Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Corolla
  • Up
  • Logan
  • HB 20
  • Prisma
  • Novo Ka
  • Golf VII
  • Focus
  • Tracker
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Lançamentos
Toyota RAV4
Janeiro 2011

Toyota RAV4

SUV ganha 4x2 para ficar barato e decolar nas vendas

Por Fabricio Migues | Fotos: Marco de Bari
Lista de matérias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

A rivalidade de mercado entre Honda e Toyota é histórica. Um lança seus produtos de olho no outro. E o que vale para os sedãs Civic e Corolla também se aplica a seus utilitários esportivos. Isso ajuda a explicar a estreia da versão 4x2 do Toyota RAV4 2011. Vendido aqui desde 2006, sempre teve tração 4x4. Já a Honda ofereceu em abril de 2008 um CR-V em versão 4x2 – e mais barato. Decisão acertadíssima. De janeiro a abril de 2008, 787 carros foram vendidos. No mesmo pe ríodo de 2009, o número saltou para 4 648. Enquanto isso, o SUV da Toyota variou só de 436 para 513 unidades.

A pura verdade é que esse público não usa a tração integral, que se torna mais irrelevante quanto maior for a diferença de preço. No caso do RAV4, é bem grande. O 4x4 sai 106 800 reais, ante 92 500 do 4x2. Será que vale pagar quase 15 000 reais por um sistema pouquíssimo usado? É bom dizer que o valor ainda inclui airbags laterais e de cortina, bancos de couro, teto solar e regulagem elétrica do banco do motorista.

Ao volante, o RAV4 não lembra um fora de estrada. Rodamos pouco mais de 200 km entre estrada e áreas urbanas, com alguns trechos de terra. A direção eletroassistida dá extrema leveza e precisão nas manobras, ainda mais em ruas apertadas. Dá até para esquecer que se está na direção de um SUV. Na estrada, a 120 km/h, o giro do motor 2.4 16V de 170 cv não passava de 3 000 rpm e o ruído para os ocupantes de trás era quase imperceptível. As mudanças automáticas entre as quatro marchas também são discretas – mas não custava ter a opção de troca manual.

A suspensão é outro ponto forte. Com seu porte, é de imaginar que o RAV4 balance bastante, em especial nas curvas. Que nada. Ele é tão firme e na mão quanto um hatch normal. Só não abuse de curvas em alta velocidade.

E quanto ao 4x4? No trecho de terra, daqueles que se pega para ir a uma praia deserta, ele não fez falta. O RAV4 passou como sobriedade por pedregulhos e lama, sem reclamar. E tudo com conforto de sedã.

 



VEREDICTO

O RAV4 4x2 tem tudo o que você precisa para encarar o desafio do trânsito, com conforto e bom desempenho. Então para que pagar 15 000 reais mais?

 





» FOTOS


Publicidade