, mesmo quando o Dynamic Drive ajustado no modo Sport. Nessa configurao, o carro tem trocas de marcha mais geis e suspenso mais dura, mas nada apaga a sensao de que o carro grande demais para andar forte. Mesmo com motor, cmbio e suspenso suficientes para isso. Considerando a proposta, o estilo e quanto custa, a ideia realmente no essa. Basta que ele parea esportivo. E que tenha o mesmo espao e luxo que a BMW normalmente oferece, ainda que num pacote para l de diferente.



BMW 550i

Quem tem um perfil mais conservador optar pelo Srie 5 sed. A escolha pode sair mais barata (288000 reais pelo 535i) ou cara (395000 reais pelo 550i), que ns tambm testamos. Em sua sexta gerao (F10), o sed conta com um V8 de 407 cv a 6 400 rpm e torque de 61,2 mkgf. A curva de torque no merece o nome que tem: ela reta, e mxima, de 1 750 rpm at 4 500 rpm. Isso at poderia explicar os 107 000 reais de diferena entre o 550i e o 535i e os 89 400 reais do 550i para o 535i GT, mesmo com menos espao interno e porta-malas (520 litros). Mas no consegue. Primeiro, porque a diferena de desempenho s seria expressiva em corridas. Em nosso teste, o 550i levou 5,2 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Segundo, porque, com a diferena de preo entre um 550i e um 535i sed, d para comprar um BMW 118i de reserva, a 99 500 reais, e guardar 7 500 reais no bolso.



DIREO, FREIO E SUSPENSO
Sistema Dynamic Drive, que compensa a inclinao da carroceria em curvas, ajuda a manter o carro no rumo, mas o GT puxa mais para o conforto que para a esportividade.
★★★★

MOTOR E CMBIO
A transmisso automtica de oito velocidades e o motor de seis cilindros com turbo de dupla entrada do BMW so para qualquer carro morrer de inveja.
★★★★★

CARROCERIA
Grande, mas parecido com um hatchback, o Srie 5 GT vai precisar se provar como tendncia.
★★★

VIDA A BORDO
Se fosse voltado a quatro pessoas, o 535i GT ficaria perto da perfeio. Pena ele maltratar o quinto passageiro com um banco desconfortvel.
★★★★

SEGURANA
O preo salgado traz compensaes: oito airbags, ABS, controle de trao, de estabilidade, de direo e de frenagens em curva. Fora o nvel de solidez e tranquilidade que o carro transmite a motorista e passageiros.
★★★★★

SEU BOLSO
A 305 400 reais, o Srie 5 GT custa 17 400 a mais que o 535i sed. Compensa para quem quer espao e diferenciao, mas o sed melhor para dirigir.
★★



VEREDICTO

Como a BMW est acostumada a misturar estilos com sucesso, no seria supresa se o 535i GT emplacasse por aqui. Mesmo assim um carro para poucos, indicado para quem busca mais exclusividade que desempenho ou conforto, que podem ser encontrados no sed 550i.





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