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Carros | Lançamentos
Honda Civic
Fevereiro 2011

Honda Civic

Mudanças visuais e novas versões colocam o sedã de volta à briga pelo topo

Por Vitor Matsubara | Fotos: divulgação
Lista de matérias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Era difícil imaginar que a Honda pudesse fazer um Civic mais futurista depois do lançamento da oitava geração, em 2007. Deve ser por isso que os engenheiros japoneses decidiram não arriscar no novo Civic, que é praticamente uma evolução de seu antecessor.

O design parece uma atualização da antiga geração, o que está longe de ser uma crítica. Na parte da frente, o para-choque ganhou contornos mais musculosos com a adição de um vinco logo abaixo dos faróis espichados. A grade frontal também foi modificada, embora pareça muito com a peça antiga.

As mudanças mais expressivas foram realizadas na traseira. As antigas lanternas que invadiam a tampa do porta-malas saíram de cena, dando espaço para outras de contornos mais esportivos.

O interior também não teve alterações impactantes. Algumas soluções bastante elogiadas na geração anterior, como o painel de dois andares (um para o velocímetro digital e outro para o conta-giros e as demais funções) e o console central com desenho voltado para o motorista, permaneceram no novo Civic.

A nona geração conta com as carrocerias sedã e cupê, sendo vendida nas versões HF (voltada para economia de combustível), Hybrid (que, como o próprio nome diz, tem propulsão híbrida) e GX (movida a gás natural). Quanto às motorizações, as versões sedã, cupê, HF e GX usam o motor 1.8 i-VTEC, que entrega 142 cv. A transmissão é automática de cinco velocidades e os modelos “ecológicos” são equipados com a tecnologia ECO Assist, que orienta o condutor a dirigir de forma mais econômica. Na versão Hybrid, a propulsão é feita por um 1.5 i-VTEC (111 cv) e baterias de íon-lítio. O modelo pode ser identificado por algumas diferenças estéticas, principalmente na parte dianteira.

Já o esportivo Si – disponível nas carrocerias cupê e sedã – deixa um pouco a preocupação com a natureza de lado e se concentra em satisfazer quem gosta de emoções. O motor 2.4 i-VTEC de quatro cilindros despeja 203 cv no asfalto e a transmissão manual de seis velocidades garante trocas de marcha com precisão.

O novo Civic deve ser fabricado na planta brasileira de Sumaré, localizada no interior de São Paulo. No entanto, ainda não há previsão de quando a novidade desembarca por aqui. Vale ressaltar que o modelo verde e amarelo deve ter diferenças de estilo em relação ao carro apresentado nos EUA.






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