Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Sandero
  • Vezel
  • Novo Fox
  • Duster
  • HB 20
  • Golf
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Saveiro cab dupla
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Lançamentos
VW Polo Sedan 1.6 Confortline
Maio 2008

VW Polo Sedan 1.6 Confortline

A vinda do Gol NF obriga o Polo a ganhar luxo. Isso lhe cai muito bem

Por Marcelo Moura | Fotos: Marco de Bari
Lista de matérias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Se tal carro estiver numa festa, com quem ele conversa? O que ele bebe? O que falam dele quando for embora? Clínicas de produto recorrem a essa técnica de entrevista. Numa festa da Volkswagen, o Polo Sedan fala com Jetta e Polo Hatch. Bebe qualquer coisa, seu porta-copos no painel tem ajuste milimétrico. Quando vai embora, Gol e Parati falam mal dele. Chamam de esnobe.

Desde que chegou, em 2003, o Polo acha que o jogam de lá para cá por causa dos outros. O hatch ganhou versão 1.0 16V, quando não havia Fox e a idéia era limitar o Gol a versões de entrada. Na morte do Santana, o Polo Sedan ganhou kit gás de fábrica. Agora o Gol NF vai ocupar espaço do Fox, e o Fox está avançando na faixa do Polo. Lá vem mudança...

Mas o Polo agora sente-se bem. Está mudando para cima, com novas rodas e faróis escuros. No painel, ganhou uma tela onde avisa quanto falta para a revisão. Se houver navegador de bordo, a telinha repete as orientações. Celular Bluetooth? Recebe de braços abertos, empresta até os alto-falantes. O Polo 2009 combina tarefas, como fechar ou não as janelas ao comando da chave, avisar ou não se o pára-choque traseiro está chegando perto do poste. "Ajudar quem não pediu pode ser indelicado", diz. Prefere apontar o retrovisor para a calçada ao engatarmos a ré, um gesto discreto. Fala francês, espanhol, inglês, português ou alemão. Diz que o slogan "o mundo inteiro dirige o mesmo carro" não foi idéia da agência de publicidade, foi ironia dele. O Golf cortou relações, mas no fim reconheceu que a piada era boa.

Em paz consigo, o Polo 1.6 se lembra do começo difícil no país, quando o público para o qual tinha se preparado para agradar empobreceu. Até em quinta marcha, rodava de giro alto. Alongaram-lhe o diferencial em 2004, mas continuava tenso. Agora ganhou torque, e pôde alongar ainda mais. Trocou bielas, coletor de ar e comando de válvulas. O coletor de escape passa a trazer catalisador mais próximo. Assim, prepara-se para normas de emissão mais rigorosas que entram em vigor em 2009. "Regras mais parecidas com as européias", diz sorrindo.





» FOTOS


Publicidade