Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Sandero
  • Vezel
  • Novo Fox
  • Duster
  • HB 20
  • Golf
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Saveiro cab dupla
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Lançamentos
Citroën C3 1.6 16V Exclusive Automático
Outubro 2008

Citroën C3 1.6 16V Exclusive Automático

O hatch francês ganha câmbio automático para encarar os rivais Fit e Meriva

Por Péricles Malheiros | Fotos: Marco de Bari
Lista de matérias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Em agosto, a Citroën lançou a linha 2009, com alguns retoques na dianteira e na suspensão. Agora, soma-se ao novo visual a chegada da opção de câmbio automático. Infelizmente, disponível só nas versões GLX 1.6 e Exclusive 1.6 – a XTR e as 1.4 vão ficar de fora. A nova transmissão fazia falta, afinal já faz tempo que os concorrentes Fit e Meriva embarcaram nessa, com o CVT e Easytronic, respectivamente. Também não dá para esquecer o 207, cujos motor e câmbio são os mesmos deste C3, porém com mapas de injeção bem distintos.

Poucos dias antes de conhecer o C3, rodei com um 207 automático. Na ocasião, senti certa “agressividade esportiva” nas trocas de marchas. Estava preparado para o mesmo comportamento no C3, mas que nada: as passagens ocorriam de maneira bem mais suave. “A calibragem de motor e suspensão dos carros da marca é mais ‘soft’ e seguimos o mesmo estilo na fase de acerto da central eletrônica do câmbio. Caso contrário, nosso cliente não identificaria no C3 automático um produto Citroën de verdade”, diz Eduardo Grassiotto, gerente de pós-venda.

Tivemos também alguns contratempos durante a avaliação na rua. Me aproximo da esquina, paro, depois acelero e nada. O carro continua parado. Aumento a pressão no acelerador, sem sucesso. De repente, a primeira entra, o giro sobe e o C3 dispara. A situação se repete outras duas vezes nos dias seguintes. A Citroën diz que o modelo cedido para teste é um pré-série e oferece uma voltinha rápida com outra unidade. Dessa vez, o problema não se repetiu.

O C3 automático custa a partir de 47 490 reais, preço do GLX, que traz ar-condicionado manual, direção elétrica, trio elétrico e ABS. Mas vale investir mais para levar a topo-de-linha Exclusive. Por 2 500 reais extras, leva-se ar-condicionado digital, faróis de neblina, airbag duplo, faróis e limpadores de pára-brisa com acionamento automático e bancos de veludo, além de itens de aparência como maçanetas prateadas e retrovisores com detalhes da cor da carroceria.


VEREDICTO


Se você ainda balança entre o confortável C3 e o esportivo 207, melhor esperar o novo Honda Fit, que chega em outubro.





» FOTOS


Publicidade